Please disable Ad Blocker before you can visit the website !!!

10 parques em São Paulo para quem quer curtir a natureza

by Lello Imóveis   ·  6 meses ago  
thumbnail

A capital paulista é rica em áreas verdes, possibilitando ao morador curtir de perto a natureza. Conheça os 10 principais parques em São Paulo aqui.

A capital paulista é rodeada de uma arquitetura urbana única e de uma natureza ímpar. Os parques em São Paulo são os pontos de encontro, lazer e relaxamento para quem quer curtir a beleza natural da maior cidade do país.

A famosa Terra da Garoa é reconhecida também pelos seus números e títulos. Com mais de 12 milhões de habitantes, conta com a maior população do país e da América do Sul. 

Em janeiro de 2022, completa 468 anos de história e progresso. Considerada referência mundial, como centro financeiro, mercantil, corporativo e cultural. 

Entre seus diversos prédios que formam um conjunto arquitetônico único e garantem conforto, funcionalidade e praticidade aos seus moradores e milhões de visitantes anuais, a cidade também mantém 109 parques e áreas verdes que possibilitam à população a convivência direta em meio a natureza. 

Esse contato é essencial para a saúde física e mental, por isso selecionamos os 10 melhores parques em São Paulo, para quem gosta de usufruir dos benefícios das áreas naturais. Confira.

Confira os melhores parques em São Paulo!

Um estudo publicado em 2019, na Revista Nature, mostra que o contato e a vivência com o meio ambiente promovem significativos benefícios para o bem-estar físico e mental. 

Segundo os pesquisadores, duas horas semanais curtindo a natureza pode ajudar a melhorar o humor e aliviar sintomas da depressão, ansiedade e estresse. 

Uma boa opção para curtir são os inúmeros parques em São Paulo, espalhados por todas as regiões da cidade, praticamente todos de fácil acesso, podendo-se chegar neles de metrô

Os principais são:

Parque Ibirapuera

O Ibirapuera é cartão postal. Reduto dos paulistanos e visitantes que desejam dar uma pausa na correria do dia para curtir de perto a mais incrível fauna e flora. 

Fica localizado no bairro de mesmo nome, na região centro-sul da capital paulista, pertencente ao distrito de Moema, região nobre que concentra o melhor IDH de São Paulo

O local abriga mais de 314 espécies de animais distribuídos em peixes, aves aquáticas, pássaros, répteis, serpentes, etc, um dos parques mais visitados da América Latina.

Bosques, sub-bosques, jardins, gramados e a mais diversificada flora, podendo curtir em todas formas, inclusive caminhadas, pedaladas e práticas de atividades físicas. A área é conhecida por abrigar o lago e a ponte japonesa.

O Ibirapuera também é um grande reduto de cultura, lá você pode encontrar cinco museus com exposições fixas e mostras itinerantes.

Clique para conhecer: 

Parque Burle Marx

O Burle Marx está situado na região sul da cidade e é outro entre os parques em São Paulo, referência de visitação, pela sua beleza natural e riqueza nas diversas espécies de fauna e flora presentes. 

Em meio à natureza o visitante encontra pista de cooper e caminhada, além de aparelhos para atividades físicas. Também pode realizar trilhas e passeios em meio a mata. Possui orquidários, lagos e espelho d’água. 

O local oferece espaço para eventos, como piqueniques, festas de aniversários e confraternizações. Também mantém um projeto de horta comunitária. 

Parque da Água Branca

O Água Branca está localizado na zona oeste da capital. 

Junto do contato direto com belas paisagens naturais, o local oferece uma infraestrutura diferenciada para a população dos arredores e visitantes.

Nos seus 137 mil metros quadrados, oferece espaço multiuso e ambiente especial para a melhor idade, denominada Praça do Idoso, equipada com aparelhos para ginástica. 

Também mantém espaços para piqueniques e reuniões, parques infantis, espaço para xadrez e leitura, além do Museu Geológico. 

Aos domingos acontece a feira orgânica, onde o visitante tem a oportunidade de adquirir diversos produtos. 

Também é possível programar visitas monitoradas na Área de Preservação Permanente do parque. Os passeios em meio a região são realizados em passarelas suspensas de madeira.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico também é referência entre os parques em São Paulo. 

Situado no Bairro de Vila Água Funda, na zona sul da cidade, o local oferece mais que apenas o contato direto com a bela natureza de sua vegetação, fauna e lagos. 

Seus 108 mil m² são distribuídos em atrações e alternativas de visitações, como:

  • estufas, 
  • Museu Botânico, 
  • Jardim de Lineu, 
  • Jardim dos Sentidos, 
  • túnel de bambu, 
  • Castelinho, 
  • Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga.

Parque Trianon

O Trianon é considerado um refúgio verde no coração da cidade, ou seja, na sua região central. Ajuda a embelezar a conhecida Avenida Paulista.

O local abriga uma rica e exótica flora, além de servir de morada para uma diversificada espécie de animais silvestres.

O local pode ser aproveitado para curtir bons momentos em meio a natureza, realizar atividades físicas e trilhas no dia a dia. Ele também serve de ligação entre a avenida Paulista e a Alameda Santos.

Parque da Aclimação

Essa é mais uma das áreas verdes transformadas em parques em São Paulo. Ele está situado na zona sul da cidade, em um dos melhores bairros para morar, a Vila Mariana. 

O Parque da Aclimação possui mais de 112 mil metros quadrados, oferecendo ao visitante:

  • pista de cooper e caminhada, 
  • espaços para passeios e piqueniques,
  • quadras para vôlei, futebol e basquete,
  • aparelhos para ginástica,
  • playground,
  • biblioteca temática ambiental,
  • concha acústica,
  • jardim japonês com espelho d’água.

Parque Estadual da Cantareira

O Parque Estadual da Cantareira é reconhecido por manter uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo preservada. 

Sua extensão abrange os municípios de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras e região norte de São Paulo. A capital paulista abriga a maior parte.

No local, é possível curtir trilhas estruturadas para caminhadas ou pedaladas. O visitante também pode aproveitar as delícias de uma cachoeira e momentos de pescaria. 

Durante o passeio, pode-se observar espécies de animais e vegetais em extinção, como o bugio e gato-do-mato, e canela-preta e sassafrás. Entre muitas outras cuidadas e preservadas pelo parque.

Parque da Independência

O local faz parte do patrimônio histórico da cidade e está situado no bairro Ipiranga, na região sudeste da capital.

Área rica em fauna e flora, passeando pelo Parque da Independência o visitante pode usufruir da pista para cooper e caminhadas, bem como aparelhos de ginástica, playground e área de estar.

Como atração, o espaço conta com chafariz, fonte e cascata. Também é possível visitar a Casa do Grito, apreciar o Monumento da Independência, Cripta Imperial, Museu de Zoologia e o conhecido Museu do Ipiranga. 

Parque Ecológico do Tietê

Natureza, educação ambiental e cultura reúnem-se no Parque Ecológico do Tietê, que está situado na região leste da cidade.

Além de toda a riqueza natural da sua fauna e flora preservadas, no interior do local acontecem eventos culturais e educacionais. 

As principais atrações do local são: 

  • Centro de Educação Ambiental, 
  • Centro Cultural, 
  • Museu do Tietê, 
  • biblioteca,
  • Centro de Recepção de Animais Silvestres, com mais de 2 mil animais apreendidos pelo IBAMA ou doados pela população. 

Parque Villa-Lobos

O Villa-lobos é mais um dos parques em São Paulo que está rodeado de uma beleza natural ímpar que possibilita ao visitante pedalar, caminhar, praticar atividades físicas e de lazer para relaxar na correria do dia a dia.

Além da natureza ao seu redor, o visitante pode curtir bons momentos culturais e usufruir da tecnologia que o local disponibiliza. 

Um dos atrativos do jardim é o espaço denominado “Ouvillas”. Um ambiente exclusivo que possibilita conhecer e ouvir as obras do renomado maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. 

O parque também disponibiliza uma rica biblioteca que pode ser utilizada pelos visitantes, com wi-fi e uso de computadores. Possui também um auditório com capacidade para 200 lugares.

No local, são oferecidas oficinas, exposições, contação de história e muitos outros eventos culturais.

Como podemos perceber, os diversos parques em São Paulo são oportunidades de contato direto com a natureza, o que promove bem-estar físico e mental, mas também são oportunidades educativas e culturais à disposição da população. 

E aí? Curtiu conhecer a natureza de São Paulo? Se você pensa em morar perto de um desses parques, a Lello Imóveis possui diversas opções para locação e compra! Acesse nosso site e conheça seu novo lar próximo da natureza!