Home » Como decorar varanda e tornar esse ambiente mais charmoso?

Como decorar varanda e tornar esse ambiente mais charmoso?

por Lello Imóveis

Toda área de uma residência pode ser melhor aproveitada quando se investe na decoração do espaço. Assim, saber como decorar varanda faz toda a diferença nesse ambiente.

Práticas, como o home office e o estudo à distância, tornam-se cada vez mais comuns, aumentando a estadia dos moradores na casa ou apartamento.

Nesse sentido, as varandas são uma ótima adição a um cômodo, pois proporcionam um contato maior com o lado de fora de casa, sem sair do conforto dela.

Além disso, são ótimos espaços para curtir momentos de descanso, sozinho ou com a presença da família e de amigos.

Continue lendo nosso post para saber como decorar varanda e aproveitar todo o potencial dessa área!

Como decorar varanda?

A varanda é compreendida como uma extensão do espaço do cômodo, que fica aberta para o espaço externo, mas ainda sendo parte da casa ou apartamento.

Trata-se de um ambiente versátil e que pode atender a muitas finalidades, como receber visitas, relaxar e aproveitar a própria companhia ou apenas fazer refeições e realizar tarefas.

Para garantir que todos esses momentos sejam agradáveis e aconchegantes, é essencial saber como decorar varanda e deixar esse espaço mais charmoso.

Novo piso

As superfícies de um cômodo, como o chão, teto e as paredes, são de extrema importância para a aparência geral do ambiente.

Essas áreas são o pano de fundo para todos os outros elementos que serão dispostos e dão o tom do restante da decoração.

Assim, ao pensar em como decorar varanda, é interessante estar atento à possibilidade de investir nessas superfícies, como no caso de escolher um piso novo.

Essa é uma maneira interessante de delimitar o espaço do cômodo ao qual a varanda está ligada e essa área em si, trazendo os elementos que preferir para cada um.

Utilizando uma superfície como deques de madeira, por exemplo, é possível trazer um ar menos urbano para essa área, lembrando as áreas de praias e de locais mais naturais.

O importante é não subestimar o potencial que um piso novo tem a oferecer a decoração de um ambiente, incluindo a varanda.

Iluminação

A iluminação é um fator essencial de toda decoração e na varanda não é diferente.

Embora contar com uma grande incidência de luz natural seja uma característica desse ambiente, esse também é um local que pode ser muito bem utilizado à noite.

Receber amigos para um jantar ou curtir um momento tranquilo no fim do dia são atividades que podem ser beneficiadas pelo uso da varanda.

Para garantir que a experiência seja ainda mais aconchegante, investir na iluminação faz toda a diferença.

As luzes em tons quentes são as mais indicadas para esse uso, pois trazem uma sensação de aconchego e tranquilidade para os ambientes.

Além disso, os fios de luz com lâmpadas ou até mesmo pisca pisca são uma ótima opção para quem quer deixar o local ainda mais charmoso.

Plantas suspensas

Parte importante de como decorar varanda é saber aproveitar os pontos fortes desse ambiente.

Sendo uma área do imóvel que costuma receber bastante luz natural, é também uma ótima oportunidade para utilizar as plantas na decoração.

Para aproveitar essa possibilidade sem comprometer todo o espaço, as plantas suspensas se tornam uma ótima opção.

Elas permitem que as paredes sejam melhor aproveitadas, evitando ocupar todo o chão com vasos.

Pode ser interessante pendurar algumas opções variadas e até construir uma horta vertical, garantindo que você tenha sempre ervas e temperos frescos, além de trazer muito charme para a varanda.

Suculentas

As suculentas também podem ser uma boa opção para contribuir com a decoração desta área.

Além de serem lindas e muito variadas, elas são plantas que não exigem uma rotina de cuidados muito elaborada, ideais para quem tem um dia a dia agitado.

Prateleiras com vasos ou algumas suculentas posicionadas em locais estratégicos trazem mais detalhes à decoração e contribuem para que o ambiente se torne ainda mais agradável.

Móveis

A mobília é sempre uma parte importante do planejamento de um espaço e é também um fator relevante ao planejar como decorar varanda.

Os móveis escolhidos devem atender à finalidade com a qual o local estará sendo usado com mais frequência.

Assim, se a ideia é receber visitas, pode ser interessante investir em cadeiras e poltronas confortáveis, que deixem as pessoas aconchegadas nesse local.

Por outro lado, também é importante estar atento à durabilidade e resistência das peças escolhidas.

Afinal, esse é um espaço que recebe forte incidência de luz solar e pode ser afetado também pela chuva e pelo vento.

Por isso, é importante investir em móveis que estejam preparados para essas condições.

Se o seu espaço for pequeno, opte por móveis retráteis, dobráveis, leves e até empilháveis para otimizar sua metragem e circulação.

Painel de madeira

O painel de madeira é outro item que pode trazer muito mais charme para as paredes da varanda.

Sua grande vantagem, além de ser uma peça linda, é que ele é também muito versátil.

A estrutura pode ser utilizada para pendurar vasos de flores, fios de luz ou até um jardim vertical deslumbrante e pode ser feito com pallets ou madeira reflorestada, assim o meio ambiente agradece e sua varanda ficará ainda mais linda.

Rede

Pensando em conforto e em momentos de tranquilidade, é impossível não lembrar da rede.

Esse item é ideal para relaxar após um dia de trabalho, curtir a leitura de um livro ou apenas aproveitar o descanso no fim de semana.

Até mesmo as varandas menores oferecem o espaço necessário para pendurar uma rede e aproveitá-la com todo o conforto que ela proporciona.

Além disso, ainda há a vantagem de que essa peça pode ser retirada e colocada de volta a qualquer momento.

Assim, é muito prático pendurar a rede quando chegar o momento de relaxar e retirá-la se for necessário para receber alguns amigos na área da varanda.

Quadros

Outro ponto importante da decoração é que ela carregue um pouco da personalidade dos moradores do local, deixando cada espaço com a sua cara.

Para isso, os quadros são uma ótima ferramenta, pois atendem ao gosto e à identidade de qualquer tipo de pessoa.

Eles podem conter todo tipo de imagem, como pinturas, frases, formas abstratas ou fotografias de pessoas e lugares que você ama.

Assim, colocam nas paredes da varanda um pouco da personalidade de quem vive na casa ou apartamento.

Gostou das nossas dicas de como decorar varanda? Conheça a Lello Imóveis!

Somos uma imobiliária com uma trajetória de eficiência e comprometimento, acompanhando nossos clientes em processos de venda e locação de seus locais escolhidos para viver.

Visite nosso site e confira nossas opções de imóveis disponíveis.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: