A capacidade de se locomover rapidamente e da forma mais confortável possível é um aspecto essencial para a qualidade de vida em qualquer centro urbano. Nas principais metrópoles do mundo, esta capacidade está muito ligada ao transporte sobre trilhos, o metrô. Por isso, morar em imóveis próximos ao metrô é um diferencial.
Conheça curiosidades sobre o metrô de São Paulo e descubra as vantagens de viver próximo desse tipo de transporte.
Criação do metrô de São Paulo
O tamanho da malha e o início de sua construção são tomados como padrões de desenvolvimento e servem como parâmetro na comparação entre as cidades.
A comparação mais comum de São Paulo é com Seul, capital da Coréia do Sul. As duas tiveram o início das obras de metrô na mesma época, mas o avanço dos coreanos foi quatro vezes mais rápido. Enquanto São Paulo tem cerca de 12,5 milhões de habitantes, Seul tem pouco menos de 10 milhões.
Com o início de suas operações em 1974, o Metrô de São Paulo, apesar de ser o maior do Brasil, é bastante tardio em relação a outras cidades de mesmo porte. E mesmo com os anúncios recentes de expansão e das obras espalhadas pela cidade, o resultado é relativamente pequeno ainda.
Atualmente, são 104,4 quilômetros de extensão, seis linhas e 91 estações. Para se ter uma ideia, o de Seul tem nove linhas e trezentas estações, espalhadas por 3.297 quilômetros. O Metrô de Londres teve início há mais de um século. Os de Paris, Nova York, Tóquio e Moscou são da primeira metade do século passado.
Mobilidade e desenvolvimento urbano
O atraso na construção do Metrô e a falta de investimento ao longo dos anos são resultado de uma política que priorizou o transporte individual, principalmente os automóveis. O problema se repete ainda na criação da malha cicloviária e mesmo na circulação a pé. Assim, uma maneira de remediar foi a construção de terminais e corredores de ônibus, sem a mesma eficiência e com um maior impacto negativo no entorno.
O planejamento urbano dá sinais recentes de mudanças e não é só na expansão de ciclovias. O Plano Diretor vigente, aprovado em 2014, também tenta reorganizar a cidade com a preservação de áreas verdes e a indução ao maior adensamento em áreas com melhor estrutura urbana. Muitas vezes, essas estruturas acabavam ficando ociosas e degradadas quando os eixos de desenvolvimento mudavam de direção.
O Metrô é um dos eixos deste adensamento planejado. Novos projetos e os chamados retrofits, atualizações de prédios antigos para novas moradias, estão entre as tendências para atrair novos moradores para as proximidades do Metrô. Mas já existem muitos outros imóveis como opção na região de cada estação.
Por isso, a Lello criou uma ferramenta para ajudar os consumidores a encontrarem o imóvel que desejam perto delas. É possível buscar nela por estação ou por linha, assim como buscar apenas casas, estúdios ou apartamentos.