Home » Academia em casa: o que considerar, equipamentos e mais

Academia em casa: o que considerar, equipamentos e mais

por Lello Imóveis

Ir para a academia é um desafio para você? Sair de casa para dividir aparelhos com outras pessoas pode ser uma tortura para quem não tem muito tempo para se exercitar. Por isso, a ideia de ter uma academia em casa encanta cada vez mais pessoas.

Planejar um espaço do seu lar para que você possa praticar exercícios e cuidar da saúde sem gastar muito é uma opção viável. E, com isso, não há mais desculpas para não se exercitar durante a rotina corrida de trabalho e casa. Ter os equipamentos esperando por você vai estimular colocar o corpo em movimento.

Saiba o que levar em consideração na hora de montar a sua academia em casa e entenda as vantagens e desvantagens a seguir.

O que devo levar em consideração para montar uma academia em casa?

Ter uma academia em casa é sinônimo de não gastar muito dinheiro para se exercitar. Por isso, para praticar exercícios e não investir muito, é preciso pensar em alguns pontos muito importantes.

Defina um local adequado

Para treinar, você precisa de tranquilidade e liberdade. Por isso, antes de tudo, é preciso fazer a escolha do local para a sua academia em casa. 

Ele precisa ser um espaço reservado, para que você não sofra interrupções constantes. Além disso, ele precisa ser iluminado e ter uma ventilação adequada. Algumas boas opções são cantinhos da varanda, quintal ou até mesmo da garagem. Espaços amplos que permitem a movimentação sem limitações.

Opte por cores claras 

A cor do ambiente importa para exercícios físicos? A resposta é sim! Espaços com cores mais claras são apropriados para a motivação e estímulo da disposição. Já as cores mais escuras costumam deixar o ambiente mais pesado.

Decorações que remetem à prática de esportes também são opções de estímulo. Aposte nelas! E tome muito cuidado com os materiais utilizados no ambiente, já que é preciso de um espaço seguro para os exercícios, que não sejam escorregadios ou que limitem a movimentação.

Ventilação

Como falamos, a ventilação do espaço é muito importante. Ao praticar exercícios, você exige muito do seu sistema respiratório, dessa forma, é preciso fornecer qualidade para que a prática não seja ainda mais desafiadora.

Escolha quais equipamentos entrará na sua academia em casa

A escolha dos equipamentos é muito importante para a construção do seu espaço de academia em casa. Mesmo sem muito conhecimento, alguns itens são básicos e importantes para qualquer rotina de exercícios. Opte por aparelhos móveis, que explorem o corpo como um todo.

Um colchonete, corda, par de halteres e step já são itens que podem dar o start que você precisa nos exercícios. Mas, é claro, que alguns outros itens, como uma barra reta, fita de suspensão, esteira ou trampolim podem fazer a rotina de exercícios ficar ainda mais complexa e trazer ainda mais resultados.

Instale um espelho na sua academia em casa

Já reparou que toda academia tem um espelho bem grande para que as pessoas possam se ver fazendo os exercícios? Isso serve para que, ao executar os exercícios, você possa se corrigir e assim fazê-los corretamente. Se você achava que era só para que as pessoas se admirassem, não é só isso.

Instale tapetes emborrachados

Tornar o ambiente seguro com revestimentos antiderrapantes é muito importante quando você está preparando a sua academia em casa. Tapetes emborrachados diminuem o impacto com o chão e são uma boa opção para pessoas que possuem pisos muito escorregadios e não desejam investir alto.

Procure um profissional para te acompanhar 

A gente sabe que o objetivo de fazer uma academia em casa é justamente reduzir os custos, mas com saúde não se brinca. Principalmente, quem não tem muita intimidade com exercícios, é preciso buscar um acompanhamento profissional. Ele vai te orientar nos exercícios e ensinará a executar corretamente todos eles. Esse é um investimento importante para que você veja a evolução e não tenha problemas futuros.

Equipamentos recomendados para montar uma academia em casa

Na hora de investir na sua academia em casa, vale prestar atenção nesta lista a seguir.

Bicicleta 

Este aparelho é uma ótima opção para quem deseja se exercitar sem sair do lugar (literalmente). A bicicleta é um dos itens que compõem rotinas de cardio nas academias.

Elíptico

Esta é uma variação de cardio bem popular também nas academias. Sendo uma opção para quem deseja simular caminhadas, corridas e percursos de bicicleta sem impacto.

Estação Múltipla

Reunindo funcionalidades diversas, o aparelho é ideal para treinos físicos musculares que envolvem a parte superior do corpo, como peito, braço,tríceps e abdômen.

Kettlebell

Este acessório de treino é ótimo para quem deseja aprimorar o condicionamento físico, cardio, equilíbrio e ainda queimar as gordurinhas.

Medicine Ball

Esse equipamento é utilizado para treinar a força funcional, melhorando a coordenação motora, queimando gordura e dando mais força aos músculos.

Halteres

Esses equipamentos são muito úteis para trabalhar grupos musculares específicos. São utilizados para cargas de exercícios de braços, ombros, costas e peito.

Barras e anilhas

O kit de barras e anilhas é usado para tonificar os músculos, podendo ser realizados diferentes exercícios com ele, fortalecendo e melhorando o desempenho dos músculos. 

Caneleiras 

Este equipamento ajuda no trabalho de membros inferiores, promovendo o fortalecimento muscular de pernas e glúteos. 

Escada de agilidade

Essa ferramenta é utilizada para aumentar a agilidade, coordenação e noção espacial através de uma rotina de movimentos pré-determinados para a execução.

Cordas

As cordas são utilizadas para melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, também tendo como consequência o fortalecimento de tronco e membros.

Jump 

A utilização do equipamento promove a oxigenação maior do corpo, além de ser um ótimo exercício para o emagrecimento.

Gym Ball

Mais conhecida como bola de pilates, a utilização do equipamento ajuda no fortalecimento do tronco, melhora da postura, flexibilidade e coordenação motora, além de aumentar a força muscular. 

Vantagens e desvantagens de ter uma academia em casa

Treinar em casa é uma prática que vem se tornando cada vez mais comum. Mas como tudo, tem seu lado positivo e negativo. 

Como vantagens, podemos contar com:

  • Diminuição de custos com a prática de exercícios, já que o investimento é realizado inicialmente com os equipamentos e não é necessário pagar mensalidade da academia;
  • Economia de tempo, pois o deslocamento que se teria até uma academia não é mais necessário;
  • Mais liberdade para realizar os exercícios, sem precisar de revezamentos de aparelhos;
  • Maior comodidade, já que é possível montar o espaço do jeito que desejar.

Mas existem algumas desvantagens, principalmente, quando não se tem o acompanhamento profissional. Há mais chances de lesões sem o monitoramento próximo de um profissional. E é preciso ainda mais disciplina para não deixar de seguir os treinos. 

Agora que você já sabe como montar uma academia em casa, está na hora de encontrar o imóvel ideal para receber esse seu novo espaço pessoal. Conheça as opções de imóveis da Lello Imóveis e tenha suporte especializado para fechar o aluguel ou compra do seu imóvel ideal. 

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: