Please disable Ad Blocker before you can visit the website !!!

8 dicas de como alugar um imóvel com segurança

by Lello Imóveis   ·  1 mês ago  
thumbnail

Quer saber como alugar um imóvel com segurança? Leia o nosso post e veja 8 dicas que fazem toda a diferença na hora de escolher o seu futuro lar.

Saber como alugar um imóvel com segurança é essencial para todos que estão procurando por um novo lar e não sabem o que considerar.

O sonho do seu novo cantinho, não precisa ser uma dor de cabeça, mas alguns problemas podem ocorrer caso você não se atente a tudo, como ficar em um imóvel de má qualidade, se ver obrigado a pagar taxas extras ou ainda ter conflitos com o proprietário.

Para auxiliar você nessa busca, separamos 8 dicas de como alugar um imóvel com segurança. Continue lendo e confira quais são elas!

Como alugar um imóvel com segurança?

Não existe um passo a passo preciso que deve ser seguido para fazer a locação de um imóvel com mais segurança, mas há alguns fatores que precisam ser considerados por todos os futuros locatários:

Avalie suas finanças

Antes de iniciar a busca pelo seu imóvel ideal, é importante ter em mente qual é o limite máximo que você, seu companheiro ou sua família podem pagar.

Isso evitará que você se apaixone por aquele apartamento no centro que tem um aluguel muito mais alto do que o seu salário, por exemplo.

Lembre-se que além do valor do aluguel podem existir outros custos, como:

  • IPTU,
  • luz e água,
  • seguro contra incêndios,
  • condomínio,
  • gás

Não se esqueça também de considerar o reajuste anual que ocorre em todos os contratos, o que pode inviabilizar aqueles que estão muito próximos do limite estabelecido.

Uma boa dica é ter uma margem para qualquer imprevisto. É claro que ninguém espera por eles, mas podem acontecer.

Analise a localização

Quem mora ou deseja morar em São Paulo sabe que o trânsito pode ser um tanto quanto caótico.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Rede Nossa São Paulo, pessoas com carro gastam cerca de 1h29 no deslocamento para sua atividade principal. Para as que usam transporte público, o tempo vai para 1h56.

Para evitar que isso ocorra com você, aconselhamos analisar bem a localização, considerando o transporte público ao redor e o trânsito da região.

Além disso, não esqueça de avaliar a segurança do local e a infraestrutura disponível. 

Veja se há supermercados, farmácias, postos de gasolina e lojas na redondeza.

Se você trabalha em home office, esse ponto passa a ser secundário.

Verifique a estrutura

Após encontrar um imóvel que esteja dentro do seu orçamento e próximo de onde você deseja, é hora de começar a analisar a casa ou apartamento em si.

Por isso, uma das nossas dicas de como alugar um imóvel com segurança é verificar a estrutura, ou seja, analisar se há problemas como:

  • infiltrações ou umidade,
  • rachaduras nas paredes ou teto,
  • buracos no telhado,
  • portas, janelas e esquadrias com cupim.

Também confira se aquele imóvel tem tudo o que você e sua família precisam.

Se você gosta de fazer um churrasco com os amigos no final de semana, por exemplo, um imóvel sem um espaço gourmet pode comprometer os seus momentos de lazer.

Visite o imóvel em horários diferentes

O comum é realizar apenas uma visita antes de fazer a locação, mas esse é um erro que pode custar caro.

Nós recomendamos que você agende mais de um horário para verificar como é o local, o movimento da região, o comportamento dos vizinhos e outras questões que só se vêem a partir da segunda visita.

Não tenha vergonha de pedir isso ao proprietário ou à imobiliária. É um direito seu e fará toda a diferença na hora de encontrar o imóvel ideal.

Converse com a vizinhança

Por mais que você visite a região, existem coisas que só se descobrem com o tempo, como um vizinho barulhento, os problemas constantes no elevador do prédio ou ainda a condição do imóvel.

Então, uma das nossas dicas de como alugar um imóvel com segurança é: converse com a vizinhança.

E esse conselho é ainda mais importante em condomínios, para que você entenda como funcionam as regras e veja se elas se adaptam ao seu estilo de vida.

De nada adianta um apartamento ser perfeito para sua família, se ele não aceita os seus pets, por exemplo.

Analise com calma o contrato de locação

Outra dica essencial de como alugar um imóvel com segurança é analisar o contrato proposto. 

Nunca assine nada sem antes ler com bastante cuidado.

Tenha atenção especial para:

  • renovação do contrato,
  • manutenção,
  • direitos e obrigações dos inquilinos e dos proprietários,
  • possíveis multas relativas à quebra de contrato,
  • forma de reajuste acordada.

Caso você não concorde com algo, converse com a imobiliária ou com o proprietário para tentar um acordo.

E, se isso não for possível, parta para a próxima opção. 

Nunca se submeta a cláusulas abusivas para alugar um imóvel. Isso pode trazer várias incomodações com o tempo, tanto financeiras quanto emocionais.

Uma forma de evitar que isso ocorra é enviar o contrato para um advogado de confiança que avaliará e falará se há algo de errado ou ainda contar com uma imobiliária séria e comprometida com os seus clientes.

Vistoria na ocupação do imóvel

Para evitar qualquer incômodo na hora de devolver o imóvel, é indispensável que uma boa vistoria seja feita.

Caso você não saiba, a vistoria é o levantamento de características do imóvel e seu estado de conservação  atual.

É importante que você verifique atentamente todo o descritivo e aponte as divergências, porque essa mesma vistoria será usada no momento da sua desocupação do imóvel.

Se você alugou uma casa com uma pintura nova, por exemplo, deve entregar o imóvel do mesmo jeito.

Nessa etapa, é importante anotar e registrar qualquer falha que possa, no futuro, ser considerada uma responsabilidade sua.

Conte com uma imobiliária!

Felizmente, você não precisa passar por isso sozinho!

Ao contar com uma imobiliária de confiança, é possível ter ajuda na hora de calcular os custos, verificar a estrutura, fazer a vistoria e criar um contrato transparente, de fácil entendimento e que atenda as necessidades de ambas as partes.

Além disso, a empresa também evitará que você caia em frias, como alugar um imóvel por um preço abusivo e pagar caução e não receber de volta o valor, por exemplo.

E para quem quer facilidade para alugar e não quer ter despesas extras com contratação de seguro fiança ou mesmo pedir ajuda a um amigo e parente para ser fiador, a Lello oferece o Aluguel Tranquillo. Com ele, os inquilinos de apartamentos podem:

  • aluguel sem fiança, sem caução e sem complicação,
  • compor renda para aprovação da locação
  • contar com esse serviço de maneira simples e rápida!

E o nome já diz tudo!  Com esse produto vamos entregar aos moradores tranquilidade, simplicidade e cuidado na locação de seus imóveis.

Visite o nosso site para conhecer as nossas opções de imóveis residenciais e comerciais disponíveis, são mais de 22 mil ofertas espalhadas nas principais regiões de São Paulo, ABC Paulista e Jundiaí.

Acesse o nosso site, escolha o seu imóvel e faça você mesmo o agendamento, é online e você não precisa falar com ninguém, Mas, se precisar, é só entrar em contato conosco, estamos aqui prontinhos pra te atender!