Home » Saiba o que é a taxa de financiamento imobiliário

Saiba o que é a taxa de financiamento imobiliário

por Lello Imóveis

O sonho do imóvel próprio para grande parte dos brasileiros ainda está distante do pagamento à vista. Por isso, o financiamento é uma pauta em discussão para quem está buscando um imóvel para comprar. E, para os interessados na aquisição, é importante entender bem sobre a taxa de financiamento imobiliário.

Esse percentual de juros que incide na liberação do crédito imobiliário é o que determina se você terá as condições necessárias para se comprometer com um financiamento a longo prazo. 

Facilitamos para você e mostramos os principais pontos que você deve saber sobre a taxa de financiamento imobiliário. Descubra a seguir!

O que é a taxa de financiamento imobiliário?

Essa taxa é o valor cobrado pela instituição financeira para emprestar dinheiro com o objetivo de financiar a compra de um imóvel. Ela é incluída na parcela mensal do financiamento e representa uma remuneração pelo dinheiro emprestado pela instituição financeira.

Atualmente, as taxas de financiamento imobiliário costumam variar de acordo com a instituição financeira e o tipo de financiamento. Elas podem ser pré-fixadas (com o valor da taxa sendo estabelecido antes da contratação do financiamento) ou pós-fixadas (atreladas a algum indexador financeiro).

Como é feito o cálculo da taxa de juros?

O cálculo da taxa de financiamento imobiliário pode variar de acordo com a instituição financeira que oferece o crédito imobiliário. 

É sempre recomendável consultar diferentes instituições financeiras para comparar as condições e encontrar a melhor opção.

Como a taxa de financiamento compõe o valor final do financiamento?

A taxa de financiamento é adicionada ao valor principal do empréstimo para calcular o valor total da dívida. Ou seja, quanto maior a taxa de financiamento, maior será o custo total do empréstimo. 

Por essa razão, avalie cuidadosamente as condições de financiamento oferecidas por diferentes credores antes de tomar uma decisão.

Qual a relação entre a taxa Selic e financiamentos imobiliários?

A Selic é uma taxa básica de juros da economia brasileira e, portanto, influencia diretamente as taxas de juros praticadas no mercado de crédito, incluindo os financiamentos imobiliários. 

A relação entre a taxa Selic e os financiamentos imobiliários se dá por a maioria dos recursos usados pelos bancos para a liberação de crédito imobiliário vir da Poupança.

Dessa forma, quando a taxa Selic está em alta, as taxas de juros dos financiamentos imobiliários tendem a aumentar, tornando o custo do financiamento mais alto para os consumidores. Por outro lado, quando a taxa Selic está reduzida, as taxas de juros dos financiamentos imobiliários diminuem, o que torna o custo do financiamento mais acessível para os consumidores.

Mas é importante lembrar que a Selic não é a única variável que influencia as taxas de juros e os financiamentos imobiliários, porém, é uma das mais importantes.

É possível negociar a taxa de financiamento imobiliário?

Os bancos e outras instituições financeiras geralmente têm uma taxa de juros padrão para seus financiamentos. Por isso, o mais recomendável é a pesquisa entre as instituições. O primeiro passo para conseguir uma taxa de financiamento imobiliário mais baixa é pesquisar as opções disponíveis no mercado. Elas são oferecidas por diferentes bancos e instituições financeiras. 

Uma forma de tentar negociar uma taxa de juros mais baixa é por meio do suporte de um imobiliária, que tenha contatos com diferentes instituições financeiras, podendo ajudar na negociação. E a Lello pode te dar todo o suporte nisso!

Conte com a Lello para te apoiar na compra do seu imóvel!

A Lello Imóveis oferece suporte durante todo o processo para você comprar um imóvel e focar apenas no que realmente importa. Tranquilidade para adquirir seu novo lar com a melhor experiência da busca até fechar negócio.

Conheça nosso simulador de crédito imobiliário e conheça nossas opções de imóveis para você realizar o sonho da casa própria. 

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: