Please disable Ad Blocker before you can visit the website !!!

10 museus em São Paulo para conhecer

by Lello Imóveis   ·  2 semanas ago  
thumbnail

A capital paulista oferece uma infinidade de espaços culturais para visitar. Quer conhecer 10 museus em São Paulo imperdíveis? Descubra aqui!

O maior centro financeiro do Brasil e da América Latina também é reconhecido por ser um dos mais importantes pólos culturais. Em especial, os museus em São Paulo são atrações imperdíveis para quem deseja conhecer a história, a arte e fazer descobertas inusitadas através das exposições e o olhar de artistas!

A capital paulista é a cidade dos números e das curiosidades! Entre diversos dados estima-se que: 

  • é a terceira cidade mais italiana do mundo fora da Itália,
  • concentra a maior população japonesa fora do Japão, 
  • possui a terceira maior população libanesa fora do Líbano, 
  • contém a maior população de portugueses fora de Portugal,
  • tem a maior concentração de espanhóis fora da Espanha.

São Paulo também é destaque em relação ao número de museus e hoje apresentaremos para você 10 deles! Continue a leitura e acompanhe nossa seleção.

10 museus em São Paulo

A cultura faz parte da vida da cidade e de seus moradores. Os mais diversos espaços culturais também são atrativos para visitantes que chegam à capital, quer seja a passeio ou a trabalho.

Os números apontam que o município oferece:  

  • 138 teatros,
  • 314 salas de cinema, 
  • 115 espaços culturais,
  • 158 museus.

Dentre tantas opções de museus, existem alguns que são conhecidos mundialmente:

Museu da Casa Brasileira

Esse é um dos museus em São Paulo que garantem descobertas inusitadas, sendo o lugar perfeito para ser visitado por curiosos e amantes de história.

O local abriga e preserva objetos, utensílios, artes, mobílias e equipamentos que contam a história das residências no Brasil nos mais diversos períodos históricos.

Esse diferencial tornou o espaço um ponto de encontro de universitários para pesquisas e estudos sobre arquitetura e design. 

A atração começa pela estrutura arquitetônica do prédio que lembra o Palácio Imperial de Petrópolis. O edifício está situado na conhecida Rua Brigadeiro Faria Lima, no Jardim Paulistano. 

Nesse link você confere a agenda de funcionamento e os valores de ingressos.

Museu do Futebol

O Museu do Futebol está situado junto ao estádio do Pacaembu, na avenida e bairro do mesmo nome. É o lugar perfeito para amantes e estudiosos da arte de jogar bola.

São 15 mil metros quadrados distribuídos em 15 salas especiais que trazem a história e curiosidades que envolvem o futebol e seus grandes nomes nacionais e internacionais.

Lá você encontra:

  • fotografias,
  • vídeos,
  • exposições interativas,
  • fotos holográficas de ídolos..

Os mundiais ganharam um espaço chamado Sala das Copas, onde o visitante terá acesso a toda história desses campeonatos e eventos marcantes que aconteciam simultaneamente enquanto a bola rolava.

No site do Museu do Futebol você encontra informações de como agendar visitas, horários e os valores correspondentes. 

Catavento Cultural

O Catavento Cultural é mais um dos museus em São Paulo que conta com um acervo diferente e inusitado. 

O local é dividido em quatro ambientes, que são: 

  1. universo, 
  2. vida, 
  3. engenho,
  4. sociedade. 

Cada um desses setores são ricos em objetos e espaços interativos. 

No local, a tecnologia ajuda o visitante a conhecer o universo científico, entrar no mundo da astronomia e descobrir espécies de vidas, compreender a composição de uma estrela e até reconhecer meteoritos.

O Catavento Cultural consegue de forma lúdica e divertida proporcionar uma viagem ao conhecimento, possibilitando experienciar as leis da física, as transformações químicas, a evolução da vida humana e de outras espécies.

E é uma parada quase que obrigatória para as escolas, pois através das visitas guiadas com monitores, é uma oportunidade super diferente para uma aula fora da sala!

Tudo isso e muito mais estão na Avenida Mercúrio, no Parque Dom Pedro II, na região central da capital. Para horários, preços e regras para visitação, acesse aqui.

Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna, conhecido como MAM, é uma das mais importantes referências culturais do Brasil.

Situado no Parque Ibirapuera, seu acervo possui mais de 5 mil obras da arte contemporânea e moderna. 

No local, você vai encontrar pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, vídeos e instalações, trabalhos de artistas consagrados e também de novos talentos. 

Além das exposições permanentes, o museu realiza eventos rotativos, de acordo com a sua agenda, incluindo cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo, etc.

Aos domingos, a entrada no local é gratuita e o funcionamento é das 10h às 18h. 

Pinacoteca do Estado

A Pinacoteca está situada em um belo edifício centenário localizado na Praça da Luz, na região central da capital. 

É o mais antigo museu de arte de São Paulo e uma das mais importantes referências culturais do Brasil, enfatizando a produção do nosso país do século XIX e da atualidade.

Seu acervo conta com mais de dez mil peças, entre quadros, esculturas, gravuras, fotografias, tapeçarias, objetos de arte decorativa, entre outras obras que possibilitam a interação do público.

Nesse link, você acompanha horários de funcionamento e valores de ingressos. 

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Quem passa pela tradicional Avenida Paulista, no bairro de Bela Vista, de longe avista um edifício todo espelhado com suas estruturas suspensas em vermelho, que se tornou cartão postal da cidade.

Essa bela estrutura abriga o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, chamado e conhecido popularmente como MASP.

São onze mil metros quadrados distribuídos em cinco andares que abrigam 11 mil peças da arte europeia do século XIX, com destaque para as pinturas ocidentais.

Também mantém esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversas épocas, que envolvem produções europeia, africana, asiática e americana.

No seu auditório principal acontecem os mais diversos eventos culturais, como apresentações musicais e teatrais, entre outras. 

Dependendo do evento, a entrada é cobrada, no entanto, o museu tem promoções especiais na semana e no mês, oferecendo ingresso gratuito. Para obter informações sobre valores e horários, acesse aqui

Museu Afro Brasil

O Museu Afro Brasil também está localizado no Parque do Ibirapuera.

No local, o universitário ou visitante vai ter a oportunidade de conhecer mais de 5 mil obras, entre objetos, imagens e conteúdos que contam a história e mostram a cultura africana e afro-brasileira.

O valor da entrada é bem acessível, R$ 15,00 inteira e R$ 7,00 a meia, e seu funcionamento é de terça a domingo das 10h até às 17h.

Museu Lasar Segall

Esse é um dos museus em São Paulo que foi construído com intuito de juntar, preservar e divulgar todo o trabalho do pintor, escritor e gravurista lituano, radicado no Brasil, Lasar Segal.

O local é situado na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, na antiga residência do artista.

Além do acervo disponibilizado para visitação educativa, o espaço também oferece cursos e abriga um cinema e uma biblioteca voltados para artes e fotografia.

A entrada é gratuita e fica aberto de quarta a segunda-feira, das 11h às 19h.

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo tem como sede a antiga casa que servia de hospedaria para os imigrantes que chegavam à cidade para recomeçarem suas vidas.

O imóvel está localizado na Rua Visconde de Parnaíba, no tradicional bairro da Mooca. 

Durante a visitação, é possível conhecer a história dos imigrantes que chegaram na cidade e no estado.

Suas trajetórias são contadas através de objetos, móveis, utensílios de trabalho, indumentária e até documentos pessoais. 

Seu funcionamento acontece de terça a sábado, das 09h às 18h, e aos domingos das 10h às 18h. Aos sábados, a entrada é gratuita. 

Agora que você conferiu nossa lista de 10 museus em São Paulo, que tal acessar nosso site e conferir os melhores imóveis disponíveis na cidade para alugar ou comprar?