Home » Adeus calor: como implementar ar-condicionado em apartamento

Adeus calor: como implementar ar-condicionado em apartamento

por Lello Imóveis

Em meio à vida agitada nos centros urbanos, os apartamentos são ótimos refúgios aos seus moradores. Mas, neste calor que estamos vivendo (e isso que nem chegou o verão), é muito importante garantir um ambiente agradável. O ar-condicionado é buscado por muitos para isso.

Descubra como o ar-condicionado em seu apartamento pode transformar completamente sua experiência de viver nele. Prepare-se para descobrir como tornar seu lar um ambiente de puro bem-estar, independentemente das barreiras que os apartamentos possam apresentar.

Benefícios do ar-condicionado em apartamentos

Quando começa as estações do ano mais quentes, o nosso primeiro pensamento é: preciso de um ar-condicionado. É ou não uma verdade?

Mas se você ainda não decidiu pela compra e instalação de um ar-condicionado na sua casa, mostramos algumas vantagens que podem te ajudar nessa decisão.

Conforto Térmico

Esse é um dos motivos que as pessoas mais procuram o ar-condicionado, já que ele é capaz de proporcionar o controle preciso da temperatura. Isso permite que os moradores ajustem o clima do apartamento de acordo com as suas preferências, tendo assim um ambiente mais confortável para cada estação do ano.

Qualidade do Ar

A tecnologia evolui até os sistemas de purificação de ar. Os sistemas mais modernos de ar-condicionado vêm equipados com filtros que removem poeira, poluentes e alérgenos do ar. Isso melhora significativamente a qualidade do ar interior e deixa o ambiente mais saudável para quem mora no local.

Sono e Bem-Estar

Quem não deseja um soninho tranquilo, não é mesmo? Manter uma temperatura agradável no quarto contribui para uma noite de sono contínua e regular. O ar-condicionado, ao criar um ambiente fresco e controlado, promove o descanso adequado, melhorando o bem-estar geral.

Proteção de Materiais e Equipamentos Eletrônicos

Sabia que o ar-condicionado pode aumentar a vida útil dos seus eletrônicos? Isso porque o controle da umidade proporcionado pelo ar-condicionado é benéfico para a preservação de móveis, obras de arte e equipamentos eletrônicos sensíveis.

Redução de Insetos e Parasitas

Você compra um ar-condicionado e ganha um repelente de presente. Isso é uma brincadeira, mas como o recomendado é manter as janelas fechadas enquanto o ar-condicionado está em funcionamento, naturalmente, a entrada de insetos e parasitas é impedida.

Principais tipos de ar-condicionado em apartamento

O tempo que apenas quem tinha a permissão para fazer um grande furo na parede podia ter um ar-condicionado. Atualmente, são diversas opções disponíveis no mercado e para todas as necessidades.

1. Split System

Nesta opção, o sistema de ar-condicionado funciona em duas unidades: uma interna para o resfriamento ou aquecimento e outra unidade externa para dissipação do ar. É silencioso, eficiente e oferece controle individual por ambiente.

2. Ar-Condicionado de Janela

Já o ar-condicionado de janela é instalado em uma abertura na parede ou janela. É compacto e mais acessível, mas pode ser mais barulhento.

3. Portátil

Essa é aquela opção para quem não quer ou não pode fazer mudanças estruturais. Móvel e fácil de instalar, não requer instalação fixa. No entanto, pode ser menos eficiente e mais barulhento em comparação com outros tipos.

O que avaliar ao escolher um ar-condicionado

Ao escolher um ar-condicionado, é fundamental que se considere alguns fatores para garantir que o sistema atenda às necessidades específicas do ambiente e também as suas. Listamos as principais delas para você ficar atento:

Capacidade de Refrigeração

Ao escolher o ambiente que o ar-condicionado irá refrigerar, avalie o modelo com capacidade adequada para garantir eficiência energética e desempenho otimizado.

Eficiência Energética

Verifique o índice de eficiência energética (IEE) do aparelho. Modelos mais eficientes consomem menos energia, o que pode resultar em economias significativas a longo prazo.

Tipo de Ar-Condicionado

Considere o tipo mais adequado para o espaço: split, janela, portátil, entre outros. Cada tipo possui vantagens e desvantagens em termos de instalação, eficiência e estética.

Manutenção e Limpeza

Considere a facilidade de manutenção e limpeza do aparelho. Filtros de fácil acesso facilitam a remoção e a limpeza regular, contribuindo para a eficiência do sistema.

Local de Instalação

Pense bem no local de instalação. Considere fatores como a orientação solar, o espaço disponível e as restrições estruturais do ambiente.

Sustentabilidade

Esse ponto é muito importante: considere opções mais sustentáveis, como modelos com baixo potencial de degradação ambiental e eficiência energética.

Dicas para economizar energia elétrica

E, como falamos em sustentabilidade, aqui vão algumas dicas para que você possa economizar energia elétrica na hora de utilizar seu ar-condicionado:

  • Termostato Adequado: mantenha o termostato a uma temperatura confortável, mas evite definir valores muito baixos. Cada grau a menos pode representar um aumento significativo no consumo de energia;
  • Utilizar Modo Econômico: se o seu ar-condicionado possui a opção, não poupe o uso do modo econômico, que ajusta automaticamente a intensidade do resfriamento;
  • Manter Janelas e Portas Fechadas: evite a entrada de ar externo mantendo janelas e portas fechadas enquanto o ar-condicionado está ligado. Isso reduz a carga térmica no ambiente;
  • Manutenção Regular: realize a manutenção regular, incluindo a limpeza dos filtros. Filtros sujos aumentam a resistência do fluxo de ar, fazendo com que o sistema consuma mais energia;
  • Ventilação Natural: sempre que possível, aproveite a ventilação natural. Nos períodos mais amenos do dia, desligue o ar-condicionado e permita que o ar fresco entre pela ventilação natural.

Com essas dicas, a decisão de ter um ar-condicionado já está tomada? Acompanhe outras dicas aqui no blog para que você possa sempre aproveitar o melhor do seu lar. E acesse também o nosso site para encontrar opções de imóveis do seu jeito.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: