Home » Administração de imóveis: o que é e como funciona?

Administração de imóveis: o que é e como funciona?

por Lello Imóveis

A administração de imóveis é um serviço oferecido por profissionais e imobiliárias visando intermediar a locação.

Ou seja, ao invés de o proprietário ser o responsável por fazer o controle do pagamento, da manutenção e lidar com possíveis problemas que possam aparecer, outra pessoa irá lidar com isso.

Por essa razão, essa função é muito procurada por quem deseja ter mais tranquilidade no dia a dia e não quer se preocupar com a locação dos seus imóveis, sejam eles casas, apartamentos ou salas comerciais.

Continue lendo para saber mais sobre a administração de imóveis e entenda como ela funciona na prática.

O que é a administração de imóveis?

Essa prática é uma atribuição que se responsabiliza por todo o trabalho administrativo por trás das locações, que não é pouco!

Esse serviço tem ganhado espaço no Brasil motivado pelo crescimento desse mercado. Conforme a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, há mais de 12 milhões de imóveis alugados no nosso país.

Além disso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 20% de todos os domicílios situados em São Paulo em 2019 eram alugados.

Por causa desse crescimento, o administrador de imóvel ganhou um espaço especial no mercado imobiliário e está modificando a forma com que os proprietários se relacionam com os seus inquilinos.

Ao invés de haver um processo cheio de estresse, dores de cabeça e problemas, o locador poderá focar no que realmente importa para ele, sem nem precisar pensar sobre inadimplência ou qualquer outra situação que gere incomodo.

Vale ressaltar que a administração de imóveis é guiada pela Resolução Cofeci 199/85, que estabelece que para atuar nessa área o profissional precisa ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Por essa razão, é muito comum que as imobiliárias ofereçam esse serviço, uma vez que já contam com profissionais qualificados e estrutura necessária para o trabalho.

Como ela funciona?

Essa função conta com diversas tarefas, todas relacionadas com processos administrativos e burocráticos.

Confira algumas das principais atribuições desse serviço.

Cobranças

Um dos fatores que mais causa estresse e ansiedade nos proprietários é a cobrança do aluguel e dos outros encargos mensalmente, como seguros, IPTU e condomínio.

Quando há um administrador responsável pelo imóvel, não há a necessidade de se preocupar com nada disso.

Toda a cobrança, recebimento e baixa no sistema é feito pelo profissional que atuará focado nisso.

Isso reduz as chances de haver atrasos e de ocorrer inadimplência, problema que causa muita dor de cabeça aos locadores.

Vistorias

Apenas quem tem um imóvel locado sabe a preocupação constante com a manutenção, limpeza e cuidados, não é?

A partir da contratação da administração de imóveis essa preocupação é do profissional que deve garantir que o locatário mantenha e entregue a propriedade do jeito que recebeu.

Se algum dano seja notado, também será o administrador que acompanhará o caso, cobrará o reparo do inquilino e se certificará que a obra foi bem executada.

Assim, você não terá problemas com a próxima locação ou ficará no prejuízo.

Ainda relacionado com a vistoria, esse profissional é o responsável por documentar o estado atual do imóvel, com fotos e descrições detalhadas para facilitar a conferência após a saída do inquilino.

Cumprimento do contrato

Outra função da administração de imóveis é analisar o contrato assinado pelas duas partes e acompanhar o seu cumprimento.

Se houver qualquer problema, seja pela parte do inquilino ou do locador, cabe a esse profissional conferir o que está previsto nesse documento e resolver o conflito da forma correta.

Captação de inquilinos

Após a finalização de um contrato, a administração de imóveis também auxilia na captação de novos inquilinos.

Como consequência, a propriedade ficará parada por menos tempo e haverá mais lucro para o proprietário.

E o serviço ainda vai além. Também há a realização de visitas e a assinatura do contrato, isso tudo sem haver a necessidade dos envolvidos se encontrarem.

Aqui na Lello Imóveis, por exemplo, toda essa etapa de assinatura do contrato é feita de forma digital, o que facilita e agiliza ainda mais os processos.

Avaliação

Uma das dificuldades relacionadas a locação está relacionada a determinação do valor do aluguel.

Quando não se tem experiência com essa tarefa, pode-se colocar um preço abaixo do mercado e sair em desvantagem.

Outra possibilidade é valorizar demais, o que dificulta (muito!) a locação.

Ao contar com a administração de imóveis, você não passará por esse problema. Esse profissional considera a localização, o tamanho, a idade e outros fatores para calcular um valor justo para ambas as partes.

Além de todas as atividades citadas, o administrador também conta com outras responsabilidades, como:

  • intermediação das negociações,
  • recebimento, agrupamento e organização de documentos,
  • recebimento de queixas ou pedidos dos inquilinos.

Quais as vantagens?

Dito tudo isso, administração de imóveis oferece diversas vantagens para os donos de propriedades.

A primeira delas está relacionada com a terceirização de todos os processos que possam causar desconfortos quando são mal executados e assim trazerem possíveis consequências negativas.

Um exemplo é a formulação do contrato. Quando se faz isso sem o devido acompanhamento profissional, há a possibilidade de haver brechas que permitam atrasos ou a falta de pagamento dos encargos.

Além disso, essa prática garante o recebimento do aluguel mensalmente, sem haver a necessidade de ligar, mandar e-mail ou ir até à propriedade para cobrar o dinheiro.

Outra grande vantagem está na conservação do imóvel, que será devolvido nas mesmas condições entregues.

Não há como negar a facilidade e a praticidade que esse método de trabalho oferece para os proprietários. Por essa razão, esse serviço é tão procurado.

Conte com a Lello Imóveis

Se você mora em São Paulo e está procurando por uma administração de imóveis de confiança, conte conosco.

Temos mais de 60 anos de história, o que nos faz especialistas no mercado imobiliário. Além de toda experiência, contamos com profissionais altamente qualificados que estão prontos para ajudar você a administrar e valorizar os seus bens.

Nosso principal objetivo é encantar todos os nossos clientes através de processos bem traçados e transparentes.

Tenha uma rotina mais leve e diga adeus para todas as suas dores de cabeça devido à falta de pagamento ou outros problemas com seus inquilinos.

Continue no nosso site para saber mais sobre a nossa solução e confie em nós para cuidar de tudo para você!

Se preferir, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: