Home » 7 dicas para aumentar o valor do seu imóvel e torná-lo mais atrativo para os compradores

7 dicas para aumentar o valor do seu imóvel e torná-lo mais atrativo para os compradores

por Lello Imóveis

Por Ana Beatriz Hoffert | Fotos: Getty Images

Colocar um imóvel no mercado pode ser um processo um pouco complexo. E primeira questão que surge é: o que posso fazer para agregar mais valor a propriedade e torná-la mais atrativa para os compradores? Alguns apostam em reformas simples, como a pintura das paredes ou uma renovação da mobília, caso a intenção seja vender a casa toda equipada, mas existem outras dicas preciosas para colocar em prática.

Como explica Gabriela Marques, gerente executiva de vendas da Lello Imóveis, na hora da visita de um comprador interessado, o primeiro passo é deixar o imóvel limpo e bem organizado, e a dica é evitar a personalização, ou seja, reduzir o número de itens pessoais, artigos religiosos e outros objetos relacionados, deixando o ambiente mais impessoal.

Outra indicação é evitar a presença de animais domésticos. Neste momento, o ideal é deixá-los em um lugar reservado onde não interfira na visitação, já que eles podem estranhar ou gerar agitação.

“Vale apostar também em aromas agradáveis para ajudar a criar um ambiente aconchegante, mas lembre-se de não exagerar”, comenta a profissional, que complementa: “apostar em algumas peças-chaves de decoração, como espelhos em ambientes pequenos também pode valorizar diversos espaços da propriedade”.

Para Ricardo Martins, o maior expositor imobiliário do país, que conta com mais de 90 milhões de visualizações mensais e é dono de uma empresa imobiliária que em 2021 comercializou R$ 1.3 bilhões, a grande questão é a manutenção geral da casa. Quer entender melhor? Confira abaixo sete dicas dos especialistas que exemplificam os pontos citados acima!

1. Pinte toda a casa com cores neutras e modernas

Pode parecer óbvio, mas a pintura da casa é um dos elementos que mais valoriza o ambiente e ajuda até a deixar o imóvel mais limpo.

Recuperar aqueles cantinhos mais desgastados deixa o lar com jeito de novo, principalmente investindo em cores para renovar os ares. Entretanto, Ricardo Martins alerta: essa não é a hora de extrapolar com, o ideal é investir em cores neutras, não muito marcantes, que não assustem o comprador ou gere um desconforto na aparência do imóvel.

2. Livre-se dos resquícios de infiltrações já resolvidas

“Problemas estruturais devem ser arrumados ou apresentados claramente para os interessados. Já na condição de consertados, é imprescindível sumir com as ‘marcas de guerra’, após a reforma. “Duas demãos fazem milagres”, comenta o corretor.

Lembre-se: o interessado está ali para avaliar a situação do imóvel, quanto menos danificado, mais valor o imóvel terá perante os olhos de quem quer adquiri-lo.

3. Atenção à iluminação

Lâmpadas velhas, que não estejam funcionando corretamente, ou que criem ambientes escuros, devem ser substituídas imediatamente, já que a iluminação faz toda a diferença! Atenção também para qual tipo de luz utilizar em cada ambiente. “Não é à toa que a fotografia é uma categoria do Oscar. Naquele contexto, significa ‘desenho de luz’, e isso demonstra a importância de uma boa iluminação”, enfatiza Ricardo.

4. Invista no paisagismo

Arquitetura assinada pelo escritório AMZ Arquitetos e paisagismo Rodrigo Oliveira

Se seu imóvel possuir uma área verde, com certeza o paisagismo é um dos elementos mais importantes e relevantes. Então, um belo jardim ou viveiro vai encantar os compradores e valorizar sua residência. “Mantenha árvores e gramados podados e caso haja irrigação automática, garanta que ela esteja funcionando bem”, aconselha o influenciador.

5. Faça a manutenção de armários e pisos

“Vale uma atenção especial ao estado dos móveis, principalmente aos armários. Os clientes costumam pedir para avaliá-los internamente e com detalhes”, explica a executiva da Lello Imóveis. Defeitos são desanimadores em qualquer visita, principalmente para compradores ansiosos em conhecer o local, mas ao chegar se deparam com pequenos reparos que podem dar dor de cabeça.

Além disso, Ricardo explica que muitos visitantes adoram focar em pontos negativos, já que dessa forma fica mais fácil obter descontos ou serem mais irredutíveis na negociação.

6. Cuide da área de lazer e dos diferenciais do imóvel

Se a descrição do imóvel indica uma piscina com aquecimento, você deve se certificar de ter tudo funcionando adequadamente no momento da visita do futuro proprietário. “A linha entre uma piscina que promove lazer e um espaço que foi desperdiçado é tênue. A casa de máquinas precisa dar conta de manter a temperatura pretendida em qualquer época do ano, bem como nas tubulações de dentro da casa. Não é frescura, é importante”, exemplifica o corretor.

Assim, diferenciais como varanda gourmet, sauna, spa e hidromassagem devem estar em ótimas condições. “Cuide para que tudo esteja funcionando bem e crie cenas, se possível, para encantar ainda mais seu visitante. Seu imóvel precisa ser um refúgio para diversão e isso muda o jogo da negociação. Utilize o que tem e aumente a percepção de requinte e valor”, finaliza.

7. Atenção extrema à organização

Quarto desorganizado, um exemplo do que não deixar na hora da visita!

Se tratando da organização, Gabriela Marques tem o roteiro. “Primeiro, evite deixar brinquedos e outros itens espalhados, roupas no varal, louça suja na pia… Isso tudo é básico. Cheiros nos banheiros ou odores desagradáveis pela casa ou pelo apartamento podem ser um problema muito sério e comprometedor a visitação. Procure deixar todos os ambientes arejado e em casos de imóveis fechados, o ideal é chegar antes para abrir todas as janelas e garantir a ventilação.” Anotou?

Texto publicado originalmente em: https://casavogue.globo.com/Casa-Vogue-Estate/noticia/2022/05/7-dicas-para-aumentar-o-valor-do-seu-imovel-e-torna-lo-mais-atrativo-para-os-compradores.html

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: