Home » Dicas de como escolher um imóvel para alugar

Dicas de como escolher um imóvel para alugar

por Lello Imóveis

Parece simples, mas uma das maiores dificuldades de quem está procurando um imóvel para alugar é saber separar: o que ela deseja, o que ela precisa e o ela pode ter. Para te ajudar a responder a essas questões, separamos algumas dicas, confira!

Desejos

São expectativas pessoais que você gostaria de realizar quando vai escolher um imóvel para alugar, que muitas vezes ainda não estão muito claras. Nesse momento você tem que deixar claro o que você deseja ter ou deseja viver em seu próximo imóvel.

Exemplo: sair de um bairro periférico e ir para um bairro mais centralizado, próximo ao seu trabalho. Ou, então, ir morar em um imóvel que tenha varanda gourmet, porque você adora reunir os seus amigos e familiares. Você já sabe tudo o que deseja? Ótimo. Então, registre esses desejos, pois eles são o início de tudo.

Dica: Pegue papel e caneta, e coloque em ordem decrescente tudo o que você deseja em um imóvel para alugar, passando por acabamento, decoração e lazer.

Necessidades

São características fundamentais e racionais para sua tomada de decisão, antes de escolher seu imóvel para alugar. Nem sempre o que você deseja é o que você necessita. Então, aqui é o momento de usar uma espécie de “balança mental” para equilibrar desejo e necessidade. Listamos alguns exemplos de necessidades básicas:

Localização do Imóvel

Defina a região que deseja morar. Esse é uma necessidade que deve ser analisada com calma, pois entram questões fundamentais, como segurança e mobilidade. Estatisticamente, as pessoas buscam imóveis que estão localizados no raio de três quilômetros de sua atual moradia. Mas você não precisa se prender a isso. São Paulo oferece inúmeros bairros, e muitos com ótima condição de mobilidade, próximos a estações do metrô, podendo facilitar muito a sua vida. Pra ajudar quem tem interesse em morar próximo ao metrô, criamos uma ferramenta que busca imóvel com até 1km de distância do metrô que escolher.

Tamanho

Tem que ser um espaço que todos os moradores se sintam confortáveis. Por isso, escolha o número de dormitórios e de vagas de garagem necessárias. Também tenha em mente a quantidade de móveis que você já possui e que vai levar para esse novo imóvel. Se está em busca do primeiro imóvel, faça o inverso, ou seja, encontre o imóvel e depois pense na decoração e no mobiliário. E ainda existem os imóveis já mobiliados, que podem ser uma boa opção. Quer conhecer as tendências de decoração para 2021? Clica aqui.

Dica: No mesmo papel no qual você colocou seus desejos, trace uma linha e coloque ao lado suas reais necessidades.

Valor do aluguel: quanto você pode gastar?

Aqui é importante que você utilize novamente sua “balança mental” para juntar seus desejos e necessidades, acrescentando um ingrediente fundamental: o valor. É importante lembrar, quando escolher um imóvel para alugar, você não deve só considerar o valor do aluguel. É preciso incluir nessa conta os encargos que o acompanham, como IPTU e, em caso de apartamento, o condomínio.

O recomendado é que o valor total, somando aluguel e encargos, não seja superior a 30% de sua renda familiar mensal. Lembrando que são vários os fatores que influenciam no preço dos aluguéis, a localização, o estado de conservação, a proximidade de transporte público e, principalmente, a relação entre oferta e procura.

Você pode encontrar uma grande diferença de valores entre um imóvel e outro, de acordo como você definir o passo a passo de sua busca. Agora que você já colocou os desejos e necessidades, trace mais uma coluna e coloque o valor máximo que você pode comprometer com a locação (não se esqueça de incluir os encargos).

Com essas três dicas, você com certeza já tem elementos suficientes para traçar o perfil do seu imóvel. Isso vai facilitar, agilizar e fazer com a que Busca do seu novo lar seja muito mais certa.

Uma última dica!

No site da Lello Imóveis temos milhares de imóveis disponíveis para locação. No resultado de suas buscas ele traz, no rodapé, imóveis com características semelhantes àqueles que você buscou. Você também pode salvar como favorito, ou seja, fica tudo guardadinho para quando você quiser consultar novamente.

Se você já sabe qual o perfil deseja e necessita, clica aqui para buscar o imóvel para sua história.

Caso você ainda não saiba o perfil, não se preocupe, vamos te ajudar a listar os seus DESEJOS, NECESSIDADES E VALOR. Baixe agora nossa Planilha Meu Próximo Imóvel.

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: