Durante o processo de alugar um imóvel, algumas burocracias são necessárias, como a escolha de um fiador. Essa pessoa precisa ser alguém no qual o inquilino confie e que ela esteja disposta a ajudar financeiramente em uma emergência.
É ela quem pode estar presente durante um financiamento, garantindo uma quantia de entrada, por exemplo. No processo de aluguel, ela também pode eliminar a necessidade de caução, o que é um benefício para o inquilino e também uma forma do proprietário ter alguém a recorrer legalmente para arcar com custos, caso surja alguma eventualidade.
Neste artigo, você conhecerá mais sobre essa opção para o aluguel, como funciona o processo, quais tipos e muito mais.
O que é o fiador?
O fiador será alguém definido pelo inquilino, por exemplo, para arcar com as responsabilidades financeiras em sua ausência. Suponhamos que a pessoa que alugou a propriedade não tenha condições de pagar o aluguel. O fiador será o responsável por aquele custo.
Para o proprietário, é uma garantia de que ele receberá de alguma forma, mesmo sendo de outra pessoa. Por isso, ter um fiador de aluguel é bastante comum nesses processos.
Como funciona o processo de fiança de imóveis?
Em primeiro lugar, antes de escolher um fiador, é preciso entender todas as exigências que estarão naquele contrato e quais são os critérios para a pessoa ser aceita.
Após uma análise e cumprindo todos os pré-requisitos exigidos, a pessoa se torna responsável e pode arcar com a parte financeira em caso de problemas.
Quem pode ser fiador de aluguel?
No geral, as regras sobre quem pode ser fiador são as mesmas em caso de aluguel. A pessoa escolhida precisa:
- ser maior de idade;
- ter um imóvel ou outro tipo de propriedade em seu nome, REGISTRADO E QUITADO;
- não ter restrição;
- comprovar uma renda de 3 vezes o valor do aluguel + condomínio + IPTU.
Basicamente, esses são os requisitos principais que liberam ou não alguém para ser fiador.
Alugue com a Lello e esqueça os fiadores!
Com a Lello Imóveis, você pode encontrar imóveis para alugar sem a necessidade de um fiador, pagando uma caução, por exemplo. Essa é uma forma de não depender de outras pessoas para ter o seu próprio espaço.
Temos diversas opções sem fiador para você escolher e visitar. Nossos serviços estão à disposição para proporcionar um processo seguro e prático, sem dores de cabeça em um momento tão importante da sua vida!