Home » Como calcular o reajuste do aluguel? Entenda o cálculo

Como calcular o reajuste do aluguel? Entenda o cálculo

por Lello Imóveis

Uma vez por ano, quando o morador completa mais uma temporada na casa ou apartamento alugado, ele recebe o reajuste do aluguel. Para não ter surpresas com esse valor que passa por uma alteração, o ideal é entender como funcionam as regras para a mudança de preço. 

Para quem mora de aluguel, entender sobre o índice de reajuste é importante, mas, para quem é proprietário e está com o imóvel alugado, é fundamental. Assim, é possível fazer a correção exata, sem sofrer prejuízos. 

Confira mais sobre esse assunto, bem como os valores a serem alterados, como realizar os cálculos e muito mais!

Quando ocorre o reajuste do aluguel?

O reajuste do aluguel é anual, ou seja, toda vez que completar um ano de contrato com o inquilino, deve haver mudança de valores. É importante que isso esteja acordado em contrato para que ninguém seja pego de surpresa. 

Essa é a forma mais comum de se aumentar o valor da locação, mas pode ser definido também em contrato a antecipação, como aumento em seis meses. Por isso, é preciso definir bem se a mudança será no tempo comum ou não. 

Qual o índice de reajuste desse valor? 

Existem dois tipos de índices principais para alterar o valor da locação: IGP-M e IPCA. Ambos são indicados para o cálculo do reajuste de aluguel. Para que você entenda mais sobre eles, trouxemos algumas diferenças entre os dois. 

Índice Geral de Preços do Mercado

Anteriormente à pandemia de COVID-19, o IGP-M era o índice mais usado para calcular aluguel. Ele é utilizado quando completa um ano do inquilino com o imóvel, utilizando o valor atual da locação e o percentual acumulado em 12 meses. 

Índice Geral de Preços ao Consumidor Amplo

Com a grande alta e instabilidade do IGP-M, o IPCA passou a ser mais utilizado para o reajuste do valor do aluguel. Para fazer o cálculo é preciso ter o valor da locação e o percentual acumulado em 12 meses do indicador. Assim, conseguirá o resultado de quanto o inquilino terá de pagar.

Como fazer o cálculo de reajuste de aluguel?

Para fazer o cálculo, é preciso escolher um dos dois índices (definidos em contrato) com base na Lei do Inquilinato e calcular conforme o valor atual do aluguel do imóvel. É preciso acompanhar as taxas acumuladas, pesquisar bem e realizar o novo valor fielmente. 

Qual o valor atual das taxas de reajuste?

Há uma variação constante das taxas, por isso, é importante o acompanhamento do mercado para realizar o cáculo corretamente.

O reajuste de aluguel é uma medida que precisa ser feita com base em um cálculo e deve ser acordada entre todas as partes, mediante a um contrato. Saiba todas as informações sobre valores de locação com a Lello Imóveis. 

Estamos aqui para tirar suas dúvidas e deixar tudo esclarecido. Confira nossos conteúdos e fique por dentro dos temas comuns em compra, venda e aluguel de imóveis em São Paulo! 

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: