Home » IPTU: o que é, motivos para pagar e mais!

IPTU: o que é, motivos para pagar e mais!

por Lello Imóveis

Os impostos fazem parte do nosso dia a dia, mas, nem sempre sabemos informações importantes sobre eles. Ao adquirir mais conhecimento sobre esses assuntos, como o IPTU, você evita atrasos no pagamento do tributo, conhece os seus direitos e deveres e fica por dentro de todas as possibilidades sobre pontos importantes, como a isenção.

No entanto, se você não sabe sobre essas questões, não se preocupe! Ajudaremos você a entender mais sobre o que é IPTU, para que serve, como se aplica a isenção, segunda via e muito mais. Confira!

O que é IPTU e como ele funciona? 

O IPTU é uma sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano. Como o próprio nome já explica, ele é um tributo cobrado dos proprietários de qualquer tipo de imóvel urbano ou propriedade urbanizada, seja ela casa, apartamento ou prédios comerciais e industriais.

Por meio dele, a cobrança é feita pelos municípios com o intuito de fortalecer o orçamento municipal. Com isso, o valor arrecadado pode ser utilizado em obras, melhorias e uso em outras necessidades da cidade.

Como o IPTU é calculado?

Conforme o Art. 33 do Código Tributário Nacional, calcula-se o valor do IPTU com base no valor venal das propriedades, sendo que a responsável por esse cálculo é a prefeitura de cada município. Então, não existe um valor único para todo o país.

Algumas prefeituras disponibilizam diversos detalhamentos para facilitar o entendimento dos munícipes diante do IPTU. A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, disponibiliza um link de acesso ao conteúdo sobre como entender cada campo da cartela do IPTU.

O que é valor venal?

O valor venal é uma estimativa de preço de propriedades, determinada pelo poder público para calcular o IPTU de um imóvel. Essa suposição não é baseada no valor real de mercado do imóvel, mas sim uma ideia para se ter o valor-base do imposto.

Para o cálculo do valor venal, o poder público considera alguns fatores, como: 

  • tamanho do terreno;
  • localização;
  • área construída;
  • tipo de acabamento da construção.

O valor final do imposto ainda conta com algumas variações de prefeitura para prefeitura, como a aplicação de alíquotas, descontos e outros.

Quem tem que pagar IPTU?

Todos os donos de imóveis, seja pessoa física ou jurídica, devem pagar o IPTU. Lembrando que os proprietários que tiverem várias propriedades pagam um valor individual referente a cada imóvel.

Pagamento à vista ou parcelado

Existe a possibilidade de pagar o IPTU à vista ou parcelado. O ideal é o responsável pelo pagamento avaliar qual alternativa é a mais vantajosa. Sendo que o valor à vista tem a vantagem do desconto, podendo variar de cidade para cidade.

Em 2023, na cidade de São Paulo, por exemplo, o desconto para o pagamento à vista é de 3% até a data do vencimento.

Quem é isento de pagar IPTU?

Para saber ao certo quem é isento de pagar IPTU, é aconselhável entrar em contato com a prefeitura da sua cidade, pois ele é um tributo municipal, então, a isenção muda de município para município.

Em São Paulo, estes são alguns casos que têm direito à isenção:

  • aposentados e pensionistas;
  • agremiações desportivas;
  • sociedades amigos de bairros;
  • templos de qualquer culto;
  • entidades e espaços culturais, teatros e cinemas;
  • imóveis atingidos por enchentes ou alagamento e outros.

Como consultar débitos do IPTU?

As consultas do IPTU podem ser realizadas diretamente no site da prefeitura ou da Secretaria da Fazenda do município. Todo o procedimento é rápido e fácil. Em geral, as informações para a consulta de débitos aparecem na primeira página dos sites.

Lembrando que, ao efetuar a consulta, você deve se certificar de que está acessando o site oficial do município ou da Secretaria da Fazenda, pois somente assim você fará uma busca segura e livre de risco de golpes.

Para realizar a consulta de débitos referentes à Prefeitura de São Paulo, clique aqui.

Meu IPTU venceu e agora?

Se você não pagou o IPTU no prazo, pode fazer a emissão da segunda via do boleto. Após o vencimento do IPTU, todos os boletos estão sujeitos a uma multa moratória de 0,33% ao dia, até atingir o limite de 20%.

Além das multas, o não pagamento do IPTU pode trazer consequências graves para o proprietário, sendo a maior delas, a perda do imóvel. 

Como tirar a segunda via do IPTU?

Existem algumas alternativas para você tirar a segunda via do IPTU para pagamento. Veja!

  • Acesse o site oficial da prefeitura da sua cidade para fazer a emissão da segunda via do boleto;
  • Vá até a Subprefeitura ou Descomplica mais próxima, lembrando de verificar a necessidade de agendamento prévio;
  • Faça o pagamento nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking da rede bancária conveniada.

Lembrando que não é possível realizar o pagamento do IPTU com o boleto vencido. Como você pode ver, o IPTU é um dos tributos mais importantes de cobrança anual, variando seu valor conforme o município que a propriedade está localizada. Para saber mais assuntos relacionados a imóveis, continue navegando no nosso blog e confira outros conteúdos interessantes.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: