Please disable Ad Blocker before you can visit the website !!!

Dicas de Declaração de Imposto de Renda para proprietários e inquilinos de imóveis alugados

by Lello Imóveis   ·  5 meses ago  
thumbnail

Como já divulgado pela imprensa, a Receita Federal prorrogou a entrega da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, para o dia 30 de junho.

Todo ano, quando chega a hora de preparar a Declaração, mesmo estando com todos os comprovantes em mãos, sempre surgem dúvidas quanto ao preenchimento correto.

Por isso, preparamos a seguir algumas dicas e informações que vão ajudar no preenchimento da Declaração, para você que é proprietário ou inquilino de imóvel.

 

Declaração de recebimentos de Aluguel, para proprietários:

Dica 1 Se você, ou algum dependente seu recebeu aluguel de Pessoa Jurídica, você deve utilizar o campo “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica” e destacar nesse campo todas as retenções de Imposto de Renda.

Dica 2 Se você recebeu aluguel de Pessoa Física, o campo correto a ser utilizado é o de “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física”. Nesse você deve fazer os lançamentos mês a mês e colocar o DARF do Carne Leão, se for o caso de ter ocorrido recolhimento mensal.

Dica 3 Em ambos os casos, informe o valor do aluguel já diminuído o valor da taxa de administração, paga a imobiliária.

Dica 4 –  O valor pago para a administradora do imóvel deve ser informado na ficha “Pagamentos e Doações” com código 71 – Administrador de imóveis. O proprietário nunca deve declarar a imobiliária como a fonte pagadora dos aluguéis.

 

 

Declaração de pagamentos de Aluguel, para inquilinos:

Dica 1 Se você é inquilino e pagou aluguel em 2019, você deve informar na sua Declaração de Imposto de Renda, apenas os valores dos aluguéis pagos. As despesas com o pagamento do IPTU – Imposto Territorial e Predial Urbano, seguro incêndio e taxas de condomínio, mesmo que  estejam incluídas no seu contrato de locação, não devem ser informadas na declaração.

Dica 2 – Para declarar o total dos seus aluguéis pagos, utilize o a ficha de “Pagamentos Efetuados”,  com o código:
70 – Aluguéis de Imóveis.

Dica 3 – Nesse mesmo campo, você deve informar apenas o seu nome e o CPF ou CNPJ do seu locador. Mesmo que você tenha um contrato de aluguel através de uma imobiliária, não inclua nesse campo os dados da imobiliária.

Dica 4 – Se você divide o aluguel com mais algum inquilino, os pagamentos devem ser declarados apenas por aqueles inquilinos que constam no Contrato de Locação do imóvel.

 

 

Se você é proprietário da Lello Imóveis, você já deve ter recebido o seu “Informe Anual de Rendimentos”, mas caso não o localize, você pode retirar uma nova via acessando a sua “Área do Cliente”, no nosso site www.lelloimoveis.com.br

E por último, se você ainda não preparou a sua Declaração de Imposto de Renda 2020, comece agora mesmo e não deixe para última hora!