Home » Arquitetura em São Paulo: lugares para se apaixonar

Arquitetura em São Paulo: lugares para se apaixonar

por Lello Imóveis

A capital paulista é conhecida por diversos fatores que fazem da cidade um local único e repleto de possibilidades. A arquitetura em São Paulo é um desses pontos que dão fama à terra da garoa.

Com importantes edifícios espalhados por toda a extensão da cidade, é possível realizar bons passeios e conhecer lugares incríveis apenas andando pelas ruas da capital.

Neste post, apresentamos alguns lugares para visitar e se apaixonar pela arquitetura em São Paulo. Confira!

Por que a arquitetura em São Paulo é tão especial?

São Paulo é conhecida como uma metrópole que nunca para, com muito agito e inovações constantes, sendo um ambiente muito moderno ao qual chegam novidades do mundo todo.

No entanto, não podemos esquecer que a cidade já conta com 468 anos de história, quase cinco séculos de tradições e culturas que marcaram sua presença na paisagem paulistana.

Assim, o cenário arquitetônico da capital reflete a progressão do tempo e as marcas que todos esses anos deixaram em seus edifícios, com o clássico, o moderno e o contemporâneo convivendo nessas estruturas.

Embora os locais mais atuais sejam uma grande atração para os visitantes e chamem atenção de quem passa, também há os edifícios históricos, que carregam não apenas beleza mas também muita história.

Por isso, os amantes da área encontram muitos locais interessantes e apaixonantes na cidade para conhecer melhor a arquitetura em São Paulo.

Trabalhos arquitetônicos mais conhecidos

São muitos os lugares para visitar e conferir de perto a arquitetura em São Paulo.

Uma boa maneira de começar a estabelecer contato com essa arte é conhecer os principais trabalhos arquitetônicos da cidade, conhecidos por sua grande relevância cultural.

A seguir, você encontra algumas sugestões de locais para visitar e se apaixonar na capital paulista:

Edifício Copan

Localizado na Avenida Ipiranga, encontra-se o Edifício Copan, projetado na década de 1950 pelo famoso e renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, mas concluído apenas mais de uma década após seu desenvolvimento.

Em meio aos prédios convencionais formados por linhas retas, o edifício se destaca por suas curvas e silhueta única, uma marca registrada do responsável pelo projeto.

Hoje, são 1.160 apartamentos distribuídos entre os 6 blocos do prédio, que marca a história da arquitetura em São Paulo e também no país, de forma geral.

Japan House

A arquitetura em São Paulo também é marcada pela forte diversidade cultural que permeia a cidade.

Um exemplo disso é a Japan House, uma espécie de centro cultural japonês, cujo objetivo é promover um intercâmbio de experiências entre o Brasil e o Japão, trazendo aspectos dessa cultura para o cenário brasileiro.

O projeto é uma iniciativa do governo japonês e traz a essência da cultura desse país, sendo São Paulo uma das três cidades escolhidas em todo o mundo para abrigar o edifício.

O arquiteto responsável é Kengo Kuma, reconhecido internacionalmente, e na Japan House é possível conferir algumas de suas maquetes e outros projetos.

Pinacoteca de São Paulo

Wikimedia Commons

Novamente trazendo à tona o aspecto histórico de São Paulo, temos a Pinacoteca.

Fundada em 1905 pelo Governo do Estado, hoje, o edifício conta com o título de museu mais antigo da cidade.

Apesar da aparência clássica que ainda predomina na construção, a Pinacoteca passou por uma grande reforma em 1998, quando recebeu algumas alterações em sua estética.

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha buscou preservar muitos dos elementos trazidos pelo autor original do projeto, Ramos de Azevedo, mas o edifício recebeu também novas características.

Assim, trata-se de um bom representante da união entre o passado e o presente que permeia a arquitetura em São Paulo.

Praça das Artes

Wikimedia Commons

A Praça das Artes é definida como um complexo cultural, ou seja, um espaço destinado a atividades que envolvem elementos artísticos como a música, a dança, o teatro e demais manifestações.

Inaugurada em 2012, seu principal objetivo era a construção de um ambiente que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.

Assim, a área reúne pessoas que circulam pela praça em meio à história e à inovação.

Casa Modernista

Wikimedia Commons

Na década de 1920, o Brasil passava por um forte movimento modernista, sendo a Semana da Arte Moderna de 1922 seu evento mais representativo.

Anos depois, em 1928, foi construída a Casa Modernista, considerada a primeira construção da arquitetura desse movimento no país.

O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik, um importante membro desse movimento artístico.

Assim, trata-se de um destino muito interessante pelos amantes da arquitetura e também da arte, de maneira geral.

Teatro Municipal

Quando o assunto são os edifícios históricos que compõem a arquitetura em São Paulo, não é possível deixar de mencionar o Teatro Municipal.

Projetado inicialmente em 1903, pelos arquitetos italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi, o edifício foi finalizado apenas em 1911, oito anos depois.

Com elementos clássicos e muita elegância, o Teatro Municipal é uma atração por si só, chamando a atenção de quem passa com toda a sua beleza.

MAC USP

Wikimedia Commons

Considerado um centro de referência de arte moderna e contemporânea, o MAC USP também contribui muito para o cenário da capital paulista com sua arquitetura.

O projeto é mais uma criação do arquiteto Oscar Niemeyer, também desenvolvido na década de 50, e consiste em um impressionante complexo arquitetônico de seis andares divididos em dois blocos.

O último piso recebe destaque com a presença de um terraço do qual é possível ver grande parte do Parque Ibirapuera e bairros como Paraíso e Vila Mariana.

Oca – Parque Ibirapuera

Wikimedia Commons

Popularmente conhecido como Oca, o Pavilhão Lucas Nogueira Garcez integra o conjunto arquitetônico do Parque Ibirapuera e é mais um dos projetos de Niemeyer que marca a paisagem da capital paulista.

Embora o parque como um todo seja uma atração conhecida e que vale a pena conferir, o edifício chama a atenção de quem passa pela área por sua aparência única.

Construído na década de 50, o pavilhão tem um formato inusitado e que surpreende os visitantes, com um visual muito moderno e inovador, principalmente para a época.

Gostou das nossas sugestões de lugares para conhecer a arquitetura em São Paulo? Conheça a Lello Imóveis e saiba mais sobre nossos serviços!

Somos uma imobiliária comprometida a realizar o encontro entre pessoas e lugares, levando cada cliente ao seu local ideal para viver.

Acesse nosso site, confira nossas opções de imóveis disponíveis e agende uma visita aos de que mais gostar.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: