Home » 7 Dicas: O que fazer antes do ENEM

7 Dicas: O que fazer antes do ENEM

por Lello Imóveis

Chegou o momento tão aguardado pelos estudantes, pensando nisso elaboramos algumas dicas fundamentais para você que vai prestar o enem.

1. Revisão dos estudos

Na reta final, não adianta abraçar o mundo. Agora é hora de repassar as anotações de estudo e aulas. Não adianta aprofundar os estudos olhando para mil coisas novas. O melhor é aquecer a memória revisando o que estudou até o momento em cada uma das áreas: Matemática, Ciências da Natureza, Linguagens e Ciências Humanas.

2. Foco na redação

Se há algo que fará diferença é estudar técnicas de redação. Saber como a redação é corrigida, com fazer uma introdução, o desenvolvimento e a conclusão das redações. A nota da redação é tradicionalmente a maior nota do Exame. Reler algumas redações nota 1000 ajuda, assim você verá como outros estudantes buscaram saídas para os temas já aplicados. A leitura do manual de redação do estudante é a leitura mais importante a ser realizada nesse momento.

3. Assista a documentários até a véspera da prova

Vai descontrair? Então aproveite para descontrair estudando. Em plataformas de vídeo como a Netflix e o Youtube você pode assistir a documentários e séries que irão ampliar a sua bagagem de aprendizado útil para prova. Você pode assistir sozinho ou em grupo para discutir. O importante é aproveitar o tempo para aprender. Suspenda as séries de diversão e concentre-se nos documentários e séries de aprendizado.

4. Visite o local de prova antes e monte seu kit de prova

Se você não conhece o local, é obrigatório visita-lo nos dias anteriores para saber o tempo que levará para chegar. Lembre-se que, se você for precisar de transporte coletivo, eles funcionam mal nos domingos. Leve isso em consideração e saia antes de casa. Se você tiver carona até o local, tenha em conta que, provavelmente, haverá muito transito no dia. Pense em descer a alguns quarteirões do local da prova e ir andando. Com isso você evitará maiores complicações. Não se esqueça do seu kit de prova: Caneta preta de tubo transparente (leve duas, para garantir), documento oficial com foto, cartão de confirmação, água e lanche. Celulares e relógios serão colocados em um envelope plástico nas horas de prova, pois não podem ser usados.

5. Pense na alimentação

É importante pensar em o que comer durante a prova e comprar com antecedência. Todo mundo fala em levar coisas leves, mas já soube de alunos que levaram até lasanha e pizza. A alimentação é importante por várias razões. Ajuda a administrar a ansiedade, ajuda a manter o corpo em alerta (acordado) e também serve para o “desfoque consciente”, aquela pausa que você faz para se desconcentrar e depois retomar em melhores condições, com mais foco. Frutas sempre ajudam. Maçã é sempre bom. Eu, quando faço a prova para depois participar da resolução promovida pelo cursinho, sempre levo uma mexerica, pois fico apavorado de pensar que outra pessoa pode levar e eu passarei vontade. Chocolate, barras de cereal e bolachas também são indicações apropriadas. E claro, muita água.

6. Descanse e mantenha o foco

Seu estado físico é determinante para um bom desempenho no ENEM. Portanto, o sábado deve ser um dia de descanso. Nada de baladas. É dia para dormir, relaxar e ficar tranquilo. Nos últimos dias, não adianta reler toda a apostila. Muito menos fazer mil exercícios. É preciso se preparar para encarar a prova, pois ela exige tranquilidade e concentração. Costumo dizer que o ENEM é como o Carnaval: todo ano tem. Ou seja, não entre na paranoia da aprovação. No momento da prova, pense única e exclusivamente em cada situação problema apresentada. Preocupar-se com o resultado antes de concluir a prova fará a sua cabeça ficar longe do mais importante: As respostas certas e uma redação clara, fundamentada e bem escrita. Use o tempo a seu favor e não se apavore quando a galera começar a sair da sala. Cada minuto é precioso. No dia da prova de matemática, comece por ela, já que é a mais difícil e, por isso, cada acerto agregará mais pontos à sua nota final. No primeiro domingo, comece pela leitura da proposta de redação, pense no tema e anote alguns tópicos. Resolve parte das questões e volte para ela na metade do tempo.

7. Caderno de questões

Leve o caderno de questões para casa com o seu gabarito. Muitos estudantes se apavoram, ficam com medo de corrigir as questões. Mas é importante ter a tranquilidade e a maturidade para saber que cada erro é um aprendizado. Confira o gabarito e observe o seu padrão de acertos e erros. Avalie a sua trajetória de prova. Se você errou mais questões no final da prova, isso pode sinalizar que você teve dificuldade de concentração ou de organização do tempo. Com isso, tente rever a sua estratégia para o segundo dia de prova.

Façam a prova com tranquilidade. Força, galera! Boa prova!

 

VEJA TAMBÉM: SAMPA PARA UNIVERSITÁRIOS, ONDE MORAR?

 

 

 

Créditos Maximize

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: