Uma fotografia nítida, com bom enquadramento e iluminação adequada ajuda a passar a melhor imagem de um imóvel, deixando-o mais atraente em um anúncio de locação ou venda.
Segundo Hermínio Bonoldi, diretor da imobiliária Union, do grupo RE/MAX Brasil, uma boa foto pode triplicar a chance de um imóvel atrair interessados.
“É preciso dar a percepção mais próxima possível da realidade. Digital ou impressa, a foto já é um processo seletivo para quem está procurando.”
“Um erro primário, que vejo muito, é abrir a janela e tirar foto contra a luz. Fica com o ambiente escuro”, afirma Elaine Fouto, gerente de marketing da Lello Imóveis.
No caso da foto feita com celular, a dica é clicar na área mais escura da tela para ajustar a iluminação.
O enquadramento errado também é comum. O ideal é mostrar o espaço todo, não só alguns detalhes. Em ambientes difíceis de conseguir um bom enquadramento, uma alternativa é fazer fotos panorâmicas.
Segundo Bonoldi, antes de fotografar é importante checar se os ambientes estão limpos e organizados, com a decoração neutra. As imagens também devem ser exibidas em uma sequência lógica, como acontece em uma visita real, afirma Fouto.
Fonte: Folha de São Paulo / Elaine Fouto (Gerente de marketing da Lello Imóveis)