Please disable Ad Blocker before you can visit the website !!!

Como decorar imóvel comercial?

by Lello Imóveis   ·  3 meses ago  
thumbnail

Em um cenário pós-pandemia, um imóvel comercial precisa se adaptar para oferecer maior segurança aos seus colaboradores e encantar a clientela, que gradativamente está retornando às atividades presenciais.

Chegamos ao final de 2021 com mais de 67% da população brasileira totalmente vacinada. 

Esse percentual possibilitou que autoridades da área da saúde, governantes e empresários pudessem decidir pelo retorno das atividades profissionais presenciais.

Essa flexibilização incentivou o retorno dos consumidores às lojas, restaurantes, shopping, cinemas, teatros, clínicas, consultórios, escritórios, escolas, entre muitos outros estabelecimentos, o que motivou a procura por locação comercial em São Paulo.

No entanto, para abrir suas portas e receber seus colaboradores e clientes, o ambiente corporativo precisa: 

  • oferecer segurança, 
  • apresentar organização,
  • promover conforto ao colaborador e ao cliente,
  • ser inteligente e funcional,
  • ser atraente.

A decoração tem papel fundamental em todos esses pontos. Você sabia? 

Quer saber como decorar o seu imóvel comercial para torná-lo mais produtivo, atraente, seguro e prático para o seu público? Leia nosso post!

6 dicas para tornar o seu imóvel comercial mais receptivo

Em 2021, o Brasil bateu recordes de aberturas de empresas. Segundo o Ministério da Economia, são mais de 18 milhões de empresas ativas no país, sendo que:

  • 48,2% delas representam atividades relacionadas à prestação de serviços,
  • 33,2% são relativas ao comércio.

Sai na frente o empresário que conseguir planejar um espaço seguro, ergonômico e confortável para o seu colaborador, garantindo mais produtividade e satisfação no trabalho.

Da mesma forma que atrairá mais clientes aquele que apresentar um estilo personalizado e aconchegante para o seu público.

Confira algumas dicas de como você pode decorar seu imóvel comercial, próprio ou alugado, priorizando a elegância, sem deixar de lado o cuidado com a saúde do seu colaborador e do seu cliente. 

Entenda o que seu cliente gosta

Antes de decorar o seu imóvel comercial, é essencial que você conheça o seu público. 

Vale lembrar que um ambiente corporativo deve ser planejado para atender às necessidades dos colaboradores, ou seja, garantir a ergonomia (condições seguras e eficientes para o trabalho).

Também é preciso considerar o perfil da sua clientela, ou seja, o que o seu cliente deseja encontrar no seu escritório ou loja, quando for realizar uma visita presencial.

Nesse sentido, lembre-se que todo excesso é prejudicial, tanto da sofisticação como da simplicidade. 

A decoração de um imóvel comercial deve transmitir ao cliente o propósito da empresa, que pode ser modernidade, diversão, inovação, confiança, segurança dentro da área de atuação.

Atente-se às cores

As cores provocam sensações e emoções nas pessoas e conseguem alterar visualmente as dimensões e formas de um ambiente. 

Segundo Neil Patel, um dos gurus do marketing digital, uma cor pode alterar o humor e influenciar, inclusive, as decisões de clientes.

A harmonia das tonalidades de todo o espaço é fundamental para o bem-estar de todos, seja ele o comprador de uma mercadoria, seu colaborador ou a pessoa que procura algum serviço.

O ideal é escolher as que se encaixem com o seu público e com a finalidade do seu empreendimento.

Não esqueça da identidade visual da empresa

Você pode personalizar o seu ambiente de acordo com a sua identidade visual e isso não significa que é preciso estampar o seu logo em todos os espaços.

Todo empreendedor sabe que a sua marca precisa ter identidade própria, que deve transmitir alguma mensagem ao seu público e, acima de tudo, ser reconhecida pelos consumidores.

Claro que o logo deve fazer parte da sua decoração e estar estampado em um lugar estratégico do seu imóvel comercial. 

No entanto, a sua identidade visual pode ser transmitida de outras formas, como, por exemplo, no uso das cores dos ambientes e, até mesmo, na escolha da mobília e objetos que podem personalizar cada espaço. 

Nesse sentido, o estilo do empreendimento deve ser considerado. 

Imagine, por exemplo, que a mensagem que a sua empresa transmite é de descontração e atendimento humanizado. Você pode optar por uma mobília mais jovem e algum espaço que tenha uma decoração mais casual.

Já se tem uma clínica médica, que precisa passar a imagem de limpeza e seriedade, as cores claras são mais adequadas.

Capriche na recepção!

A recepção é o principal ambiente para que o cliente tenha a primeira impressão sobre uma clínica, consultório, escritório, etc. 

Se ela for confortável, organizada, aconchegante, funcional e segura, é essa impressão que ele terá dos serviços oferecidos pelo local.

Uma recepção tumultuada, escura e que dê a conotação de desorganização é altamente prejudicial para qualquer negócio.

Por isso, invista na sua recepção.

Muitas plantinhas!

As plantas naturais, de forma geral, transmitem a ideia de leveza e naturalidade ao ambiente, o que garante ao colaborador e ao cliente mais aconchego e maior bem-estar ao utilizar o espaço. 

Sem contar que elas também proporcionam uma melhor qualidade do ar em salas e ambientes fechados. 

Por isso, invista em vasos em lugares estratégicos da recepção, salas e demais ambientes. Você pode optar também por jardins verticais. 

Caso não seja possível usar plantas naturais, existem arranjos artificiais que trazem mais leveza e muito charme ao ambiente.

Opte pela iluminação natural

Os projetos também podem prezar pela sustentabilidade do ambiente e a preservação do meio ambiente. Inclusive, esse é um ponto bem legal de se pensar na hora de escolher a decoração do seu imóvel comercial.

Priorize sempre o uso da luz natural. Além da economia financeira para a sua empresa, ela promove mais leveza no ambiente.

Menos quantidade e mais assertividade!

Você já deve ter ouvido falar da máxima “menos é mais” e ela é muito válida na hora de decorar imóvel comercial.

Invista em móveis e objetos que, de fato, tenham utilidade e façam sentido ao ambiente. 

Um espaço carregado de móveis e objetos sem função pode comprometer a locomoção e a produtividade da equipe e aumentar suas despesas, sem contar a poluição visual que pode deixar os colaboradores desmotivados e desfocados.

Curtiu esse conteúdo? Agora que você conferiu nossas dicas de como decorar imóvel comercial, que tal continuar no nosso blog para saber como alcançar o sucesso na sua primeira empresa?