Empresas do ramo imobiliário de 14 capitais brasileiras integrantes da Rede Avançada de Locação (RAL) se reúnem entre 21 e 23 de março, na capital paulista, para debater o setor de locações de imóveis. O objetivo é debater o cenário atual e perspectivas de mercado para 2018.
A RAL permite que pessoas aluguem imóveis a distância, sem precisar se deslocar e sem burocracia entre as capitais onde as imobiliárias estão sediadas. O sistema tem como objetivo facilitar a vida de quem deseja mudar de estado, oferecendo assessoria tanto para a locação quanto para administração dos imóveis.
A Rede Avançada de Locação (RAL) atua em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Maceió, Natal, Florianópolis, Vitória, Goiânia, Salvador e Campo Grande.
Em São Paulo a rede é representada pela Lello Imóveis, imobiliária e administradora que possui 18 filiais na capital paulista, ABC, litoral e interior.
Pela RAL é possível que o candidato a inquilino use a imobiliária de sua cidade para alugar em outro estado, apresentando fiador ou ter seu imóvel administrado em outras capitais sem precisar se deslocar.
Assim, por exemplo, se a pessoa mora em São Paulo e tem imóvel próprio, mas quer mudar para Curitiba, ela procura a associada da rede na capital paulista, que passará todas as referências para a associada no Paraná.
Depois que encontrar o imóvel que deseja alugar em Curitiba, em uma das empresas associada a Rede, o inquilino pode indicar fiador com imóvel em São Paulo, mesmo que não resida em Curitiba e tão pouco tenha imóveis lá.
Os empresários e executivos ligados à rede se encontram a cada quatro meses para discutir o cenário do setor de locação e vendas de imóveis em seus estados e no Brasil.
Nesses encontros são discutidas a realidade de cada estado, índices de cada empresa associada e também soluções para o aprimoramento do mercado de locações.
“As empresas estão preocupadas em atender melhor, com mais agilidade aos clientes, com mais soluções digitais, mas sem abrir mão de toda segurança que o negócio exige, tanto para inquilinos quanto para proprietários”, diz Roseli Hernandes, diretora de Locação da Lello Imóveis.
Ela afirma que o mercado imobiliário de locação precisa acompanhar as tendências, pois é importante entender o consumidor para entregar de forma mais efetiva o que ele busca.
Créditos Exame