Home » Horta em casa: como fazer uma em casa

Horta em casa: como fazer uma em casa

por Lello Imóveis

Uma vida mais saudável começa com o dia a dia no nosso lar. Cultivar uma horta em casa é uma prática que pode levar a uma rotina com mais saúde e bem-estar.

Essas pequenas plantações podem contribuir muito com nossa alimentação e absorção de nutrientes diários, garantindo ervas e hortaliças frescas no nosso prato. Além disso, é uma opção viável para vários tipos de imóvel, não apenas para residências que contam com grandes jardins.

Confira algumas dicas de como fazer uma horta em casa a seguir.

Como fazer uma horta em casa?

Muitas pessoas estão sempre em busca de uma rotina mais saudável, mas não sabem por onde começar.

O cultivo de uma horta em casa é uma maneira de estimular uma alimentação mais rica e ainda é uma atividade prazerosa, que tem efeitos positivos para a saúde mental.

E para falar desse assunto tão importante e legal, nada melhor do que conversar com especialistas.

A nossa parceira Loa Terra separou algumas dicas para ajudar você a começar a plantar e aproveitar todos os benefícios de uma vida mais sustentável.

Dicas para fazer uma horta em casa

Você tem vontade de ter uma horta em casa, mas não sabe por onde começar ou já matou tanto alecrim que desistiu? Cada vez mais gente vem se animando a entrar no universo do cultivo de plantas comestíveis.

Para quem vive na cidade, é também uma forma de se conectar com os ciclos naturais e, para as crianças urbanas, pode ser uma brincadeira offline cheia de descobertas e benefícios.

Pensando nisso, organizamos as principais dicas para você que quer começar ou deixar sua horta mais feliz e ter uma colheita sempre fresquinha em casa. Vamos plantar?

Defina o local

É uma delícia comprar vasos de temperos e saquinhos de sementes, mas sem planejamento não tem amor que segure: a chance da horta dar errado é grande. Então, antes de tudo, você precisa conhecer bem o seu espaço, mesmo que ele seja pequeno.

Onde bate sol? Quantas horas? Venta muito? Tem ponto de água perto? É um lugar de fácil acesso?

Às vezes, o melhor lugar não é exatamente o mais lindo ou o mais prático, mas essa mudança de planos pode valer a pena. Tem gente que monta a horta na laje do prédio, na calçada em frente de casa ou até pendurada na janela.

Acredite, aquelas fotos com alecrins maravilhosos na cozinha ou numa varanda sombreada são falsas. Então, antes de pegar na pá, dedique-se a conhecer bem o seu espaço e todas as possibilidades.

Achou um lugar que recebe pelo menos 4 horas de sol por dia e é fácil de regar e mexer? Então, pronto! Agora pode escolher o quê plantar.

Escolha o que plantar

Para quem tem 8 horas ou mais de sol: com este sol dá para plantar todos os temperos, verduras e legumes. As únicas que podem reclamar desse sol são plantas de folhas muito delicadas, como hortelã e menta. Verduras, como alface, que adoram sol, mas têm folhas fininhas, preferem o sol da manhã, que não é tão quente quanto o sol da tarde.

Para quem tem de 4 a 6 horas de sol: para este sol, o ideal é fazer uma horta a partir de mudas e não de sementes, já que precisam de sol por mais tempo para se desenvolverem bem. Pode apostar em verduras, como rúcula, agrião, espinafre, e temperos, como salsinha, cebolinha, coentro e manjericão ou até morangos. Se o local de plantio (solo ou vaso) tiver mais de 25 cm de profundidade, também dá para plantar cenouras, rabanetes e beterrabas.

Co-living / plantas amigas: misturar é ótimo e, na natureza, a diversidade é amiga do equilíbrio. Você pode aproveitar um mesmo espaço ou vaso para misturar plantios que se ajudam, como: couve + capuchinha, tomate + manjericão e alecrim + orégano.

Como manter a horta saudável?

Não tem mistério: uma horta saudável precisa de sol, água e nutrientes.

Uma dica que faz toda diferença é fazer uma boa cobertura de solo, usando folhas secas, casca de árvore ou serragem para proteger e manter a terra úmida por mais tempo.

Rega

É importante lembrar que terra encharcada é tão ruim quanto terra esturricada. Então, o segredo é estar atento à umidade do solo, que varia muito dependendo do sol e do clima. 

Usar o dedo é infalível! Se a terra está seca, água nela. Se ainda está úmida, pode esperar mais um pouco. Fazer uma rega abundante menos vezes é melhor que regar um pouquinho todo dia. 

Também é bom evitar regar no sol forte. A água evapora antes de chegar na raiz e ainda pode cozinhar as folhas.

Adubação

Aqui, também vale o equilíbrio, porque adubar demais pode ser pior que adubar de menos e o brasileiro tem mania de adubar muito!

Melhor sempre errar para menos e não intoxicar a planta. Os melhores adubos para horta orgânica são o composto orgânico (aquele produzido na compostagem doméstica) e o bokashi (pode ser comprado em qualquer garden center).

Uma última dica: curta sua horta, em todas as etapas. Aprenda com ela, celebre o começo e o fim de cada ciclo. Por fim, aproveite todas as partes das plantas para deixar sua rotina cheia de sabor e saúde!

Gostou das dicas de como fazer uma horta em casa e trazer mais vida e saúde para o seu lar? Então, coloque em prática já em um lar novinho. Conheça opções de imóveis no nosso site.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: