Please disable Ad Blocker before you can visit the website !!!

Universitários: dicas para alugar imóvel perto da universidade

by Lello Imóveis   ·  4 meses ago  
thumbnail

Sair de casa para estudar é o objetivo de muitos jovens. Leia nosso post e confira algumas dicas para alugar imóvel perto da universidade!

Entrar na faculdade, sair da casa dos pais e encontrar um lugar novo e cheio de possibilidades para viver é o sonho de muitos jovens. Para fazer isso com segurança, há algumas dicas para alugar imóvel que podem ajudar.

Estima-se que 30% dos estudantes passam a viver sozinhos ou com amigos ao entrar na universidade. 

Por isso, a procura por imóveis que fiquem perto da instituição de ensino é sempre muito grande nos períodos de resultado dos vestibulares e início de ano letivo.

Sair de casa para estudar é certamente uma experiência enriquecedora para qualquer jovem, trazendo mais responsabilidade e autoconhecimento, mas também pode trazer desafios.

Para que você esteja o mais preparado possível para viver esse momento, preparamos esse post com dicas para alugar imóvel perto da universidade. Leia e confira!

4 dicas para alugar imóvel perto da universidade

Há mais de um motivo para se planejar com cuidado e entrar na procura por imóveis perto da universidade.

Viver nessas regiões traz vantagens ao estudante, como mais tempo para dedicar aos estudos e fácil acesso a recursos como a biblioteca ou eventos acadêmicos.

Mas para não ter que lidar com estresses desnecessários durante o semestre, alguns fatores devem ser levados em conta ao alugar um imóvel perto da universidade. Entre os principais estão:

Localização

Uma das mais importantes dicas para alugar imóvel é ficar atento à localização.

Nossa recomendação é que você descubra quais são os bairros mais próximos da universidade e pesquise sobre eles, bem como entenda como é a vida e o cotidiano nesses locais.

Verifique se o comércio atende suas necessidades, evitando ter que se locomover toda vez que precisar de algo do mercado ou da farmácia.

Além disso, em grandes cidades, é comum que mesmo os estudantes que vivem em imóveis próximos da universidade precisem utilizar o transporte público no dia a dia.

Por isso, pesquise a disponibilidade de linhas de ônibus e metrôs na região pela qual você se interessar, verificando quais delas podem transportar você até os pontos que deseja.

Para facilitar esse processo, a Lello disponibiliza uma ferramenta de busca que localiza imóveis próximos da linha de metrô selecionada por você.

Assim, ajudamos você a encontrar um imóvel em uma localização que se encaixe perfeitamente na sua rotina, levando você onde quiser chegar!

Locomoção

Saber se locomover com autonomia e segurança é essencial para tomar a decisão de viver em um imóvel em determinada região.

Afinal de contas, você terá que se deslocar até a universidade todos os dias, mas esse não será seu único destino.

Depois de conhecer as possibilidades de comércio e até mesmo lazer oferecidas pela região, verifique como é a locomoção entre esses pontos.

Pesquise as distâncias, verifique se é possível fazer o trajeto a pé ou se será necessário utilizar algum meio de transporte.

Não subestime o tempo utilizado na sua locomoção. Embora pareça pouco se comparado às 24 horas do seu dia, ele pode fazer a diferença em uma rotina de estudos.

Esse é um dos maiores motivos pelos quais viver perto da universidade pode ser um grande benefício.

Orçamento

Quando falamos em dicas para alugar imóvel, planejamento é uma palavra-chave e se aplica também ao seu orçamento.

Um planejamento financeiro cuidadoso é um grande aliado de todo jovem universitário.

Para isso, coloque no papel o valor mensal que você tem disponível e mantenha ele sempre em mente ao procurar imóveis.

Calcule bem seu gasto total antes de fechar uma proposta. Lembre-se que além do valor do aluguel do imóvel, você terá outras despesas mensais como IPTU e taxa de condomínio (para apartamentos), além de analisar quais despesas são incluídas na taxa de condomínio do imóvel.

Se, além de serviços como a manutenção do prédio e a portaria, estiverem cobertas despesas como água, internet e gás, isso justifica valores mais altos dessa taxa. 

Além disso, se o orçamento estiver apertado, considere morar com um amigo ou colega. Assim, é possível dividir suas principais despesas.

Para quem passou no vestibular recentemente, também há grupos de calouros em redes sociais que podem unir você a algum colega que também esteja em busca de um lugar para viver.

Imobiliária

Para passar por todo esse processo de forma tranquila e segura, uma boa imobiliária faz toda a diferença.

Além de auxiliar você na procura de um imóvel que se encaixe nas suas necessidades e demandas, a imobiliária é responsável por realizar o processo de locação, garantindo a sua segurança.

Para ter certeza que você está em boas mãos, prefira as empresas que se mostrem preocupadas com um atendimento humanizado, para quem você não será apenas mais um cliente e receberá toda a orientação que precisa.

A Lello Imóveis é especialista no assunto e está preparada para acompanhar você na realização dessa conquista!

Quais são as vantagens de morar perto da universidade?

Como mencionamos, há alguns motivos para preferir imóveis localizados perto da universidade em que você irá estudar.

Sair da casa dos pais, começar a vida universitária em uma cidade nova e lidar com as responsabilidades da jornada acadêmica são grandes desafios.

Por isso, algumas vantagens são bem-vindas para facilitar esse período de adaptação:

Mais tempo para os estudos

Ser um jovem universitário que mora sozinho pode consumir mais tempo do que você imagina.

Tarefas domésticas, como cuidar da limpeza e preparar refeições, podem precisar de um tempo precioso da sua rotina.

Por isso, viver perto da universidade é uma forma de otimizar seu tempo no dia a dia.

Dessa forma, o tempo de locomoção diário é reduzido, gerando mais disponibilidade para se dedicar aos estudos. 

Deslocamento mais fácil

É claro que algum tempo ainda será destinado a sua locomoção até a universidade, mas estar perto dela é um facilitador do percurso.

Estudantes que moram em regiões afastadas da sua instituição de ensino podem precisar pegar diversas linhas de ônibus para chegar até ela.

Quem está mais perto, por outro lado, não tem grandes preocupações com esse fator.

Para quem não se importa em caminhar, muitas vezes é possível fazer o trajeto a pé. Quem sabe uma oportunidade de cumprir a meta de ser mais saudável nesse próximo ano? :)

Mas mesmo dependendo de um meio de transporte, o percurso será mais curto e simples, facilitando a vida de quem é novo na cidade e ainda não conhece bem a região.

Com essas dicas para alugar imóvel, fica muito mais fácil tomar uma decisão sobre onde viver ao entrar na universidade.

A Lello Imóveis está aqui para ajudar você que é estudante universitário e procura praticidade na hora de alugar um imóvel!

Conheça o Aluguel Tranquillo! Com ele, é possível alugar um apartamento com tranquilidade, sem seguro fiança, caução ou qualquer outra preocupação,

Visite nosso site, conheça nossas opções de imóveis e agende uma visita aos locais que mais gostar. 

O agendamento é online e muito prático, mas em caso de dúvidas, é só entrar em contato! Estamos prontos para ajudar no que for preciso para que você alcance essa conquista.