Home » Feira da Liberdade: tradição e cultura oriental em SP

Feira da Liberdade: tradição e cultura oriental em SP

por Lello Imóveis

Morar em São Paulo é um privilégio, pois você tem a oportunidade de experimentar a sensação de estar em outro país apenas circulando pelo centro da cidade. Para conhecer um pedaço do Japão, por exemplo, basta visitar a Feira da Liberdade, um evento que acontece todos os sábados e domingos na capital.

Lá, você encontra um misto de gastronomia, artesanato e tradicionalismo que encanta. E o mais legal é que ao caminhar pelas ruas do bairro e visitar as lojas, restaurantes e barracas é possível ouvir conversas em japonês, mandarim e coreano.

Neste post, você fará uma viagem pela região e terá uma oportunidade única de conhecer a cultura, sabores e costumes dos povos orientais que escolheram a cidade de São Paulo para viver. Continue lendo e saiba mais!

Conheça o bairro da Liberdade (conteúdo novo)

Além da tradicional feira, o bairro da Liberdade também encanta e atrai diversas pessoas por outros atributos, como sua ótima localização, acesso às boas moradias, saúde, educação e lazer.

Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre esse distrito que tem um espaço reservado no coração de diversas pessoas que escolheram São Paulo como casa, separamos alguns pontos interessantes:

Saúde

O bairro fica próximo de vários hospitais, como o Hospital Leforte Liberdade, Hospital Sancta Maggiore e Hospital Glória;

Educação

Seja para adultos, jovens ou crianças, também há diversas opções de escolas e faculdades, como a Etec Carlos de Campos, a Universidade Cruzeiro do Sul e a UNINOVE – Campus Vergueiro;

Lazer e Cultura

Pode acreditar que você sempre terá o que fazer na Liberdade! Além da tradicional feira, a região ainda conta com museus, parques, bares, karaokês e restaurantes que agradam pessoas de diversas idades, estilos e gostos pessoais.

Uma curiosidade interessante é que nesse incrível distrito também é possível encontrar milhares de descendentes de outros países, como chineses, sul-coreanos, filipinos e tailandeses.

Seja para comprar ou alugar um imóvel, a Liberdade é um bairro com uma ótima união entre cultura, lazer, aconchego e comodidade!

Qual é a história da Feira da Liberdade? (conteúdo modificado)

A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Praça da Liberdade, como é oficialmente reconhecida pelas autoridades municipais, existe desde o ano de 1975.

Após a Segunda Guerra Mundial, a região tornou-se o local preferido dos imigrantes, e foi ali que se concentrou grande parte dessa população.

A feira começou quando os imigrantes que viviam por lá, resolveram organizar encontros aos finais de semanas, em que podiam, além de reviver seus costumes, vender produtos, artesanatos e comidas típicas do Japão.

Com isso, eles transformaram o distrito em um local onde o idioma, costumes, e até mesmo a decoração, lembram o estilo marcante da cultura e tradição japonesa.

Ao longo dos anos, a atração foi ganhando cada vez mais notoriedade na cidade e sua fama acabou chegando também aos milhares de turistas que visitam a capital paulista, chamando a atenção de pessoas que iam para lá no objetivo de experimentar a saborosa comida oriental e adquirir seus produtos.

Atualmente a feira conta com dezenas de barracas que oferecem uma variedade de mercadorias que conquistam a admiração dos que passeiam pelo local, além de muitos sabores a preços convidativos de itens das mais diversas culturas orientais.

Como a cultura oriental agrega a nossa cultura? (conteúdo modificado)

No bairro se encontra o maior percentual de japoneses e seus descendentes, que vivem fora de sua terra natal. Até o ano de 1914, mais de 10 mil imigrantes japoneses já viviam em terras brasileiras. 

Segundo um relatório da Central Intelligence Agency (CIA), publicado em 2019 nos Estados Unidos, o Brasil conta com uma população de origem japonesa que ultrapassa 1,6 milhão de pessoas, se concentrando em São Paulo, que possui a maior população nipônica do mundo fora do Japão.

E tudo isso está diretamente ligado à característica do Brasil de englobar, em uma única nação, culturas das mais diversas regiões do mundo. Em São Paulo, especialmente, é possível conhecer costumes e sabores das mais variadas etnias, inclusive das tradições orientais.

O que você pode encontrar na feira? (conteúdo novo e modificado)

É impossível visitar a Feira da Liberdade e não se encantar com tantas opções e novidades, principalmente para os que não estão familiarizados com os costumes e a cultura oriental. Pode confiar, é uma experiência incrível e enriquecedora!

Barracas e lojas na Feira da Liberdade

Tratando-se do Japão, na Feira da Liberdade é possível encontrar uma presença cultural em diversas barracas e lojas:

  • Bonecas japonesas ou as famosas estatuetas de Maneki Neko, conhecido como o gato que acena ou o gato da sorte;
  • Cerâmicas ricas em detalhes e com pinturas feitas à mão;
  • Os pequenos bonsais, árvores cultivadas em vasos pequenos;
  • Ukiyo-e (imagens do mundo flutuante) conhecida como estampa japonesa;
  • Objetos em origami ou até mesmo kits para você aprender a praticar a arte de dobrar papel;
  • Arranjos florais ikebana (flores vivas) confeccionados com flores, galhos, folhas, frutos e plantas secas, que podem ser usados tanto para decorar a casa quanto para compor altares.

Circulando pelas barracas predominantes decoradas nas cores vermelho e branco, você também terá acesso às roupas, luminárias, bijuterias, almofadas e até mesmo, peixes em aquários.

Culinária 

Encontra-se também na Feira da Liberdade o melhor da culinária oriental, onde se pode experimentar delícias, como:

  • Takoyaki;
  • Ebiyaki;
  • Yakisoba;
  • Yakibifum;
  • Yakimeshi;
  • Okonomiyaki;
  • Tempura;
  • Sushi;
  • Sashimi.

Para quem gosta de um aperitivo, na feira também tem a autêntica bebida destilada japonesa: o saquê. Outra opção é experimentar diversos pratos orientais e até mesmo delícias das feiras brasileiras, tais como:

  • Frango xadrez;
  • Guioza;
  • Baozi;
  • Sorvete frito; 
  • Espetinhos;
  • Cocada;
  • Raspadinhas;
  • Churros;
  • Sucos de frutas tropicais.

As barracas gastronômicas estão localizadas na Rua dos Estudantes, na continuidade da Praça da Liberdade. Elas são bem variadas e possuem delícias que agradam públicos de diversas idades e gostos pessoais.

Festas anuais na Feira da Liberdade

Além de todas as atrações cotidianas da feira, o bairro ainda acomoda várias festas anuais marcadas por decorações temáticas, músicas, danças típicas, shows, boa gastronomia e apresentações. São opções divertidas para curtir com toda a família!

Entre as principais festas da praça da Liberdade, temos:

  • Ano Novo Chinês – Janeiro e fevereiro;
  • Hanamatsuri (Festival das Flores) – Abril;
  • Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) – Julho e agosto;
  • Toyo Matsuri (Festival Oriental) – Dezembro;
  • Moti Tsuki – Dezembro.

Bem ao estilo Brasil, o local é uma mistura de aromas, sabores e idiomas que certamente você recordará com saudades e com vontade de voltar, pois geralmente quem conhece a feira se torna frequentador assíduo!

Localização e horário da Feira da Liberdade 

A Feira da Liberdade acontece todos os sábados e domingos das 10 às 18 horas. O endereço é Praça da Liberdade, entre a Rua Galvão Bueno e a dos Estudantes.

A melhor opção para chegar ao local para quem usa o transporte público é optar pelo Metrô e descer na Estação Japão – Liberdade (Linha 1-Azul), que fica exatamente no local onde acontece o evento.

Muitos moradores do bairro e das proximidades visitam a região para tomar um café da manhã ao estilo oriental, fazer um delicioso lanche ou tirar um tempo livre para fugir da correria do dia a dia.

Imóveis perto da Feira da Liberdade (conteúdo modificado)

Se bateu aquela vontade de conhecer a feira ou ainda de buscar um local agradável e acolhedor para viver em São Paulo, o bairro da Liberdade é uma excelente opção.

Além de toda uma estrutura para se viver bem e com qualidade, vale destacar que ele possui o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,858 ponto, considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Para conferir ótimos imóveis na Liberdade e arredores, contate a Lello Imóveis e conheça as melhores opções para alugar ou comprar um imóvel.

São mais de 60 anos de história, colaborando para transformar sonhos de milhares de pessoas em realidade e proporcionando excelentes negócios, com responsabilidade, transparência e profissionalismo.

Acesse nosso site e conheça as diversas possibilidades existentes para você poder morar pertinho da Feira da Liberdade e aproveitar a vida com toda a estrutura, comodidade e conforto que São Paulo pode oferecer!

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: