O momento da escolha do piso para cozinha é extremamente importante para a decoração da casa e o dia a dia dos moradores. Pois além de pensarmos na estética e considerarmos o que é bonito, precisamos também avaliar a qualidade e a finalidade de cada tipo de piso.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a fazer a melhor escolha para o seu imóvel. Acompanhe!
Tipos de piso para cozinha
Você conhece os principais tipos de piso para cozinha? Existe um leque de variedades com diferentes cores, acabamentos, vantagens e desvantagens. Confira quais são os principais!
Porcelanato
Com diversas opções de cores e texturas, o modelo de porcelanato para cozinha chama a atenção pela versatilidade, beleza e durabilidade.
Antes de escolhê-lo, é válido ficar atento a alguns pontos, como: em tonalidades claras, o porcelanato evidencia as sujeiras no chão e, em ambientes com alta circulação de pessoas, ele pode perder o brilho facilmente.
Piso cerâmico
Bonito, fácil de limpar e com um ótimo custo-benefício, o modelo cerâmico é uma opção que está presente em diversos imóveis.
Mas lembre-se de que apesar de ser resistente e ter muitas vantagens, esse tipo de piso fica escorregadio ao entrar em contato com a água. Caso você queira utilizá-lo na cozinha, dê preferência para a opção antiderrapante.
Pastilhas
Geralmente confeccionadas em vidro, porcelanato ou cerâmica, as pastilhas são uma ótima opção para você que está em busca de pisos para parede de cozinha.
Elas são resistentes, versáteis, ideais para áreas molhadas e capazes de dar um acabamento impecável ao ambiente. Para deixar o seu espaço ainda mais bonito, escolha um local de destaque para acomodá-las e lembre-se de saber dosar o uso para não pesar na decoração do local.
Piso vinílico
Assim como as pastilhas, o vinílico também pode ser encontrado em diversos formatos, como placas adesivas, rolos e mantas. Ele é uma ótima alternativa para você que planeja reformar ou redecorar o seu imóvel e está em busca de um piso para cozinha de fácil limpeza no dia a dia e instalação rápida.
Ladrilho hidráulico
Bonito, autêntico e diferenciado, o ladrilho hidráulico está entre os pisos para parede de cozinha mais conhecidos. Eles são resistentes, fáceis de limpar e oferecem infinitas opções estéticas para o ambiente.
Caso você tenha a intenção de colocá-lo no chão da sua cozinha, tome cuidado para deixar o espaço visualmente poluído.
Cimento queimado
O cimento queimado é um piso muito conhecido. Ele é bonito, moderno, está no topo dos modelos baratos para cozinha e pode ser aplicado até mesmo em um tipo já existente.
Quando o assunto é cozinha, o cimento queimado é amplamente indicado para as paredes, onde o contato com a água não trará problemas caso ele fique escorregadio. Para utilizá-lo no chão, lembre-se de dar o acabamento antiderrapante.
Mármore e granito
Se você está em busca de um piso feito em pedra natural, dê preferência para o mármore ou granito. São opções lindas, elegantes, versáteis e muito utilizadas tanto no chão quanto em bancadas!
Piso epóxi
Você já ouviu falar do piso epóxi? Basicamente, esse modelo é uma pintura com um aspecto brilhante. Ele é bonito, antiderrapante e, em muitos casos, resistente ao fogo. É uma opção que chama a atenção pela durabilidade e resistência aos mais diversos tipos de atrito.
Pisos para cozinha por ambiente
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de piso para cozinha, acompanhe algumas dicas que vão te ajudar a selecionar a melhor escolha segundo cada ambiente.
Cozinha pequena
Existem várias opções para cozinha pequena. Para o chão, por exemplo, você pode utilizar o porcelanato com placas de 60 × 60 cm. E caso você queira garantir uma sensação de amplitude para esse ambiente, invista no clássico piso branco para cozinha.
Quando o assunto é parede, temos o cerâmico, as pastilhas e o ladrilho hidráulico com diferentes cores e estampas. Sendo que essas duas últimas são perfeitas para dar um acabamento diferenciado próximo a pias e bancadas.
Cozinha grande
Para garantir que a sua cozinha grande continue com a sensação de amplitude, é válido investir em peças com poucos recortes e demarcações. Aqui, o piso epóxi, cimento queimado, vinílico e porcelanatos em placas grandes são opções interessantes.
Sala e cozinha integrada
Nesse tipo de ambiente, é muito indicado o uso do porcelanato e vinílico. Além disso, é fundamental que você escolha uma única opção para percorrer todo o espaço tanto da sala quanto da cozinha.
Assim, você garante um visual ainda mais bonito, unificado e harmonioso para o seu imóvel.
Cozinha e área gourmet externa
Quando o assunto é piso para cozinha e área gourmet externa, os mais escolhidos são o cimento queimado e o vinílico.
Para encontrar o seu tipo ideal, pense na sensação e no estilo que você deseja que esse espaço tenha. O vinílico, por exemplo, é perfeito para transmitir reconforto e aconchego.
Já o cimento queimado se destaca pelo toque urbano e moderno que ele consegue acrescentar aos ambientes.
Como escolher o piso para cozinha ideal?
Como já comentamos, a escolha do modelo ideal engloba uma série de fatores!
Segurança: evite acabamento polido
Segurança é fundamental! E quando o assunto é piso para cozinha, fique atento a esse tópico e escolha modelos que entrem em contato com a água sem ficarem escorregadios.
Assim, você garante uma decoração agradável e evita acidentes domésticos como quedas e escorregões.
Cimento queimado, pastilha de cerâmica, epóxi, cerâmica ou porcelanato antiderrapante, pedras com texturas ásperas e pisos com acabamentos emborrachados são algumas alternativas seguras.
Evite o acabamento polido e invista nas opções antiderrapantes.
Prefira pisos com alta durabilidade
A cozinha é um ambiente que possui uma alta taxa de circulação de pessoas. Por isso, é válido dar preferência a pisos com alta durabilidade. Com o passar dos anos, essa escolha fará toda a diferença.
Facilidade na limpeza
É inevitável: uma hora ou outra o seu piso para cozinha entrará em contato com algum líquido, ou alimento. Por isso, escolha modelos que sejam fáceis de limpar.
Essa dica vai te ajudar tanto na rotina de organização da cozinha quanto no aspecto que ele terá no médio e longo prazo.
Faça uma análise da decoração
Para que o seu ambiente fique bonito é fundamental que você faça uma análise da decoração. Pense no estilo escolhido para a cozinha, os móveis, adornos, detalhes, iluminações e sensações que você deseja transmitir.
Ter em mente esse cenário na totalidade, irá te ajudar a garantir uma cozinha linda, agradável e visualmente bem organizada.
Como fazer um cálculo para o piso da cozinha?
Calcular a quantidade de piso para cozinha é mais fácil do que você imagina. Veja:
- Tire as medidas da sua cozinha;
- Analise as medidas do modelo escolhido;
- Multiplique a medida do comprimento da cozinha pela largura;
- Faça o cálculo da área de cada piso, para que eles se “encaixem” na cozinha.
PEI ideal para piso de cozinha
O PEI (Porcelain Enamel Institute) é o nome do instituto norte-americano que criou classificação de resistência ao desgaste por atrito nos revestimentos.
Com uma variação de 0 a 5, o PEI tem diversas divisões que englobam o uso de pisos em ambientes e espaços variados.
Para a cozinha, o ideal é o PEI 3 que oferece uma resistência ao desgaste moderado. Ele é uma opção que atende tanto a circulação de pessoas no ambiente quanto o possível contato do piso com sujeiras.
Curtiu esse conteúdo sobre pisos para cozinha? Então, conheça um pouco mais a Lello Imóveis. Somos uma imobiliária em São Paulo com um olhar individualizado e focado em atender os desejos e as expectativas de cada cliente. Entre em contato agora mesmo!