Home » Casa grande ou pequena: qual escolher?

Casa grande ou pequena: qual escolher?

por Lello Imóveis

Existem muitos fatores que devem ser considerados na hora de alugar ou comprar o seu próximo lar. Entre os que mais levantam dúvidas está a escolha de uma casa grande ou pequena.

Esses dois tipos de imóveis oferecem diversos benefícios, não havendo apenas uma resposta certa.

É preciso validar todas as vantagens que eles oferecem e ver qual é o mais indicado para você, baseando-se nas suas necessidades e desejos do momento atual e futuro.

Continue lendo para saber como escolher entre uma casa grande ou pequena e veja nossas dicas para tirar essa dúvida de uma vez por todas.

Devo escolher uma casa grande ou pequena?

Escolher entre uma casa grande ou pequena não é algo tão simples assim, uma vez que depende do perfil de cada pessoa.

Existe quem goste de ambientes mais fáceis e rápidos para limpar e preferem tudo de forma acessível. Mas também há quem goste de ter bastante espaço para receber amigos e realizar os seus hobbies no lar.

A verdade é que esses dois tipos de imóveis contam com diversos benefícios e é preciso analisar o que você mais valoriza. Veja alguns pontos que não devem ser deixados de fora.

Vantagens de morar em casa grande

Uma moradia grande oferece mais espaço para todos os residentes. Normalmente, os cômodos são maiores, o que permite a criação de quartos, salas e cozinhas mais amplas.

Como consequência, possibilita uma maior liberdade para escolher como os móveis serão dispostos, não precisando aproveitar cada centímetro do local.

Além disso, outros benefícios estão na possibilidade de ter:

  • churrasqueira,
  • quintal,
  • sala de estar e jantar integradas,
  • área de serviço espaçosa.

Claro que esses são apenas alguns exemplos. Existem muitas pessoas que optam por ambientes maiores simplesmente por acomodarem melhor suas famílias que são grandes.

Vantagens de morar em casa pequena

As residências estão cada vez menores em grandes metrópoles, como São Paulo, para possibilitar que mais pessoas residam em uma mesma localização, além de permitir que o preço seja acessível.

Conforme a Folha de São Paulo, entre 2009 e 2019, os imóveis diminuíram 27% em São Paulo.

Proporcionalmente, as unidades com apenas um dormitório foram as mais impactadas, reduzindo até 40% o seu tamanho geral.

Além disso, os apartamentos compactos, com menos de 45 m², tornaram-se os mais populares.

Isso faz com que as pessoas que buscam por um imóvel temporário e, consequentemente, sem a necessidade de grandes dimensões, como os estudantes e trabalhadores temporários, possam recorrer a imóveis mais baratos.

Além disso, essa diminuição fez com que cada vez mais pessoas procurassem por casas pequenas. Mas essa não é a única razão. Esse tipo de local traz diversos benefícios para os seus moradores, como:

  • ambientes integrados,
  • união da família,
  • redução do impacto ambiental.

Quais outros fatores considerar nessa escolha?

Na hora de escolher entre uma casa grande ou pequena, também é importante olhar outros fatores além das vantagens que cada categoria oferece.

Veja alguns que você não pode deixar de analisar antes de decidir:

Tamanho da família

Observar o tamanho da família é indispensável na hora de escolher casa grande ou pequena. Isso não é apenas para os membros atuais, mas também olhando o futuro.

Muitos casais acabam comprando um imóvel pequeno, sem pensar nos seus planos, os obrigando a passar novamente por todo o processo de uma mudança ao expandirem suas famílias.

Isso também vale para a locação! Caso planeje ter filhos em breve, pense em quais serão as necessidades de espaço para a sua nova configuração familiar. Esse é um fator que deve ser considerado antes da escolha da casa ideal.

Animais de estimação

Por mais que existam pets que se adaptam a todos os tipos de locais, também há aqueles que precisam de um quintal ou ao menos de um ambiente grande para se sentirem bem.

Um exemplo são os cachorros de grande porte, que tendem a ficar hiperativos em ambientes pequenos.

Por isso, não esqueça de considerar o bem-estar dos seus bichinhos quando for escolher.

No caso da locação em condomínio, atente-se às regras sobre os animais de estimação. Isso evitará conflitos com os vizinhos e com o síndico.

Manutenção

Outra questão importante na hora de escolher casa grande ou pequena é a manutenção que ela exige.

Os imóveis maiores, principalmente aqueles com quintal e áreas externas, precisam de maiores cuidados para deixar tudo limpo e organizado.

Isso pode ter grande impacto no tempo livre e no orçamento. Caso você goste de colocar a mão na massa, precisará comprar uma roçadeira, acessórios para jardim e, em alguns casos, todos os produtos para fazer a limpeza da piscina.

Se não gostar, será preciso contratar profissionais para fazer o serviço. Isso sem falar no trabalho de limpar as áreas internas e cuidar com infiltrações, tinta descascando e desgaste natural.

Já nas moradias pequenas, a manutenção tende a ser mais rápida e barata. Por isso, se você busca por mais praticidade e agilidade, essa é a opção ideal para a sua família.

Outros gastos

Além do preço de locação ou compra e dos custos da manutenção, também é importante considerar outros gastos para escolher entre uma casa grande ou pequena.

Há o custo com energia elétrica, com água, com gás, impostos e seguro, por exemplo.

Se o seu orçamento não for um problema, então esqueça esse fator e considere apenas os outros já expostos.

Vale ressaltar que os pontos levantados acima são apenas sugestões para que ajudar na hora da escolha do seu próximo lar. Apenas você mesmo poderá definir qual é a melhor opção para a sua família e para o seu futuro.

Caso precise de ajuda para fazer a locação ou compra de uma casa grande, ou pequena, estamos à disposição. Visite o nosso site para conhecer os imóveis disponíveis e conte com o nosso time para auxiliar em todos os processos.

Dispomos do Aluguel Tranquillo, que traz mais tranquilidade, simplicidade, cuidado e leveza para a locação, e somos especialistas em venda e financiamento.

Veja as casas disponíveis no nosso site e se apaixone pelo seu próximo lar!

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: