Home » Jardim vertical: aprenda a montar o seu!

Jardim vertical: aprenda a montar o seu!

por Lello Imóveis

Trazer a natureza para dentro de casa é uma maneira de incrementar a decoração e também de aumentar o bem-estar. Um jardim vertical pode cumprir esse papel muito bem para as pessoas que possuem espaço limitado nas suas casas ou apartamentos.

Muita gente procura ambientes ao ar livre e com muita vegetação quando precisa se acalmar e recarregar as energias.

Uma forma de estar sempre em contato com a natureza e com a sensação de bem-estar que ela proporciona é trazer alguns de seus elementos para a sua residência.

Além disso, a presença de plantas e flores faz toda a diferença na decoração de um ambiente, levantando o astral de qualquer cômodo.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre como montar um jardim vertical e aproveitar todas as vantagens que ele traz para o ambiente. Confira!

Por que investir em um jardim vertical?

Existem práticas simples que podem fazer a diferença no dia a dia, trazendo mais calma e alegria para as atividades diárias.

Segundo psicólogos, o contato com a natureza proporciona a sensação de plenitude emocional.

No entanto, em meio às tarefas cotidianas, nem sempre é possível manter esse contato ao ar livre, em parques e áreas naturais.

Nesse sentido, o cultivo de plantas dentro de casa se torna um aliado do bem-estar e do equilíbrio emocional de que precisamos.

Dessa forma, é possível trazer a natureza para dentro de casa, desfrutando de seus benefícios no conforto da sua residência, independentemente dela ter espaço para um jardim fora de casa ou ainda para plantinhas na vertical.

O jardim vertical, inclusive, é uma ótima estratégia para pôr isso em prática, pois reúne em si diversas vantagens.

Não é à toa que ele já se tornou tendência na decoração de ambientes internos.

Trata-se, basicamente, de uma área destinada ao cultivo de plantas, mas que é montada na vertical, ou seja, é uma espécie de jardim cultivado nas paredes e não no solo.

Por isso, é uma forma de incrementar a decoração do local e incluir elementos naturais em casa sem ocupar muito espaço.

Além disso, é uma técnica que se adapta facilmente a diferentes locais, pois o jardim vertical pode ser montado de diversas maneiras e nos mais variados cômodos. 

Como montar um jardim vertical?

A montagem do jardim vertical deve começar pelo seu planejamento.

Alguns fatores devem ser analisados para que seu painel tenha sempre plantas saudáveis e bonitas.

Além disso, é possível escolher um modelo que combine mais com o estilo do imóvel e dos seus moradores, garantindo que o ambiente fique ainda mais com a sua cara.

Prepare-se para o passo a passo incrível e fácil que preparamos para você colocar em prática o seu jardim vertical ainda hoje:

Defina o local

Esse tipo de jardim é muito versátil e, por isso, pode ser montado em qualquer cômodo do imóvel.

O que deve ser avaliado é a incidência de luz em cada um dos espaços do local.

Um quarto com pouca iluminação, por exemplo, não é um ambiente que favorece o cultivo das plantas que precisam de Sol.

O mesmo se aplica a uma varanda com exposição direta da luz solar.

O ideal, para garantir uma rotina simples de cuidado com as plantas, é escolher a parede de um cômodo que seja bem iluminado e arejado, sem incidência direta do Sol.

Assim, você tem certeza da felicidade das plantinhas e a sua também, com uma rotina mais simples.

Além disso, pode ser interessante utilizar uma parede de cor neutra, escura ou clara, para garantir um contraste com as cores das plantas escolhidas, que podem ser voltadas à folhagem ou ainda com flores e arranjos mais elaborados.

Faça ou compre a estrutura

Outra vantagem de investir no jardim vertical é que não existe uma receita única para montar ele, então é fácil deixá-lo com a sua cara.

Para quem gosta de colocar a mão na massa e exercitar a criatividade, fazer a própria estrutura é uma ótima opção.

A combinação de pallets e caixas de madeira, por exemplo, é uma boa alternativa para aqueles que buscam um visual mais moderno e despojado para o ambiente.

Se o resultado esperado é de uma aparência mais tradicional, os vasos de cerâmica são opções que podem se adaptar facilmente a esse visual.

Outra ideia para quem gosta da ideia de uma parede coberta de folhas e flores, lembrando um aspecto de floresta urbana, é posicionar os vasos mais próximos, garantindo que as plantas cubram eles.

A fixação pode ser feita diretamente na parede, mas, para evitar uma quantidade grande de furos e marcas, é possível utilizar outras estruturas.

Os painéis de madeira são um exemplo para esse tipo de decoração, você pode utilizar os vasos presos à sua estrutura, contrastando o verde com a cor do material e garantindo um resultado que se destaca na decoração.

Grades de metal também podem ajudar nesse processo, especialmente quando a ideia é justamente cobrir a parede por trás das folhagens, caso em que um painel não é necessário.

Embora essa montagem possa ser feita em casa, também é possível adquiri-las prontas.

Basta verificar quais serão as medidas e procurar a estrutura que mais agrada o seu gosto em lojas de jardinagem ou ainda na internet.

Escolha as plantas

Um jardim não é nada sem uma boa seleção das suas plantas!

É importante escolhê-las com cuidado, para garantir que se adaptem bem ao local e estejam sempre bonitas e com um aspecto saudável.

Algumas plantas indicadas para ambientes internos e para jardineiros de primeira viagem são:

  • antúrio, 
  • samambaia, 
  • zamioculca, 
  • café-de-salão,
  • caládio.

O importante é encontrar opções que não exijam cuidados excessivos, como regas diárias.

Além disso, pensar na estética também é um ponto de atenção, já que se trata de um item de decoração.

As plantas pendentes são ótimas opções para os jardins verticais, porque aproveitam o espaço e espalham suas folhagens sobre a parede.

Se a intenção for fazer uma parede coberta de folhagens, sem mostrar os vasos, elas são boas alternativas.

Evidencie sua personalidade

Não tenha medo de mostrar sua personalidade na decoração da casa!

A versatilidade do jardim vertical é ótima para que você deixe o cômodo com a sua cara.

Escolher entre estéticas mais tradicionais ou mais contemporâneas, mais elegantes ou mais despojadas, é uma forma de colocar sua identidade nas paredes de casa.

Plantas com mais cores para um visual mais alegre ou mais neutras para uma decoração mais harmoniosa? Você é quem decide!

Viver em um ambiente que combina com você é fundamental para um dia a dia mais agradável.

A Lello Imóveis pode ajudar nisso! Somos uma imobiliária preparada para ajudar você a encontrar o imóvel ideal.

Visite nosso site e conheça nossas opções! Se precisar de ajuda, é só entrar em contato com a gente e estaremos aqui para auxiliar no que for preciso.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: