Please disable Ad Blocker before you can visit the website !!!

Financiamento de imóvel usado, veja como funciona

by Lello Imóveis   ·  5 anos ago  
thumbnail

Para a maioria das pessoas, a única forma de realizar o sonho do imóvel próprio é através de financiamento bancário. Nesse momento surgem muitas dúvidas, sobre as regras para obter um financiamento: questões burocráticas, papeladas e documentações…

Lello sabe disso e pensando em facilitar sua vida, elaboramos um material que vai contar pra você as regras básicas para um financiamento imobiliário.

Com essas dicas já dá para ir pensando em dar os primeiros passos para sua conquista.

Restrições cadastrais

Assim como em qualquer outro tipo de financiamento, você deve estar em dia com todas as suas obrigações financeiras, ou seja, seu nome não pode constar no banco de dados de órgãos de proteção ao crédito.

Apenas como observação, essa é uma condição tanto para o comprador, como para o vendedor do imóvel.

Uso do FGTS

Para utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) na compra de imóvel, conheça algumas regras específicas a que ele está condicionado:

  • A localização: o imóvel que será financiado precisa estar, obrigatoriamente, na mesma cidade (ou região metropolitana) onde o comprador reside ou onde exerce sua ocupação laboral principal;
  • O tempo de trabalho: é preciso ter no mínimo 3 anos sobre o regime do FGTS, na mesma ou em empresas diferentes;
  • O comprador não pode ter nenhum financiamento ativo no SFH (Sistema de Financiamento Habitacional), em nenhum lugar do país;
  • O Comprador não pode ter nenhum imóvel registrado em seu nome, que se localize no município de sua atual residência ou onde exerce a sua ocupação laboral principal, inclusive nos municípios limítrofes e integrantes da mesma região metropolitana;
  • Caso recursos de FGTS já tenham sido utilizados no imóvel que se pretende adquirir em uma outra transação imobiliária, é preciso aguardar a carência de 3 anos, para poder usá-lo novamente.
  • O valor do FGTS só é liberado após a entrega da matrícula do imóvel com o registro da Escritura em nome do comprador.
  • Caso o comprador tenha utilizado o FGTS anteriormente, deverá observar os itens acima e esperar o período de 2 (dois) anos para utilizar novamente.

A utilização de Renda Familiar

Como em toda operação de crédito, é necessário que haja a comprovação de renda mínima para a obtenção do financiamento. A boa notícia é que a depender do banco escolhido é possível agregar a renda de até 03 (três) pessoas para compor o valor necessário.

Cada banco analisa a composição dos clientes, conforme seus próprios critérios, verificando o estado civil e o parentesco.

Comprometimento máximo de Renda

A liberação do crédito pelas instituições financeiras é concedida apenas quando os valores das prestações não excedem a 30% do valor da renda bruta mensal, seja familiar ou individual, do comprador.

Prestações

Antes de escolher o seu imóvel, faça uma simulação e analise o valor que você pode financiar, assim como os valores das prestações que terá que pagar e se estão dentro das suas condições financeiras. Dessa forma, ficará mais fácil saber o imóvel que você pode comprar e facilitará sua busca.

Para que você se sinta mais seguro, na hora de comprar um imóvel com financiamento, busque a assessoria de uma imobiliária que você confie, pois ela vai te ajudar a realizar o seu sonho e indicar os melhores caminhos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o financiamento imobiliário, que tal dar mais um passo para a sua conquista?

Somos a Lello Imóveis e estamos preparados para te ajudar desde a busca ao encontro do imóvel ideal.
Visite nosso site e agende uma visita aos imóveis que mais interessarem. O processo é rápido e prático. Porém, se quiser um auxílio, entre em contato e ajudaremos no que for preciso. Estamos sempre aqui para você! :)