Home » Como serão as cozinhas em 10 anos? Para a Ikea, sem fogão e geladeira.

Como serão as cozinhas em 10 anos? Para a Ikea, sem fogão e geladeira.

por Lello Imóveis

O ambiente foi montado para a EXPO Milano 2015, em uma exibição chamada The Concept Kitchen 2015, tendo a Internet das Coisas como base.

SÃO PAULO – A Ikea, uma das maiores lojas de móveis do mundo, desenhou, em parceria com a IDEO London e estudantes das universidades de Lund e Eindhoven, como será a cozinha no ano de 2025. O ambiente foi montado para a EXPO Milano 2015, em uma exibição chamada The Concept Kitchen 2025.
Para montar o ambiente, os estudantes pesquisaram o comportamento e impressões que as pessoas têm sobre cozinhar e comer e foram guiados por designers da IDEO na criação de produtos-conceito. Foram analisadas as forças sociais, tecnológicas e demográficas estimadas para 10 anos. É uma cozinha que se baseia no uso da Internet das Coisas para ser funcional.

Por exemplo, ela conta com uma “Table for Living”, uma mesa que é capaz de identificar o ingrediente e mostrar uma receita rápida, visando reduzir o desperdício de comida. Essa função seria voltada para alimentos que estão prestes a estragar – e a receita é mostrada na própria mesa.

A mesma mesa também elimina a necessidade de um fogão, já que as panelas e jarras possuem bobinas de indução ao calor escondidas internamente, permitindo que as pessoas cozinhem, comam e façam outras atividades na mesa.
Geladeiras e congeladores também não serão necessários: a despensa criada elimina as portas do refrigerador, para que a pessoa consiga observar constantemente o que tem de comida e não precise comprar mais, também evitando o desperdício. A comida refrigerada é guardada em potes transparentes que possuem temperatura controlada através de uma tecnologia de refrigeração por indução, instalada nas prateleiras.

O uso de água também foi pensado no “Mindful Water System”. Ele possui uma pia destinada para “água preta”, a água que é suja e destinada aos esgotos, e uma para “água cinza”, que é reusada na máquina de lavar louças ou para regar plantas.
Por fim, o sistema de lixo foi pensado para manter as pessoas conscientes do que estão jogando fora. Os usuários podem manualmente separar o lixo reciclável do lixo orgânico, sendo que os recicláveis são divididos em amassados, embalados a vácuo e rotulados para coleta. O usuário ganha créditos conforme sua “consciência” e débitos para o desperdício.

Matéria feita pela InfoMoney em 27/07/2015. Imagens no link original.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/negocios/inovacao/noticia/4182669/como-serao-cozinhas-anos-para-ikea-sem-fogao-geladeira

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: