Home » Financiamento de imóvel usado: saiba como funciona

Financiamento de imóvel usado: saiba como funciona

por Lello Imóveis

O financiamento bancário é uma das formas mais procuradas para realizar o sonho do imóvel próprio. E existem muitas dúvidas sobre as regras para obter um financiamento, principalmente, de imóvel usado, como as questões burocráticas, as papeladas e as documentações.

Conheça as principais regras para realizar um financiamento de imóvel usado. A fim de dar os primeiros passos para a sua conquista. Confira a seguir!

Restrições cadastrais

Esteja em dia com todas as suas obrigações financeiras, assim como em qualquer outro tipo de financiamento. Ou seja, seu nome não pode constar no banco de dados de órgãos de proteção ao crédito. É importante que nem o comprador e nem o vendedor do imóvel estejam.

Uso do FGTS

A utilização do FGTS na compra de um imóvel deve respeitar algumas regras específicas:

  • O imóvel financiado precisa estar na mesma cidade (ou região metropolitana) que o comprador reside e/ou trabalha;
  • É preciso ter, pelo menos, três anos de FGTS;
  • O comprador não pode ter nenhum financiamento ativo no SFH (Sistema de Financiamento Habitacional), assim sendo, em nenhum lugar do país;
  • O comprador não pode ter nenhum imóvel registrado em seu nome, que se localize no município de sua atual residência ou trabalho, ainda que nos municípios vizinhos e integrantes da mesma região metropolitana;
  • Caso os recursos de FGTS já tenham sido utilizados no imóvel que se pretende comprar, você deve aguardar a carência de três anos para poder usá-lo.
  • O valor do FGTS só é liberado após a entrega da matrícula do imóvel com o registro da escritura em nome do comprador;
  • Caso o comprador tenha utilizado o FGTS anteriormente, observar os itens acima e esperar o período de dois anos para utilizá-lo.

Renda familiar para o financiamento de imóvel usado

A validação do financiamento só acontece com a comprovação de renda mínima, como em outras operações de crédito. A boa notícia é que, dependendo do banco escolhido, é possível juntar a renda de até três pessoas para chegar no valor .

Cada banco analisa a composição dos clientes conforme seus próprios critérios, verificando o estado civil e o parentesco.

Comprometimento máximo de renda

A liberação do crédito do comprador é concedida apenas quando os valores das prestações não excedam a 30% do valor da renda bruta mensal, seja familiar ou individual.

Prestações do financiamento de imóvel usado

Antes de escolher o seu imóvel, faça uma simulação e analise o valor que você pode financiar. Dessa forma, verifique os valores das prestações que terá que pagar e se estão dentro das suas condições financeiras. Assim, ficará mais fácil saber o imóvel que você pode comprar.

Na hora de comprar um imóvel por financiamento, busque a assessoria de uma imobiliária que você confie para que você se sinta mais seguro. Desta forma, ela é capaz de te ajudar a realizar o seu sonho e indicar os melhores caminhos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o financiamento imobiliário, que tal dar mais um passo para a sua conquista? Estamos preparados para te ajudar desde a busca ao encontro do imóvel ideal.

Visite o nosso site e agende uma visita aos imóveis que mais interessarem. O processo é rápido e prático. Porém, se quiser auxílio, entre em contato e ajudaremos no que for preciso. Estamos sempre aqui para você!

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: