Home » Quais são os melhores parques em SP e onde ficam?

Quais são os melhores parques em SP e onde ficam?

por Lello Imóveis

A capital paulista é rodeada de uma arquitetura urbana única e de uma natureza ímpar. Os parques em SP são os pontos de encontro, lazer e relaxamento para quem quer curtir a beleza natural da maior cidade do país.

Entre os diversos prédios que formam um conjunto arquitetônico único e garantem conforto, funcionalidade e praticidade aos moradores e milhões de visitantes anuais, São Paulo ainda conta com 109 opções que possibilitam a todos a convivência direta em meio a natureza. 

E o mais interessante é que, além desse contato ser essencial para a saúde mental e física, ele ainda proporciona diversos momentos de lazer cheios de bem-estar, seja sozinho ou na companhia de familiares e amigos. 

Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre esses locais e assim usufruir dos benefícios das áreas naturais, selecionamos os melhores parques em São Paulo. Confira!

As melhores opções de parques em SP!

Você deve estar se perguntando sobre o porquê visitar parques em São Paulo? Acontece que, um estudo publicado em 2019 pela Revista Nature, mostra que o contato e a vivência com o meio ambiente promovem significativos benefícios para o bem-estar físico e mental. 

Para os pesquisadores, duas horas semanais curtindo a natureza podem ajudar a melhorar o humor e aliviar sintomas da depressão, ansiedade e estresse. Ainda que sejam poucas horas, é comprovado que elas fazem toda a diferença na nossa vida. Vale a pena!

E para colaborar com esse momento de descanso, acompanhe essas opções de passeios espalhados por várias regiões da cidade, praticamente todas de fácil acesso, podendo-se chegar neles de metrô, inclusive! 

Parque Ibirapuera

O Ibirapuera é um dos cartões-postais de São Paulo. Ele está na lista dos parques em São Paulo mais escolhidos entre os paulistanos e visitantes que desejam dar uma pausa na correria do dia para curtir de perto a fauna e a flora. 

Todo o espaço conta com playground infantil, campos de futebol, ciclofaixa, bicicletário com aluguel de equipamentos, aparelhos de ginástica, quadras poliesportivas e praças. E ele fica localizado no bairro de mesmo nome, na região centro-sul da capital paulista, pertencente ao distrito de Moema, região nobre que concentra o melhor IDH de São Paulo

O local abriga mais de 314 espécies de animais distribuídos em peixes, aves aquáticas, pássaros, répteis, serpentes e outros. É um dos lugares mais visitados da América Latina.

Bosques, sub-bosques, jardins, gramados e a mais diversificada flora, onde você pode curtir de todas as formas, como caminhadas e diversas práticas de atividades físicas ao ar livre. A área é conhecida por abrigar o lago e a ponte japonesa.

Além disso, ele também é muito conhecido por possuir uma boa concentração cultural. Lá, você pode encontrar cinco museus com exposições fixas e mostras itinerantes. São eles:

  • Museu de Arte Contemporânea – MAC USP;
  • Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM;
  • Pavilhão das Culturas Brasileiras;
  • Museu Afro Brasil;
  • Fundação Bienal São Paulo.

Parque Burle Marx

O Burle Marx está situado na região sul da cidade e é outro entre os melhores parques em São Paulo, referência de visitação pela sua beleza natural e riqueza nas diversas espécies de fauna e flora.

Em meio à natureza, você encontra pista de cooper e caminhada, além de aparelhos para atividades físicas e playground. Também é possível realizar trilhas e passeios em meio a mata.

O local ainda conta com orquidários, lagos e espelho d’água, e oferece espaço para eventos, como piqueniques, festas de aniversários e confraternizações, além de também manter um projeto de horta comunitária. 

Um ponto interessante é que toda a proposta do lugar é mais contemplativa. Nele, você pode passar um tempo de qualidade e relaxamento em meio a calmaria da natureza.

Aos finais de semana, você também pode aproveitar o Food Park, uma reunião de food trucks de diversas vertentes gastronômicas, de doces a salgados. 

Parque da Água Branca

O Parque Água Branca ou Doutor Fernando Costa está localizado na zona oeste da capital paulista. Junto do contato direto com belas paisagens naturais, ele oferece uma infraestrutura diferenciada para a população dos arredores e visitantes.

Com 137 mil metros quadrados, o Água Branca conta com:

  • Museu Geológico;
  • Trilha do Pau-Brasil;
  • Equitação/Equoterapia;
  • Espaços para piqueniques e reuniões;
  • Patrimônio Histórico (construções tombadas);
  • Atrações como esportes, ginástica, dança, corrida, caminhada e yoga;
  • Ambiente especial para a melhor idade, denominada Praça do Idoso, equipada com aparelhos para ginástica.

Aos domingos, acontece a feira orgânica, em que o visitante tem a oportunidade de adquirir diversos produtos frescos e saborosos. Além de ser possível programar visitas monitoradas na Área de Preservação Permanente da área. Os passeios em meio a região são realizados em passarelas suspensas de madeira.

É um lugar que oferece muitas oportunidades para toda a família e pode ser visto tanto como um local contemplativo quanto como um parque de diversão em SP. Vale a pena a visita!

Jardim Botânico de São Paulo (conteúdo modificado)

O Jardim Botânico também é referência entre os parques em SP. Situado no Bairro de Vila Água Funda, na zona sul da cidade, ele oferece mais que apenas o contato direto com a bela natureza de sua vegetação, fauna e lagos. 

Seus 108 mil m² são distribuídos em atrações e alternativas de visitações variadas. É a opção mais escolhida entre os moradores da capital e turistas que buscam uma alternativa para fazer tudo em um só lugar.

Ao visitá-lo, você poderá conhecer os seguintes espaços:

  • Alameda Fernando Costa, que conta com um deck de 250 metros de extensão;
  • Museu Botânico, “Dr. João Barbosa Rodrigues”;
  • Jardim de Lineu, um espaço que comporta espelho d’água, estufas e gramados;
  • Estufas Dr. Frederico Carlos Hoehne;
  • Orquidário “Dr. Frederico Carlos Hoehne – Orquidário de visitação pública;
  • Palmeto, um espaço que acomoda algumas das primeiras palmeiras do Jardim Botânico;
  • Lago das Ninfeias, que é o lar de Ninfeias e animais como borboletas, tartarugas e peixes;
  • Portão Histórico e Hidrofitotério, que acomodam uma diversidade de plantas aquáticas e algas microscópicas;
  • Jardim dos Sentidos, que te levará para uma viagem por aromas deliciosos dispersos no ar.

Além dessas atrações, ele ainda conta com outras opções de bosques, lagos, paisagens e trilhas encantadoras.

Parque Trianon

O Trianon é considerado um refúgio verde no coração da cidade, ou seja, na sua região central. Ele ajuda a embelezar a conhecida Avenida Paulista.

O local abriga uma rica e exótica flora, além de servir de morada para uma diversificada espécie de animais silvestres. É uma escolha ideal para curtir bons momentos em meio a natureza, realizar atividades físicas e trilhas no dia a dia. Ele também serve de ligação entre a avenida Paulista e a Alameda Santos.

Para quem ama arte e história, ele conta com uma curiosidade interessante: a acomodação de duas esculturas incríveis! 

  • A “Aretusa”, de Francisco Leopoldo Silva – Escultor brasileiro muito conceituado;
  • O “Fauno”, de Victor Brecheret – Considerado um dos mais importantes escultores do Brasil.

Parque da Aclimação

Essa é mais uma das áreas verdes em São Paulo. O Parque da Aclimação está situado na zona sul da cidade, em um dos melhores bairros para morar, a Vila Mariana. 

O espaço conta com mais de 112 mil metros quadrados e oferece ao visitante, atrações como:

  • Pista de cooper e caminhada;
  • Espaços para passeios e piqueniques;
  • Quadras para vôlei, futebol e basquete;
  • Aparelhos para ginástica;
  • Playground;
  • Biblioteca temática ambiental;
  • Concha acústica;
  • Jardim japonês com espelho d’água.

Parque da Independência

Esse parque faz parte do patrimônio histórico da cidade de São Paulo e está situado no bairro Ipiranga, na região sudeste da capital.

Com uma área rica em fauna e flora, você tem a oportunidade de usufruir da pista para cooper e caminhadas, bem como aparelhos de ginástica, playground e área de estar.

Como atração, o espaço conta com chafariz, fonte e cascata. Também é possível visitar a Casa do Grito, apreciar o Monumento da Independência, Cripta Imperial, Museu de Zoologia e o conhecido Museu do Ipiranga, localizado às margens do riacho Ipiranga.

Esse é uma das opções mais lindas que existe. Ele encanta tanto os moradores da capital quanto os turistas. É um passeio rico em história, cultura e contato direto com a flora e a fauna!

Parque Estadual da Cantareira

Você sabia que o Parque Estadual da Cantareira é reconhecido por manter uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo preservada? 

Sua extensão abrange os municípios de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras e região norte de São Paulo, sendo que a capital paulista abriga a maioria da área.

No local, é possível curtir diversas trilhas, como:

  • Trilha da Bica;
  • Trilha da Figueira;
  • Trilha do Bugio;
  • Trilha da Pedra Grande.

Além disso, você também pode aproveitar as delícias de uma cachoeira, cicloturismo na Pedra Grande e momentos de pescaria. 

Durante o passeio, pode-se observar espécies de animais e vegetais em extinção, como o bugio, gato-do-mato, canela-preta e sassafrás, entre muitos outros cuidados e preservados.

Ele ainda conta com monumento geológico, roteiro cultural e playground. É uma ótima ideia de lazer ao ar livre para curtir com os amigos ou a família. 

Parque Ecológico do Tietê

Natureza, educação ambiental e cultura reúnem-se no Parque Ecológico do Tietê, que está situado na região leste da cidade.

Além de toda a riqueza natural da sua fauna e flora preservadas, no interior do local acontecem eventos culturais e educacionais. 

As principais atrações são: 

  • Centro de Educação Ambiental;
  • Centro Cultural;
  • Museu do Tietê; 
  • Biblioteca;
  • Centro de Recepção de Animais Silvestres, com mais de 2 mil animais apreendidos pelo IBAMA ou doados pela população. 

Parque Alfredo Volpi (conteúdo novo)

O Parque Alfredo Volpi é um belo convite para o descanso, contemplação da natureza e prática de atividades físicas ao ar livre.

Localizado no bairro de Cidade Jardim, na zona oeste da capital paulistana, ele possui trilhas rústicas para corridas e caminhadas pelo meio da mata.

Além disso, o local ainda conta com rede wi-fi, playground, praças de piquenique e um trabalho com Educação Ambiental em conjunto com a DRE Butantã. É a escolha ideal para você que deseja conhecer um pouco mais da fauna e flora presentes na cidade de São Paulo!

Parque Villa-Lobos

O Villa-Lobos é mais um dos parques em São Paulo que está rodeado de uma beleza natural ímpar com possibilidade de pedalar, caminhar, praticar atividades físicas e de lazer para relaxar e fugir da correria do dia a dia.

Além da natureza ao seu redor, você pode curtir bons momentos culturais e usufruir da tecnologia que o local disponibiliza, como no “Ouvillas”, que foi inaugurado em 2010, e te possibilita conhecer e ouvir as obras do renomado maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, enquanto senta e relaxa em taludes, bancos e espreguiçadeiras.

Ele também conta com uma rica biblioteca que pode ser utilizada pelos visitantes, com wi-fi e uso de computadores, além de um auditório com capacidade para 200 lugares. Ademais, são oferecidas oficinas, exposições, contação de história e muitos outros eventos culturais. 

Parque Ecológico Imigrantes (conteúdo novo)

O Parque Ecológico Imigrantes é um convite para você conhecer o coração da Mata Atlântica! Nele, você pode contemplar a natureza e aprender um pouco mais sobre a fauna e flora.

Localizado em São Bernardo do Campo, ele conta com visitas gratuitas, passeios educativos e centro de estudos para pesquisadores, alunos e professores.

Outro ponto forte é a sua acessibilidade. Plataformas, bondinho em plano inclinado, rampas de acesso, recursos eletrônicos de áudio e a Trilha Sensorial, possibilitam que o passeio seja aproveitado ao máximo por cadeirantes, deficientes visuais e pessoas com necessidades especiais.

Como podemos perceber, os diversos parques em São Paulo são oportunidades de contato direto com a natureza, promovendo bem-estar físico e mental, além de serem oportunidades educativas e culturais à disposição da população.

Eles nos mostram como a capital paulista consegue ser um incrível misto de prédios, galerias, áreas comerciais e contato direto com a natureza.

E aí? Curtiu conhecer um pouco mais de São Paulo? Se você pensa em morar perto de uma dessas áreas de lazer, a Lello Imóveis possui diversas opções para locação e compra, como os imóveis no bairro Ibirapuera. Acesse nosso site e conheça seu novo lar próximo dos parques em SP!

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: