Morar em São Paulo é um privilégio, pois você tem a oportunidade de experimentar a sensação de estar em outro país apenas circulando pelo centro da cidade. Para conhecer um pedaço do Japão, por exemplo, basta visitar a Feira da Liberdade, um evento que acontece todos os sábados e domingos na capital.
Lá, você encontra um misto de gastronomia, artesanato e tradicionalismo que encanta. E o mais legal é que ao caminhar pelas ruas do bairro e visitar as lojas, restaurantes e barracas é possível ouvir conversas em japonês, mandarim e coreano.
Neste post, você fará uma viagem pela região e terá uma oportunidade única de conhecer a cultura, sabores e costumes dos povos orientais que escolheram a cidade de São Paulo para viver. Continue lendo e saiba mais!
Conheça o bairro da Liberdade (conteúdo novo)
Além da tradicional feira, o bairro da Liberdade também encanta e atrai diversas pessoas por outros atributos, como sua ótima localização, acesso às boas moradias, saúde, educação e lazer.
Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre esse distrito que tem um espaço reservado no coração de diversas pessoas que escolheram São Paulo como casa, separamos alguns pontos interessantes:
Saúde
O bairro fica próximo de vários hospitais, como o Hospital Leforte Liberdade, Hospital Sancta Maggiore e Hospital Glória;
Educação
Seja para adultos, jovens ou crianças, também há diversas opções de escolas e faculdades, como a Etec Carlos de Campos, a Universidade Cruzeiro do Sul e a UNINOVE – Campus Vergueiro;
Lazer e Cultura
Pode acreditar que você sempre terá o que fazer na Liberdade! Além da tradicional feira, a região ainda conta com museus, parques, bares, karaokês e restaurantes que agradam pessoas de diversas idades, estilos e gostos pessoais.
Uma curiosidade interessante é que nesse incrível distrito também é possível encontrar milhares de descendentes de outros países, como chineses, sul-coreanos, filipinos e tailandeses.
Seja para comprar ou alugar um imóvel, a Liberdade é um bairro com uma ótima união entre cultura, lazer, aconchego e comodidade!
Qual é a história da Feira da Liberdade? (conteúdo modificado)
A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Praça da Liberdade, como é oficialmente reconhecida pelas autoridades municipais, existe desde o ano de 1975.
Após a Segunda Guerra Mundial, a região tornou-se o local preferido dos imigrantes, e foi ali que se concentrou grande parte dessa população.
A feira começou quando os imigrantes que viviam por lá, resolveram organizar encontros aos finais de semanas, em que podiam, além de reviver seus costumes, vender produtos, artesanatos e comidas típicas do Japão.
Com isso, eles transformaram o distrito em um local onde o idioma, costumes, e até mesmo a decoração, lembram o estilo marcante da cultura e tradição japonesa.
Ao longo dos anos, a atração foi ganhando cada vez mais notoriedade na cidade e sua fama acabou chegando também aos milhares de turistas que visitam a capital paulista, chamando a atenção de pessoas que iam para lá no objetivo de experimentar a saborosa comida oriental e adquirir seus produtos.
Atualmente a feira conta com dezenas de barracas que oferecem uma variedade de mercadorias que conquistam a admiração dos que passeiam pelo local, além de muitos sabores a preços convidativos de itens das mais diversas culturas orientais.
Como a cultura oriental agrega a nossa cultura? (conteúdo modificado)
No bairro se encontra o maior percentual de japoneses e seus descendentes, que vivem fora de sua terra natal. Até o ano de 1914, mais de 10 mil imigrantes japoneses já viviam em terras brasileiras.
Segundo um relatório da Central Intelligence Agency (CIA), publicado em 2019 nos Estados Unidos, o Brasil conta com uma população de origem japonesa que ultrapassa 1,6 milhão de pessoas, se concentrando em São Paulo, que possui a maior população nipônica do mundo fora do Japão.
E tudo isso está diretamente ligado à característica do Brasil de englobar, em uma única nação, culturas das mais diversas regiões do mundo. Em São Paulo, especialmente, é possível conhecer costumes e sabores das mais variadas etnias, inclusive das tradições orientais.
O que você pode encontrar na feira? (conteúdo novo e modificado)
É impossível visitar a Feira da Liberdade e não se encantar com tantas opções e novidades, principalmente para os que não estão familiarizados com os costumes e a cultura oriental. Pode confiar, é uma experiência incrível e enriquecedora!
Barracas e lojas na Feira da Liberdade
Tratando-se do Japão, na Feira da Liberdade é possível encontrar uma presença cultural em diversas barracas e lojas:
- Bonecas japonesas ou as famosas estatuetas de Maneki Neko, conhecido como o gato que acena ou o gato da sorte;
- Cerâmicas ricas em detalhes e com pinturas feitas à mão;
- Os pequenos bonsais, árvores cultivadas em vasos pequenos;
- Ukiyo-e (imagens do mundo flutuante) conhecida como estampa japonesa;
- Objetos em origami ou até mesmo kits para você aprender a praticar a arte de dobrar papel;
- Arranjos florais ikebana (flores vivas) confeccionados com flores, galhos, folhas, frutos e plantas secas, que podem ser usados tanto para decorar a casa quanto para compor altares.
Circulando pelas barracas predominantes decoradas nas cores vermelho e branco, você também terá acesso às roupas, luminárias, bijuterias, almofadas e até mesmo, peixes em aquários.
Culinária
Encontra-se também na Feira da Liberdade o melhor da culinária oriental, onde se pode experimentar delícias, como:
- Takoyaki;
- Ebiyaki;
- Yakisoba;
- Yakibifum;
- Yakimeshi;
- Okonomiyaki;
- Tempura;
- Sushi;
- Sashimi.
Para quem gosta de um aperitivo, na feira também tem a autêntica bebida destilada japonesa: o saquê. Outra opção é experimentar diversos pratos orientais e até mesmo delícias das feiras brasileiras, tais como:
- Frango xadrez;
- Guioza;
- Baozi;
- Sorvete frito;
- Espetinhos;
- Cocada;
- Raspadinhas;
- Churros;
- Sucos de frutas tropicais.
As barracas gastronômicas estão localizadas na Rua dos Estudantes, na continuidade da Praça da Liberdade. Elas são bem variadas e possuem delícias que agradam públicos de diversas idades e gostos pessoais.
Festas anuais na Feira da Liberdade
Além de todas as atrações cotidianas da feira, o bairro ainda acomoda várias festas anuais marcadas por decorações temáticas, músicas, danças típicas, shows, boa gastronomia e apresentações. São opções divertidas para curtir com toda a família!
Entre as principais festas da praça da Liberdade, temos:
- Ano Novo Chinês – Janeiro e fevereiro;
- Hanamatsuri (Festival das Flores) – Abril;
- Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) – Julho e agosto;
- Toyo Matsuri (Festival Oriental) – Dezembro;
- Moti Tsuki – Dezembro.
Bem ao estilo Brasil, o local é uma mistura de aromas, sabores e idiomas que certamente você recordará com saudades e com vontade de voltar, pois geralmente quem conhece a feira se torna frequentador assíduo!
Localização e horário da Feira da Liberdade
A Feira da Liberdade acontece todos os sábados e domingos das 10 às 18 horas. O endereço é Praça da Liberdade, entre a Rua Galvão Bueno e a dos Estudantes.
A melhor opção para chegar ao local para quem usa o transporte público é optar pelo Metrô e descer na Estação Japão – Liberdade (Linha 1-Azul), que fica exatamente no local onde acontece o evento.
Muitos moradores do bairro e das proximidades visitam a região para tomar um café da manhã ao estilo oriental, fazer um delicioso lanche ou tirar um tempo livre para fugir da correria do dia a dia.
Imóveis perto da Feira da Liberdade (conteúdo modificado)
Se bateu aquela vontade de conhecer a feira ou ainda de buscar um local agradável e acolhedor para viver em São Paulo, o bairro da Liberdade é uma excelente opção.
Além de toda uma estrutura para se viver bem e com qualidade, vale destacar que ele possui o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,858 ponto, considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Para conferir ótimos imóveis na Liberdade e arredores, contate a Lello Imóveis e conheça as melhores opções para alugar ou comprar um imóvel.
São mais de 60 anos de história, colaborando para transformar sonhos de milhares de pessoas em realidade e proporcionando excelentes negócios, com responsabilidade, transparência e profissionalismo.
Acesse nosso site e conheça as diversas possibilidades existentes para você poder morar pertinho da Feira da Liberdade e aproveitar a vida com toda a estrutura, comodidade e conforto que São Paulo pode oferecer!