Home » Entenda o que é e como funciona um coliving

Entenda o que é e como funciona um coliving

por Lello Imóveis

Embora o ser humano seja, historicamente, um ser social, habituado a práticas coletivas de convivência, com o passar do tempo essa realidade foi sofrendo transformações.

Com a gradual e crescente urbanização dos espaços, decorrente do desenvolvimento econômico e social das civilizações, a construção de habitações próprias, rodeadas de muros, foi prevalecendo. Como consequência, reduziu-se a proximidade entre os indivíduos e aumentou-se a cultura do individualismo.

De uns tempos para cá, porém, a cultura do compartilhamento voltou a ganhar força, com o crescimento de iniciativas relacionadas à cultura colaborativa, à praticidade e à redução de custos.

É neste sentido que tem ganhado popularidade o conceito de coliving, a moradia compartilhada.

Mas em que consiste o coliving? De onde surgiu essa tendência? Como esse modelo de moradia funciona? Entenda mais a seguir.

O que é coliving?

De uma forma geral, coliving pode ser entendido como um conceito de moradia compartilhada entre pessoas que procuram senso de comunidade, economia e estilo de vida sustentável.

Trata-se de uma tendência urbana com origens na Dinamarca, onde foi construído o primeiro edifício baseado nesse conceito, em 1972. O local abrigou 35 famílias, que tinham as suas moradias privadas e compartilhavam os espaços de convivência e as atividades em comunidade.

O sucesso da iniciativa fez com que países como Estados e Canadá, além de alguns da Europa, passassem a reproduzir espaços com essa finalidade.

Coliving, portanto, é um espaço de moradia compartilhada por diferentes pessoas, que dividem tarefas e custos em conjunto, criando laços e valorizando a sustentabilidade.

Como funciona?

Quem mora em coliving procura viver em um ambiente comunitário de forma colaborativa, em que uns ajudam os outros.

No coliving, cada inquilino habita o seu quarto próprio, compartilhando somente os demais cômodos de uma moradia. Ou seja, espaços comuns como cozinhas, lavanderias, sala de jantar e escritórios, assim como os custos e as tarefas diárias de uma casa serão compartilhados entre os habitantes dessa moradia.

O objetivo é que a habitação funcione dentro de uma perspectiva de economia colaborativa, em que todos procuram viver de uma maneira consciente e econômica, reduzindo desperdícios a partir do compartilhamento social.

Economia

Uma das principais vantagens do coliving é a economia de recursos proporcionada. Com os custos divididos entre os moradores, é possível economizar consideravelmente despesas relacionadas à água, luz e energia.

Quem opta pelo coliving também se afasta dos problemas envolvidos com a superlotação dos centros urbanos, bem como com os altos valores cobrados pelo mercado imobiliário, no que se refere à compra ou aluguel de imóveis.

Estilo de vida

O coliving é ainda uma alternativa que se adapta à nova realidade e aos estilos de vida contemporâneos. Em que pessoas que moram sozinhas e que têm um trabalho flexível procuram ter um cotidiano mais cômodo e prático.

Esse modelo de moradia é, portanto, ideal para quem busca um estilo de vida mais econômico, estando aberto à troca de experiências e vivência em comunidade.

Gostou de saber o que é coliving? Fique ligado em nossos conteúdos para saber mais sobre as tendências do imobiliário.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: