Home » Lustre para sala: função, estilos e como escolher

Lustre para sala: função, estilos e como escolher

por Lello Imóveis

O lustre para sala é uma ótima alternativa para compor e agregar ainda mais personalidade à decoração. Com eles, além de deixar o ambiente mais iluminado, você ainda reforça o estilo decorativo escolhido e acrescenta um toque de bom gosto sem igual aos espaços.

Mas, para que tudo isso fique bonito e equilibrado, é preciso estar atento a alguns pontos como o modelo escolhido, o local onde ele será colocado e até mesmo as lâmpadas que acompanharão esse item.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse assunto, selecionamos algumas dicas de lustre para sala!

Qual a função de um lustre para sala?

A principal função de um lustre para sala de jantar ou estar é a iluminação. Ele ajuda a deixar o ambiente mais claro e pode ter diferentes finalidades, como acrescentar uma sensação de aconchego ao ambiente ou promover uma iluminação pontual, onde a luz do lustre dá destaque a algum adorno ou mobiliário, por exemplo.

Diretamente alinhado à função principal, temos também a finalidade decorativa. Eles são ótimos para compor a decoração do ambiente e reforçar o estilo escolhido para esse espaço, deixando a sala de estar ou jantar ainda mais bonitas e agradáveis.

Tipos de lustre

Quer conhecer um pouco mais sobre os tipos de lustres para sala? Acompanhe a nossa lista e escolha a melhor opção para o seu imóvel!

Lustres redondos

Marcantes pelo formato arredondado e profundidade proporcional, os modelos redondos são bonitos, modernos e os mais indicados para decorações de sala com mesa redonda ou quadrada.

Quando combinados dessa forma, eles garantem um ponto de evidência tanto para o lustre em si quanto para a mesa de jantar.

Lustres quadrados

Os modelos quadrados possuem linhas retas, pouca profundidade e diversos tamanhos, cores e acabamentos. Esse formato para sala de estar ou jantar é versátil e pode ser combinado tanto com mesas redondas quanto com quadradas.

Para a sala de jantar, é interessante ficar atento à proporção entre a largura do lustre e da mesa. Assim, você garante que toda a composição do ambiente tenha equilíbrio e fique visualmente agradável.

Lustres verticais

Um dos pontos que se destacam nesse modelo para sala é a altura. Eles são imponentes e podem ser colocados em diversos lugares da sala de estar e jantar.

Lembrando que, se a intenção é acomodá-lo acima da mesa de jantar, fique atento à disposição no ambiente. Esse ponto é muito importante para que ele não atrapalhe o contato visual das pessoas à mesa.

Além disso, ele também pode ser acomodado próximo à escada e no canto da sala de estar ou jantar.

Lustres lineares

Como o próprio nome já diz, os lustres lineares são aqueles que possuem um formato que segue uma linha. Ele pode tanto acomodar vários complementos com variações de tamanhos e volumetrias, quanto seguir uma forma mais comum e clean, onde a iluminação percorre apenas a linha do lustre.

Devido ao formato linear, esse modelo para sala de jantar é muito indicado para acompanhar mesas retangulares.

Lustres retangulares

Os lustres retangulares chamam a atenção pela beleza e imponência. Sua principal característica é o tamanho extra presente no comprimento. Eles podem ter as pontas retas ou arredondadas e diferentes tipos de detalhes e acabamentos. 

Semelhante aos lineares, os retangulares também são ótimas opções para compor a sala de jantar com mesas do mesmo formato.

Como escolher o lustre para sala ideal

Antes de escolher os lustres para sala de estar e jantar, fique atento a esses pontos:

  • Considere o tamanho do ambiente onde o lustre será acomodado;
  • Analise se o local escolhido para ele não atrapalha a circulação ou contato visual no ambiente;
  • Tenha sempre em mente que o formato e o tamanho do modelo deve estar em harmonia com os móveis;
  • Ele deve ir de encontro com o estilo da sua sala de estar ou jantar;
  • Pense na finalidade que você deseja para o lustre: ele será decorativo? Qual tipo de iluminação você deseja que ele tenha?

Como trabalhar ambientes integrados?

Uma dica interessante que vai te ajudar a acertar na decoração com lustres em ambientes integrados é pensar no ambiente. Tudo deve “conversar” entre si.

  • Fique atento ao formato e tente replicar isso tanto na sala de estar quanto de jantar;
  • Analise as cores presentes nos ambientes e use elas ao seu favor para deixar tudo o mais unificado possível. Para isso, você pode contar com a ajuda de uma paleta de cores pré-definida;
  • Utilize os mesmos materiais e texturas em todo o espaço;
  • Dê uma atenção extra à temperatura das lâmpadas e tente criar uma harmonia.

Qual a altura recomendada do lustre para sala?

Um dos pontos principais para saber a altura recomendada do lustre para sala é analisar a circulação e o campo de visão nos ambientes. 

Para lustres que ficam acomodados acima da mesa de jantar ou próximos da televisão, por exemplo, é importante considerar que eles não devem ser um empecilho visual ou um item que atrapalhe a comunicação entre as pessoas.

Acompanhe essas regras simples:

  • Sala de jantar ou estar: O mais indicado é que a altura do lustre em relação à mesa ou qualquer outro item que tenha contato direto com pessoas varie de 70 a 90 centímetros.
  • Locais com circulação de pessoas: Um número base é o de 2 e 2,10 metros.

Seguindo esses parâmetros e observando as necessidades dos ambientes e dos moradores da casa, você conseguirá acomodar o lustre sem transtornos.

Qual tipo de lâmpada usar no lustre?

As lâmpadas mais indicadas para usar, nesse caso, são as fluorescentes e de LED. Ambas as opções possuem um ótimo custo-benefício, sendo que a lâmpada de LED se destaca quando o assunto é vida útil. Então, vale a pena o investimento nessa segunda opção!

Além disso, para fazer a melhor escolha para o seu ambiente, considere a potência, medida em watts (W), os lúmens (lm) que indicam a quantidade de luz emitida e o uso da lâmpada no médio e longo prazo. 

Quais os tipos de lâmpada de LED?

Os tipos de lâmpada de LED mais conhecidos são: espiral, milho, bolinha, vela, dicroica e com filamentos.

Além das lâmpadas, você ainda encontra outros produtos com esse tipo de iluminação, como as famosas fitas em LED, que podem ser usadas como um complemento ao lustre para sala ou as lâmpadas inteligentes que podem tanto mudar de cor quanto ter sistema de controle por Wi-Fi e aplicativo.

Estilos de decoração

Conhecer os estilos de decoração é uma etapa fundamental tanto no momento de redecorar quanto de alugar uma casa

Rústico

Marcante pela presença da madeira, pedras e outros elementos naturais, o estilo rústico é lindo e aconchegante. Para inserir um lustre para sala nessa decoração, invista em um item com acabamento em madeira ou com detalhes propositalmente desgastados, ou envelhecidos.

Clássico

Elegância, requinte e imponência são sinônimos do estilo de decoração clássico. Nele, é comum vermos mobiliários ornamentados e lustres de cristal. Quer aderir a essa decoração? Além dos itens que citamos anteriormente, invista em cristaleiras, bustos, candelabros e porcelanas.

Boho

O estilo boho conquista o coração de diversas pessoas mundo afora. Um dos pontos que mais chamam a atenção nele é o mix de materiais, texturas, estampas e cores.

É válido comentar que formatos de lustre para sala de jantar ou estar com acabamentos em cordas, palhas ou madeiras combinam perfeitamente com esse estilo decorativo.

Contemporâneo

Presente em diversos imóveis, o estilo contemporâneo tem como foco o uso de linhas retas e cores neutras. Nele, a tecnologia, o conforto e a funcionalidade são pontos muito valorizados. Os modelos para sala contemporâneos seguem uma forma diferenciada e cheia de autenticidade, indo na contramão dos mais clássicos.

Viu como os lustres para sala oferecem muitas possibilidades para o seu imóvel? Agora que você já conferiu todas essas dicas, que tal encontrar o seu novo espaço? Com a ajuda da Lello Imóveis é fácil achar diversas opções de casas para comprar ou alugar, seja na grande São Paulo ou no ABC, como por exemplo as opções de casas à venda em Santo André.

Somos referência em São Paulo e contamos com um atendimento individualizado que vai de encontro com a sua rotina e necessidades. Agende uma reunião agora mesmo!

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: