Home » Saiba como funciona ser o fiador de um imóvel

Saiba como funciona ser o fiador de um imóvel

por Lello Imóveis

Durante o processo de alugar um imóvel, algumas burocracias são necessárias, como a escolha de um fiador. Essa pessoa precisa ser alguém no qual o inquilino confie e que ela esteja disposta a ajudar financeiramente em uma emergência. 

É ela quem pode estar presente durante um financiamento, garantindo uma quantia de entrada, por exemplo. No processo de aluguel, ela também pode eliminar a necessidade de caução, o que é um benefício para o inquilino e também uma forma do proprietário ter alguém a recorrer legalmente para arcar com custos, caso surja alguma eventualidade. 

Neste artigo, você conhecerá mais sobre essa opção para o aluguel, como funciona o processo, quais tipos e muito mais. 

O que é o fiador? 

O fiador será alguém definido pelo inquilino, por exemplo, para arcar com as responsabilidades financeiras em sua ausência. Suponhamos que a pessoa que alugou a propriedade não tenha condições de pagar o aluguel. O fiador será o responsável por aquele custo. 

Para o proprietário, é uma garantia de que ele receberá de alguma forma, mesmo sendo de outra pessoa. Por isso, ter um fiador de aluguel é bastante comum nesses processos.  

Como funciona o processo de fiança de imóveis?

Em primeiro lugar, antes de escolher um fiador, é preciso entender todas as exigências que estarão naquele contrato e quais são os critérios para a pessoa ser aceita.

Após uma análise e cumprindo todos os pré-requisitos exigidos, a pessoa se torna responsável e pode arcar com a parte financeira em caso de problemas.

Quem pode ser fiador de aluguel? 

No geral, as regras sobre quem pode ser fiador são as mesmas em caso de aluguel. A pessoa escolhida precisa:

  • ser maior de idade;
  • ter um imóvel ou outro tipo de propriedade em seu nome, REGISTRADO E QUITADO;
  • não ter restrição;
  • comprovar uma renda de 3 vezes o valor do aluguel + condomínio + IPTU.

Basicamente, esses são os requisitos principais que liberam ou não alguém para ser fiador.

Alugue com a Lello e esqueça os fiadores! 

Com a Lello Imóveis, você pode encontrar imóveis para alugar sem a necessidade de um fiador, pagando uma caução, por exemplo. Essa é uma forma de não depender de outras pessoas para ter o seu próprio espaço. 

Temos diversas opções sem fiador para você escolher e visitar. Nossos serviços estão à disposição para proporcionar um processo seguro e prático, sem dores de cabeça em um momento tão importante da sua vida!

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: