Home » 6 dicas sobre como avaliar um imóvel para venda

6 dicas sobre como avaliar um imóvel para venda

por Lello Imóveis

Entender como avaliar um imóvel para venda pode ser um grande desafio. Ainda mais, quando não se sabe quais são todos os fatores envolvidos.

Por isso, esse processo deve ser feito com muita atenção e deve considerar tanto questões do imóvel, como da sua localização e da situação atual do mercado.

Um prédio novo, localizado no centro da cidade, por exemplo, será muito mais valorizado do que um antigo em uma região afastada.

Quer saber mais e conferir as dicas para te ajudar na hora de vender seu imóvel? Então, continue lendo e confira as dicas que selecionamos para você.

Por que avaliar um imóvel?

Antes de saber como avaliar um imóvel para venda é preciso compreender porque é necessário fazer isso. 

O primeiro é porque ao avaliar corretamente o seu patrimônio, você definirá um preço justo de mercado para ele. 

Ao precificar de forma justa, as possibilidades de atrair mais interessados em comprá-lo são maiores. 

Além disso, você terá a certeza de que o seu imóvel está sendo valorizado e será vendido pelo real preço do mercado. 

Ou seja, a avaliação dará a segurança da realização de um bom negócio.

Como avaliar um imóvel para venda?

Todo negócio precisa valer a pena e quando o assunto é sobre como avaliar um imóvel para venda, são vários os fatores que determinam o real valor de uma casa, apartamento, imóvel comercial, etc.

O processo envolve analisar desde o mercado até as mínimas características, profunda e imparcialmente. 

Para avaliar o seu imóvel, de forma justa e acertada, é preciso:

Pesquise o mercado 

O primeiro passo para quem deseja saber como avaliar um imóvel para venda é pesquisar o mercado imobiliário no momento.

O proprietário precisa compreender qual é a preferência do consumidor, o aumento da procura, taxas de crescimento, cidades e regiões preferidas, além do tipo de imóvel mais procurado. 

Para você saber, com o forte desejo da conquista da casa própria ou pela vontade do brasileiro em comprar imóveis maiores, o mercado imobiliário bateu recorde em crescimento em 2020, continuou crescendo em 2021 e tende a manter-se forte em 2022.

Frisamos que a pandemia mudou o comportamento dos compradores e uma das preferências é por locais maiores e rodeados de áreas verdes.

Estude a localização

A pandemia provocou uma mudança no comportamento. A localização está como um dos itens de maior relevância na compra de uma casa ou apartamento. 

A preferência está na vizinhança sossegada e, em simultâneo, uma região que ofereça segurança e infraestrutura, de comércios e serviços.

Mobilidade e o fácil acesso aos transportes públicos, como metrô, também estão entre as exigências e necessidades do comprador. 

Em regiões com esses atributos, os imóveis são mais valorizados. 

Outro ponto, que influencia no valor de uma casa, apartamento ou terreno, é a expectativa de crescimento e valorização do bairro a curto, médio e longo prazo.

Analise a conservação

Oferta de crédito e baixa considerável de juros aumentaram a venda de imóveis usados, em especial na cidade de São Paulo.

Para precificar justamente e conseguir vender uma casa ou um apartamento usados, é fundamental avaliar: 

  • a estrutura da obra,
  • as condições das paredes, teto, calçadas, janelas e portas, 
  • situação dos pisos, azulejos e louças sanitárias,
  • as instalações hidráulicas e elétricas. 

O estado da conservação também é decisivo para definir o preço do imóvel a ser vendido e também é um critério decisivo para o comprador.

Compare com imóveis semelhantes

Uma boa dica sobre como avaliar um imóvel para venda é pesquisar outras propriedades semelhantes à sua, na mesma região. 

Isso possibilita fazer uma comparação de toda a estrutura de ambas e avaliar se o valor pretendido a ser pedido pela casa ou pelo apartamento está em conformidade com preços e outras estruturas do mesmo padrão na região. 

Nesse sentido, os diversos serviços oferecidos online possibilitam analisar vídeos, imagens e fazer essa comparação de forma mais prática e rápida. 

Considere o tempo de construção

Muitas pessoas têm o pensamento de que um imóvel usado é mais barato que os novos, isso muitas vezes é verdadeiro, o que pode ser compensador. 

No entanto, quanto mais antiga é uma casa ou um apartamento, menos estrutura tem para abrigar, principalmente, todos os eletrônicos que uma família utiliza atualmente.

Geralmente, eles precisam passar por uma reforma da parte elétrica, necessitando muitas vezes de cabeamento e tomadas entre outras providências. Custo que precisa constar na avaliação final. 

Nesse sentido, os imóveis mais novos ou lançamentos costumam ter uma diferença bem significativa na valorização, se comparados com os antigos. 

Além disso, geralmente, as edificações atuais oferecem mais conforto, segurança, funcionalidade e praticidade. 

Muitos condomínios, por exemplo, contam com estruturas incríveis de lazer, com piscinas, quadras, parques e muito mais. Esse diferencial valoriza e muito um imóvel.

Conte com uma imobiliária

Anunciar em uma imobiliária ajuda a aumentar as chances de vender seu imóvel ainda mais rápido e ter propostas coerentes com o valor da sua propriedade. Mas lembre-se: procure imobiliárias que tenham experiência no mercado.

Divulgar um imóvel, para quem trabalha ou quer dedicar mais tempo para a família, pode ser um tempo gasto desnecessariamente, quando é possível encontrar no mercado especialistas que fazem esse trabalho DE GRAÇA. 

Você só vai pagar o comissionamento devido depois que o imóvel for vendido ou alugado.

Aqui na Lello, cuidamos de tudo pra você:

  • ajudamos na precificação do imóvel,
  • providenciamos as fotos profissionais,
  • anunciamos seu imóvel no nosso site e nos principais portais imobiliários,
  • promovemos as visitas de pretendentes,
  • auxiliamos na negociação das propostas.

Temos uma equipe especializada que vai acompanhar até você fechar um excelente negócio. E ainda trabalhamos com contratos digitais, você não vai precisar se deslocar, a assinatura é eletrônica.

Entre em contato e saiba como disponibilizar a sua casa ou apartamento para venda.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: