Home » Museus em SP: Veja os melhores e como chegar

Museus em SP: Veja os melhores e como chegar

por Lello Imóveis

O maior centro financeiro do Brasil e da América Latina também é reconhecido por ser um dos mais importantes pólos culturais, por sua cultura diversa. Em especial, os museus em São Paulo são atrações imperdíveis para quem deseja conhecer a história, a arte e fazer descobertas inusitadas através das exposições e o olhar de artistas!

São Paulo também é destaque em relação ao número de museus e apresentaremos alguns deles para você! 

Os melhores museus em SP para conhecer!

A cultura faz parte da vida da cidade e de seus moradores. Os mais diversos espaços culturais também são atrativos para visitantes que chegam à capital, quer seja a passeio ou a trabalho. E, dentre tantas opções de museus, existem alguns que você não pode deixar de visitar!

Museu da Casa Brasileira        

Esse é um dos museus em SP que garantem descobertas inusitadas, sendo o lugar perfeito para ser visitado por curiosos e amantes de história.

O local abriga e preserva objetos, utensílios, artes, mobílias e equipamentos que contam a história das residências no Brasil nos mais diversos períodos históricos.

Esse diferencial tornou o espaço um ponto de encontro de universitários para pesquisas e estudos sobre arquitetura e design.

A atração começa pela estrutura arquitetônica do prédio que lembra o Palácio Imperial de Petrópolis. O edifício está situado na conhecida Rua Brigadeiro Faria Lima, no Jardim Paulistano. Aqui você confere a agenda de funcionamento e os valores de ingressos.

Museu do Futebol     

O Museu do Futebol está situado junto ao estádio do Pacaembu, na avenida e bairro do mesmo nome. É o lugar perfeito para amantes e estudiosos da arte de jogar bola.

São 15 mil metros quadrados distribuídos em 15 salas especiais que trazem a história e curiosidades que envolvem o futebol e seus grandes nomes nacionais e internacionais.

Lá você encontra:

  • fotografias,
  • vídeos,
  • exposições interativas,
  • fotos holográficas de ídolos..

Os mundiais ganharam um espaço chamado Sala das Copas, onde o visitante terá acesso a toda história desses campeonatos e eventos marcantes que aconteciam simultaneamente enquanto a bola rolava.

No site do Museu do Futebol, você encontra informações de como agendar visitas, horários e os valores correspondentes.

Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC)        

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) é um dos mais importantes museus em SP de arte contemporânea do Brasil. Ele está localizado no Parque Ibirapuera e abriga uma vasta coleção de arte moderna e contemporânea brasileira e internacional.

O MAC USP tem uma extensa coleção de arte brasileira, incluindo obras de artistas de renome internacional, como Tarsila do Amaral, Lygia Clark e Hélio Oiticica. O museu também possui uma coleção de arte internacional, apresentando trabalhos de artistas modernos e contemporâneos, como Paul Klee, Pablo Picasso e Willem de Kooning, entre outros.

Além de sua coleção permanente, o MAC USP também abriga uma variedade de exposições temporárias, programação pública e iniciativas educacionais, tornando-se uma instituição cultural dinâmica e envolvente. Conheça toda a programação do museu aqui.

Museu da Língua Portuguesa       

O Museu da Língua Portuguesa está localizado na cidade de São Paulo e é dedicado a celebrar a língua portuguesa e a cultura lusófona em todo o mundo. O museu foi inaugurado em 2006 e é um espaço interativo, onde os visitantes são convidados a explorar a riqueza da língua portuguesa e sua evolução ao longo dos séculos.

O acervo do museu é composto por exposições permanentes e temporárias, que incluem artefatos, documentos históricos, filmes, fotografias e outras formas de mídia. As exposições são organizadas em torno de diferentes temas, como a história da língua portuguesa, a literatura lusófona e a influência da língua portuguesa em outras culturas ao redor do mundo.

O Museu da Língua Portuguesa também oferece uma variedade de atividades, como oficinas, palestras, shows e exibições de filmes, tornando-se um importante centro cultural na cidade de São Paulo. O espaço foi temporariamente fechado após um incêndio em 2015, mas foi reformado e reaberto ao público em 2020, mantendo seu compromisso de celebrar e promover a língua portuguesa. Conheça aqui a programação do espaço.

Museu de Arte Moderna (MAM)  

O Museu de Arte Moderna, conhecido como MAM, é uma das mais importantes referências culturais do Brasil. Situado no Parque Ibirapuera, seu acervo possui mais de 5 mil obras de arte contemporânea e moderna.

No local, você vai encontrar pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, vídeos e instalações, trabalhos de artistas consagrados e também de novos talentos. 

Além das exposições permanentes, o museu realiza eventos rotativos, de acordo com a sua agenda, incluindo cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo, etc.

Pinacoteca do Estado        

A Pinacoteca está situada em um belo edifício centenário localizado na Praça da Luz, na região central da capital. 

É o mais antigo museu de arte de São Paulo e uma das mais importantes referências culturais do Brasil, enfatizando a produção do nosso país do século XIX e da atualidade.

Seu acervo conta com mais de dez mil peças, entre quadros, esculturas, gravuras, fotografias, tapeçarias, objetos de arte decorativa, entre outras obras que possibilitam a interação do público. Aqui você acompanha horários de funcionamento e valores de ingressos.

Museu de Arte de São Paulo (MASP)    

Quem passa pela tradicional Avenida Paulista, no bairro de Bela Vista, de longe, avista um edifício todo espelhado com suas estruturas suspensas em vermelho, que se tornou cartão postal da cidade.

Essa bela estrutura abriga o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, chamado e conhecido popularmente como MASP.

São onze mil metros quadrados distribuídos em cinco andares que abrigam 11 mil peças da arte europeia do século XIX, com destaque para as pinturas ocidentais. Também mantém esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversas épocas, que envolvem produções europeia, africana, asiática e americana.

No seu auditório principal acontecem os mais diversos eventos culturais, como apresentações musicais e teatrais, entre outras. Para obter informações sobre valores e horários, acesse aqui.

Museu Afro Brasil        

O Museu Afro Brasil também está localizado no Parque do Ibirapuera.

No local, o universitário ou visitante vai ter a oportunidade de conhecer mais de 5 mil obras. Entre objetos, imagens e conteúdos que contam a história e mostram a cultura africana e afro-brasileira.

Confira a agenda completa do museu acessando aqui

Museu Lasar Segall        

Esse é um dos museus em SP que foi construído com intuito de juntar, preservar e divulgar todo o trabalho do pintor, escritor e gravurista lituano, radicado no Brasil, Lasar Segal. Está situado na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, na antiga residência do artista.

Além do acervo disponibilizado para visitação educativa, o espaço também oferece cursos e abriga um cinema e uma biblioteca voltados para artes e fotografia.

Você pode conferir toda a programação no site do museu, clicando aqui.

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo tem como sede a antiga casa que servia de hospedaria para os imigrantes. Os quais chegavam à cidade para recomeçarem suas vidas.

O imóvel está localizado na Rua Visconde de Parnaíba, no tradicional bairro da Mooca. Durante a visitação, é possível conhecer a história dos imigrantes que chegaram na cidade e no estado.

Suas trajetórias são contadas através de objetos, móveis, utensílios de trabalho, indumentária e até documentos pessoais. Confira a agenda completa do museu aqui

Agora que você conferiu nossa lista de museus em SP, que tal acessar nosso site e conferir os melhores imóveis disponíveis na cidade para alugar ou comprar?

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: