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Você não precisa vender, você precisa se comunicar.

por Lello Imóveis

Você está preocupado com suas vendas? Em tempos de crise bater meta é uma preocupação diária e a única coisa que vem à mente é em como ter um saldo positivo no final do mês? Será que as suas ações estão surpreendendo e cativando os clientes? Como se tornar diferente e exclusivo na percepção do cliente?

Existe uma experiência do consumidor famosa chamada: Como um Hippie me convenceu a comprar uma cerveja para ele. ( fonte: Meuspedidos), que se encaixa perfeitamente no que iremos abordar. Resumidamente a história se passa entre uma moça e um hippie que vendia artesanato na praia. O hippie tentou vender um brinco para moça e ela educadamente disse que não tinha interesse, ele aceitou o não e engatou uma conversa despretensiosa. Duas horas depois, a moça saiu com um brinco de presente e ainda pagou uma cerveja para o Hippie de bom grado.

À primeira vista parece um conto simples, sem muitos atrativos e principalmente sem uma venda fechada, afinal o Hippie não vendeu seu artesanato, o deu de graça. Mas analise bem, quantos Hippies existem nas praias vendendo artesanato? Muitos. Quantos param para dar atenção ao cliente mesmo sabendo que ele não tem interesse em seu serviço/produto? Ele provavelmente foi o único.

Na loucura do dia a dia, na ânsia de bater metas cada vez mais expressivas, é difícil enxergar o todo. Por isso é muito importe fazer a seguinte reflexão: Até que ponto eu escuto meu cliente? Escuto atentamente sem visar lucro? Parece bobeira, só que esse simples detalhe faz o vendedor ter credibilidade e relevância na visão do consumidor, e a experiência de compra vai gerar propagação do serviço, marca ou produto. A venda perdida aqui, pode se tornar a venda fechada amanhã.

Conquistar relevância e fidelizar um cliente exige tempo e dedicação, pensando nisso reunimos algumas táticas que podem fazer a diferença na hora de criar ou manter um relacionamento efetivo.

– Mantenha proximidade com o seu cliente, elogios ( sinceros e baseados no bom senso) é sempre uma forma agradável de quebrar qualquer barreira.

– Converse sempre que possível com seus clientes, ligue com o único intuito de saber como ele está.

– Pessoalmente tenha sempre uma conversa amiga, questione sobre aspectos pessoais, desde que não sejam muito abusivos, e demonstre interesse no bem estar do mesmo.

– Se possível, mime seus clientes, ofereça um brinde em datas comemorativas, mande cartão de felicitações pelo aniversário, nascimento, casamento e etc.

– Quando estiver falando sobre seu produto/serviço tenha foco e preste atenção na qualidade do seu atendimento. Escute todas as dúvidas, responda com calma e demonstre conhecimento sobre o tema.

– Faça o que prometeu e se possível entregue mais do que esperado.

– Acompanhe todo o processo de venda, demonstre interesse em todas as fases, caso tenha mais de uma.

– Questione seu cliente referente ao atendimento, essa é uma ótima tática para você demonstrar a ele que se preocupa com a melhora do seu serviço e leva em consideração a experiência do cliente.

A arte de fidelizar clientes é como degustar um vinho: quanto mais se faz, mais se aprende e mais se quer! Por isso não poupe esforços em olhar de perto seu relacionamento com o mesmo, com certeza a sua carteira só irá aumentar.

 

 

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