Home » Cores para quarto: dicas, significados e como escolher

Cores para quarto: dicas, significados e como escolher

por Lello Imóveis

Escolher as melhores cores para quarto nem sempre é uma tarefa simples. Além das nossas preferências pessoais, também temos que considerar os significados, as sensações e a interferência direta que a cor provoca no ambiente.

Algumas cores, por exemplo, transmitem uma sensação de relaxamento, enquanto outras conseguem acrescentar uma percepção de amplitude ao espaço. Por isso, saber escolher a cor ideal é algo de extrema importância. Os efeitos dela no lugar vão além da estética!

Para te ajudar a fazer uma escolha ainda mais assertiva para o seu imóvel, separamos algumas dicas de cores para quarto e explicações breves sobre a influência delas nesse ambiente. Acompanhe!

O poder das cores

As cores são muito importantes no momento de reformar ou redecorar um imóvel. Através delas, conseguimos despertar sentimentos, sensações e percepções variadas. Nada melhor do que usarmos tudo isso a nosso favor.

Mas como colocamos essa questão em prática? O segredo é pensar em cada detalhe e escolher as cores para quarto que vão de encontro com o que desejamos para esse ambiente.

Ao analisarmos a psicologia das cores, conseguimos ter uma visão mais ampla sobre esse assunto. Isso porque cada cor exerce um estímulo consciente ou inconsciente no nosso cérebro e esse poder consegue nos despertar para diversos caminhos.

Algumas paletas podem promover uma sensação de aconchego, outras conseguem deixar todo o espaço mais alegre e outras favorecem até mesmo a nossa concentração. Por isso, é tão importante pensar com calma no conjunto de cores para quarto.

Cores para quarto: significados

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de escolher com atenção as cores para quarto, confira algumas dicas de paleta e seus significados!

Branco: Versatilidade e serenidade

Clássica, versátil e ideal para diversos ambientes, o branco é uma cor que chama a atenção por dificilmente ficar enjoativa ou cansativa. Além disso, é uma opção ideal para você que deseja dar destaque aos mobiliários e adornos do quarto.

Ela transmite uma sensação de serenidade, tranquilidade e limpeza. É perfeita para favorecer a sensação de claridade ou mudar a percepção de espaço no ambiente.

  • Para transmitir uma ideia de amplitude no quarto, use o branco tanto nas paredes quanto no teto. Essa dica é ótima para quartos pequenos!
  • Para alongar, dê preferência para usar o branco no teto junto de cores mais escuras nas paredes. Esse truque ajudará a garantir uma sensação de que o quarto é mais longo do que o normal.

Cinza: Sofisticação

O cinza é uma cor que está diretamente ligada à sofisticação. Com variações de tonalidades, ele é versátil e pode ser aplicado nas paredes tanto sozinho quanto acompanhado de outras cores. É uma ótima opção para você que está em busca de cores de tinta para quarto com uma base mais neutra.

Azul: Um misto de calmaria e sobriedade

O azul pode significar muitas coisas. Aqui, o grande segredo está na tonalidade. O azul-claro, por exemplo, é uma cor capaz de transmitir calmaria, tranquilidade e serenidade. Ele é conhecido, inclusive, como um facilitador do sono.

Já os tons mais escuros de azul são ótimas opções para expressar sobriedade. Eles podem ser combinados com outras cores, deixam o quarto com um toque de elegância e transmitem uma sensação de confiança.

Verde: Tranquilidade e conexão com a natureza

Diretamente ligado à tranquilidade e a sensação de bem-estar, o verde é uma cor muito indicada para parede de quartos. Com ele, esse ambiente ficará ainda mais sereno e propício para o descanso e o relaxamento.

Amarelo: Energia

Otimista, vibrante e cheio de vida, o amarelo é a cor ideal para você que deseja acrescentar um toque de felicidade às paredes do quarto. Um fato curioso é que ele também consegue aumentar a concentração em espaços de estudo.

Mas, lembre-se de tomar cuidado para não sobrecarregar o ambiente. Para deixar o quarto amarelo harmonioso e equilibrado, uma dica interessante é combiná-lo com o branco e escolher uma única parede como ponto de destaque.

Rosa: Clássico e delicado

Se você quer uma paleta de cores para quarto que seja clássica e inspire delicadeza, romantismo e feminilidade, escolha a cor rosa. Além de ser linda, ela é uma opção com uma ampla variedade de tonalidades.

As cores mais fortes, por exemplo, são comumente associadas à alegria e à jovialidade.

Lilás: Leveza

Sinônimo de leveza e calmaria, a cor lilás é inspiradora! Ela está ligada à espiritualidade e combina perfeitamente com a serenidade de um espaço íntimo como o quarto.

Vermelho: Tom quente

Tons quentes como o vermelho devem estar na lista de cores para quarto? Sim! O único ponto de atenção é saber como usar essa cor com ponderância e equilíbrio. Aqui, vale a mesma dica do amarelo. Tome cuidado para não deixar o ambiente visualmente pesado.

Tente usar o vermelho em uma pintura de meia parede junto de cores neutras, como o branco.

Preto: Surpreendedor

Apesar de ser vista como uma cor clássica, o preto nem sempre tem preferência quando o assunto é cores de tinta para quarto. Mas, engana-se quem pensa que ele não é um ótimo investimento.

O preto é conhecido como um símbolo da elegância, imponência e sofisticação. É uma excelente escolha para você que deseja um ambiente íntimo bonito, sóbrio e cheio de autenticidade.

Além disso, ele pode ser usado com um “truque visual” para rebaixar o espaço. Para isso, basta usar o preto no teto junto de cores claras nas paredes.

Como escolher as cores para quarto

Para fazer uma escolha assertiva de cores para quarto, considere alguns pontos importantes, como:

  • Pense na sensação que você deseja transmitir no ambiente;
  • Analise como é o espaço disponível e o que você deseja para o resultado. O quarto é pequeno? Você quer mais sensação de amplitude? Deseja que, ao final da pintura, o lugar tenha uma percepção de claridade ou sobriedade?;
  • Pense no lugar, na totalidade e tenha em mente quais adornos e mobiliários você planeja usar;
  • Selecione uma paleta de cores e siga ela do começo ao fim da reforma ou decoração. Quando tudo conversa entre si, (móveis, adornos, iluminação e até mesmo os detalhes), as chances de o ambiente ficar ainda mais lindo e equilibrado são maiores;
  • Na dúvida, você pode optar por cores neutras, como o branco, cinza, bege, creme e tons de nude. Quer diferenciar o espaço? Use pontos de cores espalhados nos mobiliários e adornos.

Como combinar as cores para quarto com a decoração?

Existem muitas alternativas para combinar as cores para quarto com a decoração. A seguir, listamos as dicas mais práticas e fáceis de seguir. Confira e inspire-se!

Tons neutros

Ter uma decoração com tons neutros é sinônimo de versatilidade e bom gosto para o seu quarto. Eles fazem parte do clássico “menos é mais”, onde usar poucas cores é uma escolha bonita, equilibrada e atemporal.

Monocromático

O quarto monocromático tem como princípio a escolha de uma única cor para toda a decoração. Essa ideia é prática e pode ser combinada com cores clássicas como o creme, por exemplo.

Tom sobre tom

O tom sobre tom é a técnica que consiste em usar uma cor e todas as suas variações na decoração.

Por exemplo, caso a sua cor escolhida seja o verde, você pode utilizar o verde-claro, verde-escuro, verde-bandeira e tantas outras variações de uma única tonalidade. O resultado é um quarto bonito e harmonioso.

Usando o círculo cromático

O círculo cromático acomoda todas as cores que os nossos olhos podem enxergar. Ele é muito utilizado por arquitetos e decoradores para combinar cores de uma maneira agradável e equilibrada.

Ao usar o círculo, você tem muitas possibilidades, como: combinações de cores análogas e cores complementares.

  • Análogas: Basicamente, são aquelas localizadas lado a lado no círculo cromático, como o verde, azul e roxo.
  • Complementares: Já as cores complementares estão localizadas em pontos opostos do círculo cromático, como o vermelho e o verde.

É válido comentar que todas as suas escolhas também devem estar alinhadas com o seu gosto pessoal e a personalidade dos moradores do imóvel. Além disso, essas dicas de sugestões de cores para quarto são ideais para você que está em busca de alternativas sobre como alugar um imóvel rápido.

As cores renovam o ambiente e agregam ainda mais valor a qualquer imóvel. Para contar com a assistência e orientações da Lello Imóveis, entre em contato e agende uma reunião online ou presencial!

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: