Home » Revestimento para cozinha: tipos, como escolher e instalação

Revestimento para cozinha: tipos, como escolher e instalação

por Lello Imóveis

Um dos ambientes mais importantes da casa, com certeza, é a cozinha. É neste cômodo que as pessoas mantêm seus alimentos, estabelecem suas rotinas e, por muitas vezes, confraternizam com suas famílias. Mas a verdade é que, para muitos, esse é o coração da casa.

Por isso, nada mais justo que dedicar a sua atenção na hora de decorar o ambiente. Atualmente, há diversas opções de revestimento para cozinha. E a gente sabe que a escolha dele é muito importante para dar mais personalidade para esse ambiente. 

Seja um revestimento adesivo para cozinha, no caso de imóveis alugados, ou revestimento para parede de cozinha permanente, para imóveis próprios, opções não faltam. Assim, conheça algumas delas a seguir e entenda como pode ser mais simples do que você imagina mudar este ambiente.

Revestimento e piso: Diferenças 

O primeiro passo na hora de seguir com essas mudanças na cozinha é entender um quesito muito importante: a diferença entre piso e revestimento. Isso porque, na questão estética, eles se assemelham e muitas pessoas confundem. Mas isso pode dar um problemão na hora da instalação.

Podemos dizer que a principal diferença entre os dois é a aplicação. O piso tem uma limitação a aplicações no chão, enquanto o revestimento pode ser aplicado tanto no chão, como em paredes. 

Por isso, é importante se atentar ao material. Pisos têm opções mais resistentes e, por vezes, mais caros. Já os revestimentos possuem versões que podem ser mais frágeis, essas devem ser destinadas a paredes, por exemplo.

Tipos de revestimento para cozinha 

Pensando nas particularidades da cozinha, é preciso optar por opções não escorregadias, fáceis de limpar e resistentes à água. Por isso, podemos considerar as opções que melhor atendem a esses critérios como a cerâmica e o porcelanato.

A cerâmica não é um material tão resistente, porém é utilizado com frequência para pisos e também como revestimento para cozinha nas paredes. Esse revestimento pode ter variados formatos de placas e oferecem muitas opções de texturas e cores. O formato mais conhecido é o dos famosos azulejos que são utilizados nas paredes, principalmente, da pia.

Já o porcelanato tende a ser uma opção mais considerada para o piso, já que é resistente à água, atritos de pessoas e gordura. E, o melhor, o revestimento para cozinha de porcelanato pode ser encontrado em diferentes tamanhos de placas e muitas texturas.

Alternativas para revestimentos

Mas para quem deseja fugir do comum, existem outras opções de revestimentos que se destacam por sua resistência e beleza:

  • Cimento queimado: é muito resistente para pisos. Por não apresentar espaços de rejunte, facilita a limpeza. E pode ser aplicado também em paredes e bancadas, proporcionando um estilo rústico ao ambiente;
  • Ladrilho hidráulico: esse tipo de revestimento tem seu tom mais artístico. Possuem desenhos dos mais diversos e também podem utilizar cores mais neutras. Costumam ser utilizados na região da pia, na parede, para destacar o espaço e deixar as paredes protegidas da água. Mas também podem ser usados como piso;
  • Mármore ou granito: muito resistentes, esses revestimentos tendem a ser usados em bancadas e pias, por seu elevado custo. 

Para quem não deseja realizar obras, o piso vinílico e adesivos de parede podem dar um toque especial para sua cozinha sem a burocracia e quebradeira. 

No caso do piso vinílico, o revestimento é feito em PVC e disponibilizado em placas ou mantas. É simples de aplicar e o destaque é sua alta durabilidade, além da facilidade de limpeza. 

E, quando falamos de adesivos de parede, é a forma mais simples de mudar o visual da cozinha. Eles podem simular os materiais que citamos antes e são facilmente encontrados para vender em lojas de casa e decoração.

Preciso revestir todas as paredes da cozinha?

Vamos lembrar uma coisa? A casa é sua e você é livre para decorá-la como quiser. Claro que, se você tiver alugado o espaço, qualquer mudança deve ser previamente acordada com o proprietário. Mas, de qualquer forma, mudanças sem impactos e obras podem ser feitas no seu estilo.

Atualmente, as paredes da cozinha passaram a ter novos revestimentos ou acompanhar o restante da casa. Mas o recomendado mesmo é que as paredes que tenham muito contato com a água estejam revestidas por conta da resistência dos materiais e para não prejudicar a estrutura base do ambiente. 

Revestimento para cozinha: como escolher?

Com tantas opções de revestimentos, sabemos que fica difícil realizar a melhor escolha. Mas alguns critérios podem facilitar a sua decisão, confira a seguir.

Defina o estilo da cozinha

Os revestimentos têm suas particularidades e combinam mais com determinados estilos de ambiente. Por isso, antes de decidir, leve em consideração a aparência que você quer que sua cozinha tenha pode ajudar a escolher o melhor revestimento.

Por exemplo, aqueles que apreciam um estilo mais industrial, podem optar pelo cimento queimado para dar um ar mais rústico ao ambiente.

Confira a durabilidade do produto

Se você não está disposto a realizar a manutenção contínua do ambiente, é preciso considerar a durabilidade do revestimento. Assim, aqueles que são mais resistentes à água, por exemplo, são uma escolha mais assertiva.

Faça uma análise da decoração

Antes de escolher, é preciso entender como as opções de revestimento que você considera se encaixam no ambiente com seus móveis e decoração. Assim, cores, texturas, tamanhos de placas, tudo isso conta na hora da decisão final junto com os itens que você também deseja colocar na cozinha.

Identifique o local de aplicação do revestimento 

Como dissemos, alguns materiais são mais resistentes e, na hora de decidir, entenda onde será aplicado cada revestimento. Desta forma, é possível combinar diferentes materiais e ter um ambiente bonito e que não precisará de muita manutenção.

Leve a qualidade do material em consideração

Qualidade deve ser a palavra de ordem na ordem de fazer o investimento em um revestimento para cozinha. Lembre-se que este é um ambiente exposto à água e temperaturas. Assim, os materiais que escolher devem ser resistentes e de boa qualidade para ter mais durabilidade.

E aí, já pensou em qual revestimento para cozinha usar no seu novo imóvel? Temos opções para alugar e comprar que são ideais para quem busca um novo lar. Então, vamos lá

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: