Home » Faça você mesmo: 3 ideias para começar 2022 com seu lar mais lindo!

Faça você mesmo: 3 ideias para começar 2022 com seu lar mais lindo!

por Lello Imóveis

Ano novo é época de renovar a decoração da casa! Você pode fazer isso deixando a sua criatividade aflorar e revelando seu talento com a famosa prática DIY (Do It Yourself), conhecida por todos nós como: faça você mesmo. 

Atualmente, o Do It Yourself já virou um estilo de vida estimulando os adeptos a produzirem o máximo de tudo que utilizam, seja uma roupa, um objeto para enfeite, uma prateleira, um móvel para casa e, até mesmo, o seu alimento.

Em especial, a decoração é uma das práticas mais envolventes do DIY, já que camisetas velhas podem se transformar em lindos tapetes. Uma porta de madeira pode virar uma linda e funcional mesa ou prateleiras incríveis, entre muitas outras alternativas de criação.

O convite é colocar a mão na massa e a criatividade para funcionar para produzir algo que a princípio só seria possível de ser fabricado por um profissional especializado.

Quer usar o faça você mesmo para deixar o seu lar mais bonito e aconchegante em 2022 de forma rápida e econômica? Confira algumas dicas de como fazer isso!

3 itens de faça você mesmo que você pode finalizar em um dia

O DIY surgiu no início do século XX, nos Estados Unidos, e era uma forma dos americanos combaterem o capitalismo e o consumismo da época.

O movimento tinha como objetivo incentivar para que cada pessoa fizesse aquilo que precisava para suprir suas necessidades.

 A ideia ganhou força mundial nas últimas décadas, devido à conscientização ecológica e o desejo de economizar das pessoas de forma geral.

Sem contar na satisfação de ver acabado um móvel, um tapete ou um objeto decorativo feito pelas próprias mãos! O sentimento é incrível.

E tem mais: sem gastos significativos que possibilitam dar uma renovada no visual de uma sala, quarto, cozinha, banheiro, varanda e o que mais a sua imaginação permitir. 

O conceito de decoração faça você mesmo é muito amplo e pode ser aplicado em várias ocasiões, utilizando-se das mais incríveis dicas para valorizar um ambiente, seja ele grande ou pequeno, próprio ou alugado.

Em especial, trouxemos 3 ideias para você aplicar na sua casa ou apartamento, de forma rápida e com o mínimo de custos. Use a criatividade e faça você mesmo:

Tricot gigante

Nascido na Inglaterra, o tricot gigante conquistou o mundo e deixou de ser usado apenas para aquecer os dias frios. 

Atualmente, a técnica está presente nos mais diversos itens de decoração. 

Como comprar peças prontas exige um pouco mais de dinheiro, fazer peças com o tricot gigante é uma das preferências de quem adora trabalho manual e quer aderir ao faça você mesmo.

A técnica é praticamente idêntica ao tricot comum, o que muda é a espessura da linha e as dimensões das agulhas que são super grossas. Tem quem use os próprios braços como agulha. Nesse caso, é preciso ser um pouco mais habilidoso.

Fios e agulhas grossos resultam em pontos super grandes formando carreiras bem largas, o que agiliza o término do trabalho.

Você pode confeccionar as mais incríveis peças, como:

  • mantas para sofá,
  • colchas,
  • almofadas,
  • tapetes e capachos,
  • cachepô para vasos,
  • puff nó,
  • capas para puffs,
  • assentos de cadeiras,
  • poltronas.

O tricô gigante pode ser confeccionado com a lã merino, fio soft ou de malha, entre outras linhas. Elas são encontradas em diferentes cores e espessuras, e cada uma delas tem o tipo de agulha adequado. 

Todo material para o tricot gigante é encontrado em lojas físicas ou online de aviamentos e armarinhos. 

Faça você mesmo o seu tricot gigante e arrase no visual da sua casa!

Decoração com washi tape

Podemos dizer que a decoração existe antes e depois do washi tape!

Sua versatilidade abriu um leque de possibilidades para criar e renovar ambientes, móveis e objetos. 

A poderosa fita adesiva de origem japonesa pode ser aplicada onde você nem sequer imagina.

Por isso, ela é material indispensável para quem aderiu ao faça você mesmo e quer dar um novo visual à sua casa ou apartamento nesse início de ano.

Muitas pessoas acreditam que elas são feitas apenas de arroz, o que não é verdade. Existem versões fabricadas de bambu, cânhamo, trigo, entre outras matérias-primas.

Inclusive, hoje existem fitas que, inclusive, resistem à umidade. Elas são ideais para as áreas molhadas da casa, como o banheiro e a cozinha.

Você encontra as washi tapes nas mais diversas opções, sejam elas lisas, coloridas e com uma incontável variedade de estampas. 

Elas são super práticas, vêm em rolos e podem ser largas, finas ou grossas. Algumas são revestidas de glitter, renda ou, até mesmo, tecido. Essas opções dão um toque especial ao trabalho.

Você pode usá-las, por exemplo, para revestir tetos, paredes, portas, armários, mesas e os mais variados móveis, bem como para dar uma renovada nas molduras dos seus quadros.

Além disso, elas podem ser usadas para personalizar tomadas, cabides, porta-retratos, bem como potes e utensílios da cozinha. 

Não acabou por aí! Elas também garantem um charme especial em espelhos e vidros.

Ah! Elas são super em conta e podem ser encontradas nas mais diferentes versões, em rolos individuais ou em kits. 

Também são encontradas em lojas de artesanato e na internet. 

Caso opte por comprar online, não se esqueça de verificar certinho a aplicação de cada uma e a sua espessura.

Cabeceira de cama

Nossa terceira dica de decoração não está relacionada ao uso de uma determinada técnica ou material e, sim, uma ideia de customização que você pode fazer sem ajuda profissional!

Que tal aproveitar o clima de começo de ano e dar um toque especial no seu quarto, customizando a cabeceira da sua cama?

Se a cabeceira for de madeira, por exemplo, você pode pintar com outra cor (ou ainda usar a washi tapes) para renovar o visual.

Também pode optar por revesti-la com um tecido da sua preferência. 

Caso você tenha uma cama box e ainda não possua cabeceira, uma dica é utilizar pallets e restos de madeira de forma personalizada e criativa.

Uma boa ideia é pintar o pallet da sua cor de preferência e usar luzes de Natal para deixá-la ainda mais bonita.

Janelas usadas ou venezianas também podem ser reformadas, pintadas e reaproveitadas para criar cabeceiras incríveis!

Acha que seu talento ainda não está nesse nível? 😂

Uma dica é fazer o seu primeiro DIY demarcando o espaço da cabeceira direto na parede e preenchendo com a tinta da sua preferência.

Se quiser algo mais moderno, pode fazer formas geométricas diversas dentro dessa demarcação ou ainda utilizar mais de uma cor para fazer a composição.

Então, gostou das dicas de faça você mesmo para começar 2022 dando um toque especial e personalizado na decoração do seu lar? Se resolver colocar em prática, não se esqueça de tirar uma foto bem legal e nos marcar lá no Instagram, vamos adorar compartilhar esse momento com você.

Agora, que tal continuar no nosso blog e aprender como decorar o seu primeiro imóvel?

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: