Please disable Ad Blocker before you can visit the website !!!

5 dicas de decoração para apartamento pequeno e alugado

by Lello Imóveis   ·  1 mês ago  
thumbnail

Investir na aparência de ambientes internos faz toda a diferença em qualquer imóvel. Confira 5 dicas de decoração para apartamento pequeno!

Ambientes agradáveis e aconchegantes tornam nosso dia a dia muito melhor. A decoração para apartamento pequeno é essencial para isso.

Com o crescimento dos centros urbanos, cada vez mais pessoas vivem nas residências verticais, onde todo espaço deve ser bem aproveitado.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só nos últimos dez anos o crescimento no número de apartamentos foi de 68,7%.

Número de apartamentos no Brasil cresce 321% nos últimos 35 anos

Cada vez mais pessoas estão morando nesse tipo de imóvel, tanto pela oferta quanto pelas vantagens que ele oferece. Para que você possa aproveitá-las ao máximo, preparamos um post com dicas imperdíveis de decoração para apartamento pequeno. Confira!

Por que morar em um apartamento pequeno?

Ambientes menores oferecem praticidade na manutenção da organização e limpeza, o que resulta em uma rotina mais simples e rápida.

Assim, o tempo economizado pode ser direcionado a outras atividades.

Além disso, alugar ou adquirir imóveis pequenos pode significar uma economia considerável no valor a ser pago.

Esse dinheiro pode ser destinado a outros aspectos da moradia, como reformas, reparos e também a uma boa decoração para apartamento pequeno.

No caso de imóveis alugados, uma boa decoração faz toda a diferença para que o lugar ganhe a sua cara sem precisar reformá-lo.

O importante é saber utilizar o espaço disponível de forma inteligente, otimizando cada cômodo para aproveitar o máximo do seu potencial.

Com a decoração certa, imóveis menores podem ser tão funcionais e agradáveis quanto qualquer outro.

Como decorar um apartamento pequeno?

É importante estar atento a alguns aspectos na decoração para apartamento pequeno.

Como se trata de um espaço reduzido, os itens escolhidos devem destacar aquilo que há de melhor no ambiente, em vez de apenas preencher o espaço com um objeto bonito.

Planejar com cuidado aquilo que será utilizado também é bastante importante, pois permite que você analise qual a melhor forma de decorar o ambiente de forma organizada e funcional.

Ter algumas dicas na manga facilita muito todo esse processo e a gente separou várias delas para ajudar você:

Vasos de plantas

Não é novidade que as plantas trazem mais frescor e alegria para os ambientes internos.

Morar em um apartamento pequeno não significa abrir mão dessas companheiras na sua decoração.

Na verdade, elas auxiliam na criação de um espaço com aparência mais tranquila e agradável.

Para não errar na escolha, basta se informar sobre quais plantas são indicadas para quem mora em apartamento.

A iluminação do local e a rotina de cuidados exigida por elas são alguns dos fatores que devem ser analisados.

Além disso, é possível aproveitar muito bem os espaços com a ajuda de estruturas compactas como os jardins verticais.

Pendurar os vasos também é uma forma de trazer a natureza para dentro dos cômodos sem que sua presença se torne um empecilho na passagem ou movimentação pelo espaço.

Papéis de parede

O uso do papel de parede também é bastante recomendado para quem quer melhorar sua decoração para apartamento pequeno.

As paredes de um cômodo têm uma grande influência sobre o seu visual, pois são o pano de fundo de qualquer móvel ou item decorativo.

No entanto, refazer a sua pintura é algo que demanda um planejamento com bastante antecedência, além de causar certo transtorno na rotina da casa.

Por isso, o papel de parede é uma opção tão indicada.

Sua aplicação é feita com muita facilidade e de forma bastante rápida, uma praticidade bem-vinda na vida de qualquer morador.

É justamente por conta dessa praticidade que esse item também pode ser trocado com mais frequência, tornando possível que o visual do cômodo seja sempre renovado.

Móveis diversificados

Os móveis também são um ponto importante a se pensar ao decorar um apartamento pequeno.

Afinal, são eles que ocupam a maior parte do espaço disponível no interior do imóvel.

Alguns deles são mais padronizados, como camas, guarda-roupas, mesas e sofás.

No entanto, é possível explorar possibilidades e investir em móveis diferenciados que otimizem o espaço, gerando uma sensação de amplitude nos cômodos.

Os móveis planejados são sempre um bom caminho para quem procura aproveitar o melhor de cada ambiente, pois um profissional capacitado já sabe como fazer isso da forma mais eficiente possível.

Mas vale lembrar que essa não é a única opção para quem quer investir na decoração para apartamento.

Algo que pode causar a impressão de que o ambiente está muito cheio de elementos é não ter espaço para circular, ou seja, contar com muitos móveis no chão.

Por isso, opções simples como armários aéreos, além de painéis, nichos e prateleiras fixados nas paredes, liberam uma boa parte dessa área.

A utilização desses elementos já é capaz de fazer a diferença no ambiente.

Espelhos

Os espelhos são itens decorativos conhecidos por sua capacidade de gerar uma sensação de amplitude nos espaços internos.

O efeito desses objetos pode ser potencializado quando têm dimensões maiores, cobrindo a metade superior de toda uma parede, por exemplo.

Posicioná-los de maneira que reflitam espaços arejados e janelas é outra maneira de aproveitar todo o seu potencial.

Além disso, os espelhos não são apenas úteis, mas também são lindos itens de decoração e se adaptam bem a diferentes estilos.

Cores modernas

Um aspecto fundamental da decoração é a escolha de cores.

Nas paredes, os tons pastel, mais contemporâneos, são os mais indicados para espaços pequenos.

As cores claras ajudam na iluminação do ambiente, fazendo com que pareçam mais arejados, e causam um efeito visual de amplitude.

Branco, cinza claro e bege são tonalidades que produzem esse efeito e mantêm um fundo mais neutro para o restante da decoração.

Uma dica é pintar as superfícies das paredes e do teto da mesma cor, gerando uma impressão de continuidade que ajuda a alongar o espaço.

Quando se trata da decoração para apartamento pequeno, menos é mais.

Mas isso não significa que você deva deixar de lado a sua personalidade caso seja um fã de tons vibrantes e coloridos.

Nos demais itens decorativos utilizados, o importante é manter uma paleta consistente, evitando que ocorra uma poluição visual e uma sobrecarga de elementos.

Agora que você já sabe como planejar a decoração de um apartamento pequeno, chegou a hora de conhecer a Lello Imóveis! Somos uma imobiliária preparada para ajudar você a encontrar o melhor imóvel para atender às suas necessidades.

Faça uma visita ao nosso site e encontre o local ideal para você. Se precisar de ajuda, é só entrar em contato e estaremos aqui para auxiliar no que for preciso.