Home » Barra Funda: conheça um dos bairros mais plurais de São Paulo

Barra Funda: conheça um dos bairros mais plurais de São Paulo

por Lello Imóveis

A Barra Funda foi várias ao longo dos tempos. É um dos bairros de forte presença ítalo-brasileira, assim como aparece em ‘Brás, Bexiga e Barra Funda’, de Antônio de Alcântara Machado, uma das obras mais importantes da primeira fase do modernismo brasileiro.

Foi também o bairro dos negros, que jogavam tiririca (uma espécie de capoeira paulista) e tocavam sambas no antigo Largo da Banana. O local tinha esse nome por ser um entreposto dos produtos que vinham do interior pelo trem da antiga linha férrea Sorocabana.

Conheça um pouco mais sobre o bairro e descubra as vantagens de morar nessa região de São Paulo!

Morada do samba paulista

As memórias do samba na região ainda estão presentes pela sede da Camisa Verde e Branco, uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade. Assim, como outras escolas mais novas e com mais sucesso nos últimos anos, que também tem o bairro como sede, onde há galpões vazios para sediar agremiações.

O antigo largo, como canta o sambista Geraldo Filme na música ‘Vou sambar noutro lugar’, deu lugar ao viaduto do Pacaembu. Que, atualmente, liga a Barra Funda à Várzea da Barra Funda.

Arquitetura e herança histórica da Barra Funda

Lá está também a ‘Morada do Coração Perdido’, como o escritor Mário de Andrade chamava a casa onde morou com a sua família a partir dos anos 1920, na Rua Lopes Chaves. A Casa Mário de Andrade é hoje um museu e guarda muitas das características originais de quando o autor modernista morava, trabalhava e dava aulas no local.

O bairro também conta com outros espaços que destacam a importância histórica do bairro. Dentre eles, um dos mais conhecidos, o Memorial da América Latina, que além de abrigar monumentos, é espaço para festivais e exposições. Assim como também o Parque da Água Branca.

Lazer na Barra Funda

A Barra Funda ainda tem outros espaços para shows como o Espaço Unimed. Além disso, a região oferece vários locais para práticas esportivas, do futebol society a quadras de vôlei de praia e futevôlei.

E se tornou recentemente um polo de espaços de artes e design, como o Ateliê 397, Galeria de Artistas, Noda Cozinha, Mendes Wood DM, Olhão e Fortes D’Aloia & Gabriel. Além disso, a gastronomia também encontrou seu espaço no bairro, com os badalados Komah, de culinária coreana, e o brasileiro Baianeira.

Mobilidade no bairro

A sua estação do Metrô, com integração para as duas linhas de trem que cobrem a região oeste da região metropolitana, é uma das mais movimentadas do sistema. A estação do metrô Palmeiras – Barra Funda é uma das paradas da linha 3 vermelha, linha 7 Rubi e linha 8 Diamante da CPTM.

Gostou da região? Então, conheça as opções de imóveis que temos no bairro e viva o melhor da Barra Funda!

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: