Home » 5 vantagens de morar em casa

5 vantagens de morar em casa

por Lello Imóveis

Nos momentos de mudanças, quando surge alguma oportunidade na vida ou se deseja mudar de ares, vem a dúvida: devo morar em casa ou apartamento?

Antes de entrarmos no assunto, vale a pena se inteirar de alguns dados a respeito da população brasileira com relação ao seu lar.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as casas representavam em 2019 85,6% dos imóveis no país, perfazendo 62 milhões de moradias.

Além desse expressivo número, existiam também 10 milhões de apartamentos no Brasil no mesmo período, segundo a última pesquisa realizada pelo órgão.

Como curiosidade, a média de moradores por domicílio em todo território nacional era naquele ano de 2,9 pessoas.

No entanto, é bastante comum ouvir que as casas possibilitam mais liberdade a seus moradores, portanto, colaboram para uma melhor qualidade de vida.

A verdade é que não existe uma escolha certa ou errada quando o assunto é optar por casa ou apartamento.

Você precisa entender quais são as vantagens de viver em cada um deles, compará-las e ter em mente qual é a necessidade da sua família no momento.

Vamos ajudar com isso! Neste post, apresentaremos 5 vantagens de morar em casa, assunto que você precisa considerar se estiver prestes a decidir por um novo lar. 

Confira, depois da leitura, as vantagens de morar em apartamento e faça a sua escolha com mais segurança!

Como decidir entre morar em casa ou apartamento?

A decisão por morar em casa ou apartamento é muito pessoal e depende dos critérios considerados prioritários por cada pessoa ou família.

Muitos dos diferenciais apontados por aqueles que preferem apartamentos são facilmente adaptados às casas, em função do avanço tecnológico e da prestação de serviços disponíveis no mercado.

É o caso da segurança, por exemplo. A possibilidade de instalação de câmeras, alarmes e serviços de vigilância privada diminui substancialmente as ocorrências.

Outro aspecto diz respeito à contratação de profissionais capacitados e competentes que desenvolvem os serviços de cuidados com as áreas externas da casa, como:

  • limpeza,
  • manutenção do jardim,
  • consertos e reparos.

Mas vamos conversar um pouquinho mais sobre as vantagens que são geralmente apontadas pelos amantes de casas?

Quais as vantagens de morar em casa?

Confira 5 vantagens que fazem a diferença e são excelentes motivos para morar em casa:

Espaço

Para aqueles que gostam de reunir os amigos e parentes, a casa é uma excelente opção, afinal, normalmente possui mais espaço, inclusive áreas reservadas para o churrasco e lazer.

Outra vantagem está na possibilidade de adaptar a casa para receber mais um cômodo, o que é impossível de ser realizado em um apartamento sem mudar a estrutura já existente.

Por fim, o espaço proporciona mais conforto, além de dar mais qualidade de vida para as crianças e aos bichinhos de estimação.

Privacidade

A privacidade é outra vantagem para quem reside em casa. Além de se afastar dos olhares e ouvidos curiosos, é possível estar mais sossegado do que em um apartamento.

Por estar mais afastado dos vizinhos, a liberdade é maior e, respeitando-se as leis civis, não existem normas e regras de estatuto ou regimento interno que precisam ser obedecidas, sob pena de multas em caso de descumprimentos.

Além disso, morar em casa possibilita que você possa cultivar um jardim, plantar hortaliças e aproveitar o contato com a terra e as plantas sem depender de vasos ou estruturas montadas.

Menos despesas

Optar por uma casa que não esteja em um condomínio exclui do orçamento o pagamento dessa despesa, onde, em alguns casos, é um valor bastante significativo e que pode comprometer as finanças.

Além disso, muitas vezes outras taxas são adicionadas ao condomínio, visando algum reparo ou manutenção da edificação, um assunto inexistente para quem opta por uma casa.

É claro que nas casas os reparos também existem, o que é natural, mas, nesse caso, eles podem ser postergados para o momento adequado ou, quem sabe, serem feitos por você. 

E essa não é uma escolha para quem mora em apartamento. A conta do condomínio chega no final do mês e precisa ser paga, evitando multas e juros.

Garagem independente

Se sua família possui um automóvel, a garagem pode ser um empecilho quando se opta por apartamento, já que existem muitos deles que não oferecem vaga para carros.

Uma garagem no edifício pode custar, em alguns casos, até 20% do valor do imóvel no caso de aquisição, o que pode inviabilizar o investimento.

Nos casos de aluguéis, possivelmente o morador terá que buscar alguma garagem vazia para locar ou precisará encontrar um outro espaço para deixar o carro.

As casas, em regra geral, possuem espaço para, pelo menos, um carro. Além disso, pode-se montar a estrutura necessária para atender a essa situação.

Menos barulho

Por fim, chegamos a outra boa vantagem em morar em casa. Trata-se de poder abusar um pouquinho do barulho, considerando sempre o bem-estar de todos os seus vizinhos.

Quando há vizinhos em cima, em baixo e dos lados, é comum ouvir alguém arrastando móveis ou perfurações nas paredes. Além disso, ainda há os momentos de obras coletivas, como na limpeza ou pintura do prédio.

Ao morar em uma casa, nenhuma dessas questões é de grande preocupação. Geralmente, os vizinhos estão mais distantes, o que gera uma redução nos ruídos e barulhos.

Ou seja, não há problema em arrastar a cama de noite, colocar aquele quadro na parede no final de semana ou montar um móvel novo quando desejar.

Claro que é preciso ter cuidado para não incomodar o vizinho, mas a possibilidade dele ouvir algo é muito menor.

Como encontrar a casa perfeita?

Encontrar a casa perfeita é tarefa que exige paciência e dedicação.

Uma maneira de facilitar essa procura está em contar com profissionais capacitados e que se empenhem na busca de uma residência que esteja de acordo com as suas necessidades e desejo, considerando:

  • local,
  • vizinhança,
  • valor,
  • estrutura,
  • número de cômodos,
  • acabamento,
  • área externa.

Seja para adquirir ou alugar, é importante estar atento aos detalhes e estamos sempre aqui para ajudar você nisso! Entre em contato com a Lello Imóveis, uma empresa que há 60 anos encanta seus clientes com transparência e prestação de serviços de alta qualidade!

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: