Home » Conheça os murais de arte urbana em SP!

Conheça os murais de arte urbana em SP!

por Lello Imóveis

São Paulo é famosa por muitas de suas características, entre elas a presença da cultura em cada canto da cidade, como é o caso da arte urbana.

Esse tipo de expressão artística tem se popularizado cada vez mais no mundo todo e a capital paulista é um dos locais em que se faz mais presente.

Com diferentes artistas, estilos artísticos variados e propostas muito criativas, essas obras chegaram para dar cara nova às ruas da capital.

Neste post, reunimos tudo que você precisa saber sobre a arte urbana em São Paulo. Continue lendo e conheça os principais murais da nossa linda cidade!

O que é a arte urbana?

O nome atribuído a essa prática já fala por si só. A arte urbana é um meio de expressão artística que se desenvolve nos ambientes urbanos, nas ruas e edifícios que dão origem à estrutura da cidade.

As obras incluem diferentes modalidades, podendo ser performances musicais, teatrais, apresentações de dança, esculturas, instalações e também os famosos grafites.

No Brasil, essa última técnica vem se desenvolvendo há muitos anos, tendo surgido como um meio de expressão política por parte da população.

Ao longo dos anos, o visual mudou consideravelmente e já apresenta diferenças em relação aos primeiros grafites feitos no país.

Ainda pensando nas obras visuais que estampam as paisagens urbanas, podemos mencionar o lambe-lambe e o estêncil.

Conheça os murais de arte urbana em SP!

Fonte: flickr

O primeiro utiliza técnicas de impressão e colagem para dar cara nova às superfícies das ruas, enquanto o segundo faz uso de moldes recortados no papel e tinta spray.

Torna-se cada vez mais comum encontrar murais coloridos e cheios de vida em meio às cores neutras dos edifícios.

Qual a importância da arte urbana?

A arte urbana tem grande relevância social e isso se mostra desde seu surgimento, em meados do século passado.

Embora a arte sempre tenha estado presente nas ruas, através de diferentes manifestações, foi nessa época que teve início aquilo que hoje conhecemos como esse tipo de expressão artística.

Esse tipo de manifestação foi uma das maneiras encontradas para exprimir sentimentos e mensagens que ganhavam força quando as pessoas se uniam em torno de uma causa.

Hoje em dia, essas obras são também uma forma eficaz de levar a arte ao dia a dia de todos que habitam a cidade.

São Paulo está repleta de museus, com acervos e exposições impecáveis esperando para serem visitados.

No entanto, o que muitos artistas de rua percebem é que esse tipo de manifestação não precisa ficar restrito às paredes dos edifícios.

Dessa forma, é possível se deparar com uma obra de arte do caminho para o trabalho, olhando pela janela do ônibus, no trajeto até um compromisso ou ao fim de um longo dia.

Como a arte urbana faz parte de São Paulo?

Não é novidade que São Paulo reúne pontos culturais de grande importância.

A cidade abriga os principais museus do país, como a Pinacoteca, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Museu da Língua Portuguesa.

No entanto, com o forte avanço da arte urbana nesse centro, não é mais preciso se dirigir apenas a esse tipo de estabelecimento para entrar em contato com exposições de obras que, além de esteticamente impressionantes, geram grandes reflexões no público.

O Minhocão, como é conhecido o Elevado João Goulart, é um exemplo claro disso.

Conheça os murais de arte urbana em SP!

Fonte: Guima

Durante o horário comercial, o corredor leste-oeste de 3 km é percorrido pelos habitantes da capital, ligando a Praça Roosevelt ao Parque da Água da Branca.

Em meio a todo esse movimento, os motoristas e passageiros podem apreciar diversos murais de arte urbana, uma vez que sua extensão é estampada por mais de 42 obras que podem ser observadas ao longo do trajeto.

Esse é apenas um exemplo de como a vida em São Paulo traz a arte para o dia a dia em cada momento.

Quais lugares conhecer?

Ainda que a arte urbana esteja presente no cotidiano da população, vale a pena visitar alguns locais em que é possível conhecê-la mais de perto e com mais atenção.

O próprio Minhocão é fechado para o tráfego aos fins de semana, para que a população possa aproveitar a vista do local. As fachadas de grandes edifícios são cobertas por obras da mesma extensão, que trazem cor e vida para a área.

Conheça os murais de arte urbana em SP!

Fonte: JM Conduru

Outro local que precisa ser visitado é o Museu Aberto de Arte Urbana de São Paulo (MAAU-SP). 

Na Avenida Cruzeiro do Sul, localizada na Zona Norte de São Paulo, 66 painéis de grafite estampam as colunas que sustentam os trilhos do metrô.

O local é conhecido por ser o primeiro museu aberto da cidade e também por ser um importante símbolo para os artistas que utilizam esse tipo de técnica, que muitas vezes não é bem vista pela sociedade.

Conheça os murais de arte urbana em SP!

Fonte: Douglas Borba

Assim, as exposições são uma forma de mostrar ao público a riqueza dessas obras e as grandes contribuições artísticas do grafite para a capital paulista.

Ou seja, o próprio museu corresponde a uma maneira de celebrar a presença da arte urbana em São Paulo.

Unindo os museus tradicionais à presença desse tipo de arte inovadora, o artista Daniel Melim tem uma obra bastante famosa exposta em frente à Pinacoteca.

Conheça os murais de arte urbana em SP!

Fonte: Fernando Cunha

Os murais de Melim costumam envolver elementos da cultura pop, personagens conhecidos de quadrinhos e filmes, fazendo com que suas obras sejam facilmente adoradas e reconhecidas pelo público.

O mural em questão se tornou um símbolo desse tipo de arte na capital paulista e recebe muitos turistas para ser fotografado.

Já na Avenida Senador Queirós, próxima do Mercado Municipal, o artista Thiago Leite, mais conhecido como Mundano, realizou sua principal obra na cidade.

Mundano é conhecido mundialmente, tendo exibido seu trabalho em diversos países, e é o responsável por uma releitura do quadro “Os Operários”, de Tarsila do Amaral, na fachada de um dos prédios da avenida.

Se interessou pela presença da arte urbana nas ruas de São Paulo? Conheça a Lello Imóveis e venha viver na região!

Há mais de 60 anos no ramo, com muita história e comprometimento, somos uma imobiliária preparada para ajudar você a encontrar seu imóvel ideal.

Visite nosso site, confira as opções disponíveis e agende uma visita. O processo é simples e rápido, mas, se precisar de ajuda, entre em contato e estaremos aqui para auxiliar na sua procura.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: