Engana-se quem imagina ser uma missão impossível decorar salas pequenas. O problema é grande, mas com planejamento tudo fica mais fácil.
VEJA TAMBÉM: Estilos de decoração para você se inspirar e mobiliar sua nova casa
VEJA TAMBÉM: 5 dicas para vender imóvel rápido sem baixar demais o preço
Retirar da decoração o que estiver grande demais ou em mal estado de conservação também é uma escolha acertada. A mesa de centro, por exemplo, pode ser substituída por uma banqueta – que além de servir de apoio, funciona como assento.É importante tirar as medidas do ambiente e definir a melhor posição dos móveis da sala de estar. Outra regra é não atulhar o local com um número exagerado de peças. O indicado é apostar em itens práticos, com diversas utilidades, como pufes, mesas retráteis e bancadas.
A estante é outro móvel que ocupa muito espaço e fica melhor em salas integradas. Uma alternativa para substituí-la é embutir nichos na parede ou instalar prateleiras pelo ambiente.
O ganho de amplitude em salas pequenas pode ser conseguido ainda por meio do uso de móveis baixos, de pouco volume (estruturas metálicas funcionam bem neste caso) e formato correto. Saiba que mesas retangulares e redondas são as mais indicadas, pois deixam um espaço de circulação maior.
A busca por amplitude permite também repensar a presença de móveis como o rack. A peça ocupa espaço e pode ser facilmente substituída por um painel na parede destinado à televisão e algumas prateleiras para os itens decorativos e demais aparelhos.
Outro item dispensável em lugares de tamanho reduzido é a mesa lateral. A dica é investir em esteiras de madeira com porta-copos e colocá-las no braço do sofá.
A sala de estar pequena também não deve ter um conjunto de sofá volumoso. “O melhor é apostar em uma única peça e completar o ambiente com pufes, cadeiras ou poltronas”, afirma Mariana Stella Von Kruger, designer de interiores. E cuide de garantir um bom lugar para o sofá. O recomendado é deixá-lo encostado na parede (mas não na da janela, pois bloqueia a entrada de luz) e evitar o desperdício de espaço.
Caso a sala seja integrada, use as costas do móvel para delimitar as diferentes áreas. A decoração fica mais bonita na presença de enfeites nas prateleiras e nichos. Evite somente os exageros, pois o excesso transmite a impressão de que o lugar é menor do que na realidade.
Existem alguns truques visuais que ajudam a ganhar amplitude. Ter espelhos nas paredes e no acabamento dos móveis é a alternativa que mais engana o cérebro. O cuidado é não mostrar no reflexo alguma parte indesejável da casa, como fiações aparentes.
Outro truque interessante é usar cortinas claras, de linho ou voil, para trazer a sensação de leveza e de um pé direito maior. Também é vantajoso instalar papéis de parede lisos, com desenhos pequenos e faixas na vertical – as listras aumentam o pé direito. E não se esqueça de retirar os rodatetos e rodapés da decoração. Tais recursos delimitam a parede e afetam o sentido de continuidade, diminuindo o tamanho da sala.
Estudar as cores da decoração da sala de estar pequena é mais um aspecto fundamental no projeto da reforma. O indicado é dar preferência aos tons claros e off-white (branco, bege e cinza) e ter cuidado com as tonalidades vibrantes (amarelo e vermelho, por exemplo).
Uma saída possível é deixar o colorido para alguns móveis ou objetos decorativos de destaque. “Uma mesa lateral vintage, um abajur em art nouveau ou uma cristaleira ficam lindos em ambientes neutros. Mas para conferir o ar jovial, nada melhor que apostar em cores vivas e deixar tudo menos obvio”, afirma Mariana.
A reforma na sala continua no projeto luminotécnico. Lembre-se de que deixar cantos escuros e espaços mal iluminados na casa significa perder espaço. Por isso, invista em luzes embutidas, quando o gesso for rebaixado, sancas, rasgos no teto, arandelas ou ainda em luminárias pendentes.
Caso queira algo uniforme, instale plafons e luzes difusas no teto. A decoração do lugar pode também receber iluminação direta. Abuse de luminárias de piso ou de trilhos para destacar itens como esculturas e obras de arte. E não deixe de aproveitar as entradas de luz natural e as claraboias presentes na hora de conseguir luminosidade.