Home » Como alugar um imóvel: dicas essenciais 

Como alugar um imóvel: dicas essenciais 

por Lello Imóveis

Uma pessoa pode querer um imóvel por conta de diversos motivos. Mas a busca, indiferente da razão, pode ser facilitada com algumas dicas essenciais de como alugar um imóvel e evitar dores de cabeça durante todo o processo.

Alguns pontos de atenção e você já pode driblar muitos problemas. Saiba quais são os principais pontos que você deve ter atenção!

1. Conheça a imobiliária e seus processos

Para alugar um imóvel, geralmente, é necessário entrar em contato com uma imobiliária. Isso ocorre porque as imobiliárias são intermediadoras entre proprietários e inquilinos e são responsáveis por diversas ações que visam garantir uma negociação justa e segura para ambas as partes. E, por isso, conhecer a imobiliária é importante:

Confiabilidade

Conhecendo a imobiliária, você pode verificar se ela é confiável e idônea, evitando assim possíveis golpes ou fraudes.

Transparência

Uma boa imobiliária deve ser transparente em suas ações, fornecendo todas as informações necessárias sobre o imóvel e o contrato de aluguel. Dessa forma, você pode ter mais tranquilidade e segurança na negociação.

Atendimento personalizado

Ao conhecer a imobiliária, você pode conhecer melhor a equipe de atendimento e verificar se eles oferecem um atendimento personalizado e eficaz, ajudando-o a encontrar o imóvel ideal para suas necessidades.

Suporte

Além de oferecer um contrato de aluguel, uma imobiliária pode fornecer garantias locatícias, como seguro fiança ou caução, que visam proteger tanto o proprietário quanto o inquilino.

2. Escolha com muito cuidado seu imóvel

Você já sabe qual é o estilo de imóvel que deseja? Essa escolha é o pontapé para a procura por opções e deve ser cuidadosa por alguns motivos:

Custo financeiro

Alugar um imóvel é um investimento financeiro significativo, que pode requerer um grande esforço financeiro. Portanto, escolher um imóvel de qualidade significa garantir que seu dinheiro está sendo bem investido.

Localização

A escolha do imóvel deve levar em conta a localização, pois isso terá impacto no seu dia a dia. A localização é importante para reduzir o tempo e o dinheiro com deslocamentos, acesso a serviços, comércio, hospitais, escolas, etc. É importante, portanto, escolher um imóvel que esteja situado em uma região segura e que seja próxima às suas necessidades cotidianas.

Qualidade de vida

O imóvel afeta diretamente a sua qualidade de vida e bem-estar. Se você passar grande parte do seu tempo dentro do imóvel, é importante escolher um que seja aconchegante, confortável e que ofereça qualidade de vida e bem-estar. Isso pode ser possível escolhendo um imóvel com boa iluminação, ventilação, isolamento acústico e boa disposição de ambientes.

Agende a visita e faça uma vistoria do imóvel

A conservação e manutenção do imóvel pode ser um fator importante para o seu bem-estar e até mesmo para a sua saúde. Antes de escolher um imóvel, é importante checar as condições do imóvel, as instalações elétricas e hidráulicas, a conservação das paredes, telhados, pisos e outras áreas da construção. É fundamental avaliar esses pontos para evitar surpresas e prejuízos futuros.

3. Tenha um ótimo controle das suas finanças

Ter um bom controle financeiro é essencial para alugar um imóvel, pois isso ajuda a garantir que você tenha condições de arcar com o pagamento do aluguel e demais despesas associadas à locação.

Custos com mudança

O processo de mudança pode ser caro, envolvendo gastos com transporte, embalagens e, em alguns casos, contratação de serviços de terceiros. Ter um bom controle financeiro é importante para garantir que você tenha condições de arcar com esses gastos sem comprometer suas finanças.

Custos adicionais

Além do aluguel, há uma série de outras despesas associadas à locação de um imóvel, como condomínio, IPTU e contas de consumo (água, luz, gás etc.). É importante ter um bom controle financeiro para garantir que você tenha condições de arcar com todas essas despesas.

Comprovação de renda ou análise de crédito?

Na maioria dos casos, os locatários exigem uma análise de crédito e comprovação de renda para alugar um imóvel. É importante lembrar que, além da análise de crédito e da comprovação de renda, o locatário também pode realizar outras verificações antes de fechar o contrato de aluguel, como pedir referências de locações anteriores, pesquisar o histórico do locatário nas redes sociais, entre outros.

4.  Prepare toda a documentação

Preparar toda a documentação é um passo importante para alugar um imóvel e isso deve ser feito antes de fechar o contrato de locação.

Agilidade no processo de locação

Ter todos os documentos prontos e organizados agiliza o processo de locação, facilitando a análise de crédito, a aprovação do contrato de aluguel e a entrega das chaves.

Prevenção de fraudes

A apresentação de documentos falsos ou incompletos pode tornar o processo de locação lento, além de aumentar o risco de fraudes. Por isso, é fundamental que todos os documentos apresentados sejam originais e estejam em dia.

Garantia de direitos e obrigações

A documentação para aluguel do imóvel, assim, garante tanto os direitos quanto as obrigações do locador e do locatário. Com isso, é possível evitar conflitos que possam surgir durante a locação.

Maior segurança

Ter todos os documentos e informações necessárias é uma forma de garantir que o contrato de locação está legalmente resguardado. Além disso, a apresentação de todos os documentos evita a possibilidade de erros em informações importantes.

5. Leia o contrato com cautela

Ler o contrato com cautela é extremamente importante na hora de alugar um imóvel porque é nele que estão estabelecidas todas as regras e responsabilidades do locatário e do locador durante o período de locação. É por meio do contrato que você terá conhecimento sobre informações importantes como: o valor do aluguel, a forma de pagamento, a data de pagamento, a duração do contrato, a forma de reajuste do valor do aluguel, as obrigações do locatário e do locador, entre outras.

Ao ler o contrato com atenção, você terá a certeza de que todas as cláusulas foram acordadas e que ambas as partes estão cientes das responsabilidades que assumem. Além disso, você poderá tirar todas as suas dúvidas antes de assinar o contrato e evitar problemas futuros. 

Quais as vantagens de alugar com a Lello?

E, para não ter nenhuma dor de cabeça durante o processo de locação, você pode contar com o suporte da Lello Imóveis. Aqui, você escolhe o seu apartamento dos sonhos e não precisa se preocupar com fiança ou caução. 

Assim, conte com as vantagens de alugar na Lello:

  • Aluguel sem fiador;
  • Agendamento de visita online;
  • Análise de crédito simples;
  • Sem custos extras.

Então, conheça agora as opções de imóveis e descubra as melhores oportunidades para viver o que você sempre quis. 

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: