Please disable Ad Blocker before you can visit the website !!!

Como decorar varanda e tornar esse ambiente mais charmoso?

by Lello Imóveis   ·  4 semanas ago  
thumbnail

Quer saber como decorar varanda de forma aconchegante e charmosa? Confira nosso post e saiba como aproveitar todo o potencial dessa área!

Toda área de uma residência pode ser melhor aproveitada quando se investe na decoração do espaço. Assim, saber como decorar varanda faz toda a diferença nesse ambiente.

Práticas, como o home office e o estudo à distância, tornam-se cada vez mais comuns, aumentando a estadia dos moradores na casa ou apartamento.

Nesse sentido, as varandas são uma ótima adição a um cômodo, pois proporcionam um contato maior com o lado de fora de casa, sem sair do conforto dela.

Além disso, são ótimos espaços para curtir momentos de descanso, sozinho ou com a presença da família e de amigos.

Continue lendo nosso post para saber como decorar varanda e aproveitar todo o potencial dessa área!

Como decorar varanda?

A varanda é compreendida como uma extensão do espaço do cômodo, que fica aberta para o espaço externo, mas ainda sendo parte da casa ou apartamento.

Trata-se de um ambiente versátil e que pode atender a muitas finalidades, como receber visitas, relaxar e aproveitar a própria companhia ou apenas fazer refeições e realizar tarefas.

Para garantir que todos esses momentos sejam agradáveis e aconchegantes, é essencial saber como decorar varanda e deixar esse espaço mais charmoso.

Novo piso

As superfícies de um cômodo, como o chão, teto e as paredes, são de extrema importância para a aparência geral do ambiente.

Essas áreas são o pano de fundo para todos os outros elementos que serão dispostos e dão o tom do restante da decoração.

Assim, ao pensar em como decorar varanda, é interessante estar atento à possibilidade de investir nessas superfícies, como no caso de escolher um piso novo.

Essa é uma maneira interessante de delimitar o espaço do cômodo ao qual a varanda está ligada e essa área em si, trazendo os elementos que preferir para cada um.

Utilizando uma superfície como deques de madeira, por exemplo, é possível trazer um ar menos urbano para essa área, lembrando as áreas de praias e de locais mais naturais.

O importante é não subestimar o potencial que um piso novo tem a oferecer a decoração de um ambiente, incluindo a varanda.

Iluminação

A iluminação é um fator essencial de toda decoração e na varanda não é diferente. 

Embora contar com uma grande incidência de luz natural seja uma característica desse ambiente, esse também é um local que pode ser muito bem utilizado à noite.

Receber amigos para um jantar ou curtir um momento tranquilo no fim do dia são atividades que podem ser beneficiadas pelo uso da varanda.

Para garantir que a experiência seja ainda mais aconchegante, investir na iluminação faz toda a diferença.

As luzes em tons quentes são as mais indicadas para esse uso, pois trazem uma sensação de aconchego e tranquilidade para os ambientes.

Além disso, os fios de luz com lâmpadas ou até mesmo pisca pisca são uma ótima opção para quem quer deixar o local ainda mais charmoso.

Plantas suspensas

Parte importante de como decorar varanda é saber aproveitar os pontos fortes desse ambiente.

Sendo uma área do imóvel que costuma receber bastante luz natural, é também uma ótima oportunidade para utilizar as plantas na decoração.

Para aproveitar essa possibilidade sem comprometer todo o espaço, as plantas suspensas se tornam uma ótima opção.

Elas permitem que as paredes sejam melhor aproveitadas, evitando ocupar todo o chão com vasos.

Pode ser interessante pendurar algumas opções variadas e até construir uma horta vertical, garantindo que você tenha sempre ervas e temperos frescos, além de trazer muito charme para a varanda.

Suculentas

As suculentas também podem ser uma boa opção para contribuir com a decoração desta área.

Além de serem lindas e muito variadas, elas são plantas que não exigem uma rotina de cuidados muito elaborada, ideais para quem tem um dia a dia agitado.

Prateleiras com vasos ou algumas suculentas posicionadas em locais estratégicos trazem mais detalhes à decoração e contribuem para que o ambiente se torne ainda mais agradável.

Móveis

A mobília é sempre uma parte importante do planejamento de um espaço e é também um fator relevante ao planejar como decorar varanda.

Os móveis escolhidos devem atender à finalidade com a qual o local estará sendo usado com mais frequência.

Assim, se a ideia é receber visitas, pode ser interessante investir em cadeiras e poltronas confortáveis, que deixem as pessoas aconchegadas nesse local.

Por outro lado, também é importante estar atento à durabilidade e resistência das peças escolhidas.

Afinal, esse é um espaço que recebe forte incidência de luz solar e pode ser afetado também pela chuva e pelo vento.

Por isso, é importante investir em móveis que estejam preparados para essas condições.

Se o seu espaço for pequeno, opte por móveis retráteis, dobráveis, leves e até empilháveis para otimizar sua metragem e circulação.

Painel de madeira

O painel de madeira é outro item que pode trazer muito mais charme para as paredes da varanda.

Sua grande vantagem, além de ser uma peça linda, é que ele é também muito versátil.

A estrutura pode ser utilizada para pendurar vasos de flores, fios de luz ou até um jardim vertical deslumbrante e pode ser feito com pallets ou madeira reflorestada, assim o meio ambiente agradece e sua varanda ficará ainda mais linda.

Rede

Pensando em conforto e em momentos de tranquilidade, é impossível não lembrar da rede.

Esse item é ideal para relaxar após um dia de trabalho, curtir a leitura de um livro ou apenas aproveitar o descanso no fim de semana.

Até mesmo as varandas menores oferecem o espaço necessário para pendurar uma rede e aproveitá-la com todo o conforto que ela proporciona.

Além disso, ainda há a vantagem de que essa peça pode ser retirada e colocada de volta a qualquer momento.

Assim, é muito prático pendurar a rede quando chegar o momento de relaxar e retirá-la se for necessário para receber alguns amigos na área da varanda.

Quadros

Outro ponto importante da decoração é que ela carregue um pouco da personalidade dos moradores do local, deixando cada espaço com a sua cara.

Para isso, os quadros são uma ótima ferramenta, pois atendem ao gosto e à identidade de qualquer tipo de pessoa.

Eles podem conter todo tipo de imagem, como pinturas, frases, formas abstratas ou fotografias de pessoas e lugares que você ama.

Assim, colocam nas paredes da varanda um pouco da personalidade de quem vive na casa ou apartamento.

Gostou das nossas dicas de como decorar varanda? Conheça a Lello Imóveis!

Somos uma imobiliária com uma trajetória de eficiência e comprometimento, acompanhando nossos clientes em processos de venda e locação de seus locais escolhidos para viver.

Visite nosso site e confira nossas opções de imóveis disponíveis.