Home » 10 curiosidades sobre a cidade de São Paulo

10 curiosidades sobre a cidade de São Paulo

por Lello Imóveis

A cidade de São Paulo completa 464 anos em 2018 e é um dos locais preferidos para morar, não é à toa que sua população atual já ultrapassa a marca de 12,04 milhões, figurando entre as 7 cidades mais populosas do planeta. É também o centro financeiro da América do Sul.

Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a Avenida Paulista, além de eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a São Paulo Fashion Week e a Parada do orgulho LGBT.

São números e mais números que tentam mensurar quão grande e diversa é São Paulo, o que a torna um universo gigante a ser explorado. Por isso, resolvemos selecionar algumas curiosidades sobre a nossa cidade. Confira:

1- São Paulo tem o 10º maior PIB do mundo

Bolsa de Valores de São Paulo

Bolsa de Valores de São Paulo

O PIB de São Paulo representa, isoladamente, 10,7% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional e por mais de 40% das patentes produzidas no país. A cidade também é a sede da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado. São Paulo também concentra muitos dos edifícios mais altos do Brasil, como os edifícios Mirante do Vale, Itália, Altino Arantes, a Torre Norte, entre outros.

2- Os turistas adoram SP

As cidades do Nordeste são as que mais recebem turistas no Brasil, correto? Errado! É São Paulo o maior destino turístico brasileiro, com quase 13 milhões de turistas por ano. No verão 2017, por exemplo, São Paulo foi apontada como a cidade mais procurada pelos viajantes.

3- Os Paulistas consomem mais de 1 milhão de pizzas por dia

Pizzarias de São Paulo

São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, ficando atrás somente de Nova Iorque. Os paulistanos consomem mais de 700 pizzas por minuto, segundo dados do São Paulo Convention & Visitors Bureau! É tanto amor que Sampa tem uma pizzaria que promete nunca fechar, a Al Capizza. O lugar funciona de domingo a domingo, durante 24 horas por dia.

4- A cidade com o maior número de helicópteros do mundo

São Paulo é considerada a capital mundial dos helicópteros. O motivo? São mais de 410 em toda a cidade. Não é de surpreender tanto assim, afinal quem não gostaria de evitar todo o trânsito de São Paulo?

5- São Paulo é a 5ª cidade com o maior número de museus no mundo

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

MASP – Museu de Arte de São Paulo

São Paulo tem sido cada vez mais conhecida pelo seu viés cultural. A cidade tem mais de 110 museus, com diversos conteúdos, exposições e instalações para qualquer tipo de público. E não é só de museu que vive a cultura paulistana, a cidade tem mais de 160 teatros, centenas de casas de show e 39 centros culturais. É arte e cultura pulsando nas veias.

6- Um mundo todo em uma só cidade

São Paulo concentra o maior número de japoneses, libaneses e italianos fora de seus respectivos países de origem. Só a população de japoneses e seus descendentes na capital é estimada em quase 40 mil.

Veja também: Conheça os melhores bairros da cidade em 23 categorias.

7- A cidade que nasceu com um colégio

Fundação de São Paulo, 1913. Pintura de Antônio Parreiras.

Fundação de São Paulo, 1913. Pintura de Antônio Parreiras.

A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu em 25 de janeiro de 1554 com a construção de um colégio jesuíta por doze padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí.[28] Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha, por finalidade, a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de “Serra de Paranapiacaba”.

O nome São Paulo foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, mesmo dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme disse o padre José de Anchieta em carta à Companhia de Jesus:

“A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos nossa casa!”

8- O metrô de São Paulo está entre os 10 melhores do mundo

Metrô de São Paulo - Linha Amarela

Estação Faria Lima do Metrô de São Paulo

Parece ironia, mas o metrô de São Paulo está entre os 10 melhores do mundo. E da lista é o único da América Latina, com uma rede de 77 km, 6 linhas e 66 estações. Ainda que a rede não seja extensa, transporta 895 milhões de pessoas por ano. A falta de distribuição moradores empresas de São Paulo acarreta na superlotação, e por isso só com muita inteligência para atender todo o fluxo de passageiros nos horários de pico.

9- Já tentaram mudar o nome da Avenida Paulista

Em 1927, após a morte de Carlos de Campos, então governador de São Paulo, o endereço foi renomeado em sua homenagem. Os paulistanos não gostaram nem um pouco da mudança e logo depois, no início da década de 1930, o local recebeu novamente seu nome original: Avenida Paulista.

10- Morar em São Paulo tem mais lados bons do que ruins

É fato que a cidade enfrenta problemas de trânsito, tempo de deslocamento, poluição e segurança pública. Mas o que deve-se levar em consideração são os investimentos em melhorias graças ao crescente envolvimento da população paulistana nesses assuntos. Tais fatores são problemas encontrados nas maiorias das cidades grandes do Brasil e, ao colocar na balança, logo vê-se o potencial da Megalópole Paulista. Com um enorme número de restaurantes, reconhecidos mundialmente pela gastronomia diversa, locais de lazer e cultura, a maior malha ferroviária e metroviária do Brasil, o pólo comercial da América Latina, é fácil perceber que só em São Paulo você encontra tudo!

Viver em São Paulo é uma experiência riquíssima! Explorar essa cidade é uma aventura sem fim. Sinta-se orgulhoso em fazer parte desses 464 anos de história. Parabéns, São Paulo!

Lello Imóveis

 

 

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: