Home » Parede de gesso: vantagens, como fazer, valores e mais

Parede de gesso: vantagens, como fazer, valores e mais

por Lello Imóveis

Você já ouviu falar sobre o gesso acartonado? Não? A gente tem certeza que sim! Mais conhecido como drywall, esse tipo de parede de gesso possibilita que se crie espaços de forma rápida, simples e prática. Transformando, assim, ambientes sem precisar de grandes reformas e sem gastos muito altos.

A cada dia mais a parede de gesso vem se destacando no mercado da construção civil, sendo uma alternativa bem famosa para quem quer tornar a mudança do espaço com a sua fácil instalação.

Quer conhecer as vantagens de utilizar uma parede de gesso na sua obra ou reforma? Saiba mais a seguir.

Alvenaria e gesso: Diferenças 

As diferenças entre a alvenaria e o gesso começam na hora do planejamento. Isso porque a área útil a ser utilizada para a criação de uma parede pode determinar também os materiais que conseguem ocupar o ambiente.

A alvenaria envolve materiais pesados, como tijolos, pedras, blocos. Já o gesso traz painéis mais finos, ocupando menos espaço, por exemplo. É possível ganhar aproximadamente 5% de área útil considerando o uso de parede de gesso ao invés da alvenaria.

Além disso, o gesso pode contribuir muito com a criatividade. Os painéis podem ser feitos de diferentes formas, criando recortes e iluminação embutida nos painéis. E a parede de gesso, diferente da alvenaria, é mais rápida para ser implementada e sustentável.

Vantagens e desvantagens da parede de gesso

Já mostramos que as diferenças da parede de gesso para uma de alvenaria podem fazer o gesso se sobressair na hora de escolher qual material usar. Mas, como em qualquer outro caso, existem vantagens e desvantagens na sua utilização. Conheça algumas delas!

Vantagens

A agilidade que o material traz para a obra, com certeza, é um dos pontos de maior destaque na hora da escolha do material. Mas conheça outros pontos importantes:

Limpeza 

A aplicação de uma parede de gesso, por ser pré-fabricada, não envolve muita sujeira. Para reformas, nas quais os moradores permanecem no imóvel, por exemplo, se torna uma opção viável pela limpeza.

Instalação rápida

Por não precisar de uma base construída, como é o caso da alvenaria, a parede de gesso tem uma aplicação muito mais rápida. Tornando a reforma mais ágil.

Economia de espaço

Se você deseja aproveitar mais o seu espaço, a parede de gesso pode te auxiliar muito nisso. Ela ocupa naturalmente menos espaço, o que libera espaços para outros móveis, objetos e enfeites. 

Conforto térmico

Por conta dos colchões de ar entre as placas de gesso e o enchimento com lã, a parede de gesso proporciona conforto térmico ao ambiente. Caso, ainda, seja aplicada uma manta termoacústica, o conforto térmico aumenta.

Flexibilidade no projeto

Por ser um material que proporciona multiplicidade de acabamentos, o gesso traz mais flexibilidade para o projeto de construção ou reforma do imóvel. Isso porque ele suporta muitas texturas, pinturas, azulejos e mais.

Desvantagens

Mesmo com muitas vantagens, alguns pontos podem ser empecilhos para a sua aplicação. Conheça suas desvantagens: 

Não é recomendado para ambientes externos

A exposição do material aos elementos externos pode diminuir seu tempo útil. Ele não é uma boa opção para enfrentar chuvas, sol excessivo e ventanias.

Baixa resistência 

O gesso é um material menos resistente a impactos, mas consegue ter uma boa resistência em relação a pesos.

Proliferação de fungos e bactérias 

Alguns componentes orgânicos necessários para produzir as placas podem propiciar um ambiente bom para o crescimento de fungos e bactérias.

Como fazer a parede de gesso passo a passo: Drywall

Depois de decidir pela parede de gesso, prepare o ambiente para poder receber o material. É importante que o ambiente não tenha umidade e infiltrações, esteja nivelada e sem irregularidades. Aí, é só seguir com o passo a passo. Mas saiba que o adequado é a contratação de especialistas para instalação e manuseio do material.

Marcação de ambientes

Comece com a definição das medidas da nova parede. Para isso, você vai precisar do suporte de um nível e régua. Assim, você marcará os pontos no piso, teto ou paredes laterais no qual você vai aplicar o revestimento.

Montagem da estrutura em perfis de aço

Os perfis de aço formam a estrutura da parede de gesso. Eles são parafusados em estruturas fixas, como paredes laterais de alvenaria, teto e chão e os perfis de gesso são fixados sem furos com espaçamento para encaixar os montantes.

Colocação de placas e fechamento do ambiente

Essa é uma etapa de muita atenção, já que há o momento de parafusar as placas de drywall na estrutura. O primeiro passo é parafusar internamente de maneira vertical. Em seguida, fazer o processo contrário. É necessário realizar o processo de cima para baixo. 

Antes de fazer o fechamento do ambiente, é possível aplicar um material capaz de realizar o isolamento térmico e acústico. A lã mineral é um bom exemplo. E, em seguida, pode seguir com o fechamento do outro lado da parede.

Acabamento final

Utilize argamassa para realizar o acabamento entre as placas e tornar a superfície uniforme. Além disso, o rejunte pode ser feito também em buracos feitos na estrutura. A finalização com textura, tinta ou papel de parede fica a gosto do cliente.

Valores de uma parede de gesso drywall

A variação de preço está relacionada a diversos fatores. Além dos materiais, é preciso considerar a instalação das placas e se todas as ferramentas já estão consideradas no processo. 

Por isso, é preciso ter em mente que cada formato de parede, mão de obra e região podem aumentar ou diminuir os valores. Sempre pesquise antes de tomar uma decisão.

Parede de Gesso 3D: O que é?

Ainda mais inovadores, os painéis de gesso 3D personalizam o ambiente com formatos e texturas que parecem únicas. As placas apresentam formatos mais contemporâneos e dão mais personalidade ao ambiente. 

As placas têm formatos geométricos, como hexágonos, círculos e linhas, ou formatos orgânicos, simulando folhas, flores e ondas. Podem também variar de cores, mas é mais comum a utilização do branco. 

Gostou da ideia de ter uma parede de gesso na sua casa? Então, encontre o seu novo imóvel para já colocar em prática as nossas dicas. Confira nossas oportunidades de imóveis para alugar.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: