Home » DIY móveis: crie você mesmo 7 itens para sua casa!

DIY móveis: crie você mesmo 7 itens para sua casa!

por Lello Imóveis

Decorar o lar não envolve apenas deixá-lo mais bonito, mas também colocar ali um pouco da personalidade dos seus moradores. Uma das melhores maneiras de fazer isso é utilizar técnicas de DIY móveis.

Hoje em dia, a internet proporciona muita inspiração para quem quer dar cara nova à sua casa, tornando possível que até os móveis sejam criados e construídos pela própria pessoa.

Assim, além de ser uma opção mais econômica, cada cômodo ganha um pouco mais de charme e da personalidade de quem vive na residência.

Neste post, reunimos 7 itens que você pode criar em casa, colocando em prática os DIY móveis. Confira!

7 DIY móveis para você fazer!

Comprar móveis prontos nem sempre é a opção mais viável no momento de trocar a mobília da casa, tanto por razões financeiras quanto pela pouca possibilidade de adaptar os itens ao seu espaço.

Fazer esses objetos em casa permite que você decida cada detalhe do resultado, desde o material utilizado, às cores, tamanho e acabamento do item.

Itens simples, como tábuas, ripas e pallets de madeira podem se transformar em uma linda mobília para a sua casa.

Assim, investir em DIY móveis traz vantagens para o seu bolso e também para um ambiente mais bonito e cuidadosamente planejado.

Além disso, essa também é uma prática que permite estimular a criatividade, tendo em vista a possibilidade de adaptar as técnicas aprendidas às necessidades do seu lar e ao seu próprio gosto.

Tendo em mente a inspiração necessária, colocar a mão na massa e criar os próprios móveis pode ser uma experiência vantajosa e também muito divertida.

A seguir, você encontra algumas sugestões de itens que você pode criar para dar uma cara nova ao seu lar.

Cama de pallet

Ao se falar em DIY móveis, os pallets logo se fazem presentes na conversa.

Esses objetos são estrados de madeira que costumam ser utilizados no suporte de cargas e produtos, sendo, portanto, estruturas bastante firmes.

Seu formato é muito versátil, tornando possível utilizá-los na horizontal ou vertical, além da possibilidade de empilhar algumas unidades para dar forma a estruturas mais altas.

No caso de uma cama, por exemplo, os pallets podem constituir tanto sua base quanto a cabeceira.

Para a parte de baixo, basta dispor cerca de oito peças, em uma estrutura de dois andares, garantindo uma boa altura para o colchão.

Já a cabeceira pode ser formada a partir de outras duas peças posicionadas na vertical.

Tratando-se de estrados de madeira, é importante prepará-los antes, lixando a superfície e fazendo sua pintura com uma tinta destinada a esse material. 

Mesa de caixote

Fonte: Westwing

Os caixotes são outra opção para quem procura por estruturas versáteis na hora de se aventurar com DIY móveis.

Eles são facilmente encontrados e apresentam usos diversos, pois têm um formato que se adapta a diversas funções e podem ser encontrados em tamanhos diversos.

Sua utilização mais comum é na construção de mesas, como no caso de uma mesa de centro para a sala de estar. 

Após lixar e pintar as peças, basta posicionar alguns caixotes um ao lado do outro e fixá-los com o uso de parafusos, de modo que formem uma pequena mesa.

A quantidade de peças a ser utilizada varia conforme a dimensão do cômodo e também de acordo com o tamanho de cada caixa.

Para criar um móvel ainda mais prático, você pode instalar rodinhas na base da estrutura, que ajudarão na mobilidade.

Adega de canos

Fonte: Blog Casa da Iaza

As adegas já são bastante comuns em muitas casas e certamente trazem um charme a mais para o cômodo.

Para conciliar a sofisticação desse compartimento com um estilo mais moderno e despojado, os canos de PVC são um grande aliado.

Uma das maneiras de utilizá-los é fixar os tubos a uma tábua de madeira, utilizando os chamados “cotovelos”. Dessa forma, cria-se um vão em que podem ser posicionadas as garrafas.

Outra opção é utilizar os canos convencionais, com diâmetro suficiente para comportar uma garrafa, e cortá-los de modo que tenham o mesmo comprimento que elas.

Em seguida, basta pintar as peças com a cor escolhida e fixá-las umas às outras, para formar um compartimento que pode ser posicionado sobre superfícies como a bancada da cozinha.

Prateleiras suspensas

Essas prateleiras também são itens muito versáteis e que podem ser explorados por quem está interessado em criar seus próprios móveis.

O material mais utilizado para sua criação é a madeira, que pode ser uma única tábua, facilitando a confecção da estrutura.

As opções de suporte são bastante variadas, incluindo mãos francesas, peças invisíveis e até a alternativa de pendurar a superfície.

Essas prateleiras são uma ótima ideia para quem procura uma decoração com mais detalhes, pois podem ser utilizadas para sustentar plantas, porta-retratos e outros objetos.

Mesa de cabeceira de ripa de madeira

Fonte: Elo7

As camas de pallet não são a única opção de DIY móveis para o quarto.

Mesas de cabeceira são itens versáteis, que trazem muita praticidade para o dia a dia e dão um charme ao cômodo.

As ripas de madeira são peças que oferecem muitas possibilidades, principalmente a construção de móveis de menor tamanho e estrutura mais simples.

Nesse caso, a confecção de uma superfície plana, a adição dos pés e a aplicação de uma camada de tinta com uma cor deslumbrante proporcionam ao cômodo um lindo móvel.

Sofá de pallet

Outra utilização bastante popular dos pallets é a confecção de sofás.

Essa é uma grande oportunidade de usar a criatividade e ser o responsável pela criação do móvel que é a estrela da sala de estar.

As peças de madeira são utilizadas para formar a sua estrutura, com uma base e um encosto no tamanho que o cômodo comporta.

Para garantir o conforto que é característico do sofá, o estofamento costuma consistir em um colchão, cuja dimensão pode ser adaptada aos pallets.

Depois disso, basta encontrar tecidos com suas cores, estampas e texturas favoritas, fazer uma capa e aproveitar seu móvel novo.

Mesa lateral

Para acompanhar o sofá novo, pode ser que sua sala peça também por uma mesa lateral, para servir de apoio ao controle da televisão ou uma linda luminária.

Nesse caso, os pallets e caixotes de madeira podem entrar em cena novamente.

É possível empilhar as peças, de forma que alcancem a altura desejada, ou então posicionar uma delas sobre pés.

Uma boa camada de tinta dá o toque final necessário a esse móvel.

Gostou das nossas sugestões de como deixar seu lar com a sua cara através de DIY móveis? Então, conheça a Lello Imóveis!

Com mais de 60 anos de história, somos uma imobiliária comprometida a fazer com que cada pessoa encontre seu local ideal para viver.

Visite nosso site e conheça nossos imóveis disponíveis. Se precisar de ajuda, entre em contato e estaremos aqui para auxiliar na sua procura.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: