Home » Home Office – Juntando o útil ao agradável

Home Office – Juntando o útil ao agradável

por Lello Imóveis

Quem quer começar a trabalhar de casa não pode esquecer de ficar de olho nos prós e contras que o home office pode apresentar. Flexibilidade de horário, qualidade de vida melhorada, liberdade de comportamento, são alguns fatores positivos que um empreendedor ou funcionário pode ter no home office. O que pouco é tratado são as funcionalidades do ambiente com relação à produtividade. O rendimento do fluxo de trabalho está diretamente ligado ao ambiente em que você se encontra. Segundo especialistas, o ideal é tirar de perto tudo aquilo que possa te tirar o foco das tarefas profissionais e separar rotinas domésticas das profissionais. Além de ser fundamental se atentar à algumas comodidades excessivas. Veja abaixo informações relevantes para obter um ambiente ideal.

Use a decoração de maneira inteligente, referencias de decorações para Home Offices podem ser encontradas facilmente em Instagram, Pinterest, Blogs, revistas de decorações e etc. O que muitos não sabem é que tais referências muitas vezes são ideais de decoração, porém nada funcionais. Se atente a cores de paredes e móveis, algumas cores estimulam a falta de concentração e produtividade, são os casos das cores fechadas e quentes. Já quando o assunto são os móveis, o cuidado é imprescindível com relação a curvas, cadeiras muitos descoladas, por exemplo, podem causar sérios problemas de coluna. O local deve ter uma iluminação natural eficiente somada com luz artificial estratégica. Se atente a ergonomia do ambiente, teste cores, pesquise e preze pelo equilíbrio. Veja algumas inspirações aqui.

Crie um espaço de descanso distinto do Home Office. Para quem trabalha muito tempo sem uma parada é imprescindível ter uma pausa. O trabalho contínuo pode causar danos físicos, além de gerar uma má qualidade de fluxo de trabalho, por tanto tenha um ambiente onde se possa descansar por alguns momentos e descansar a mente. Puffs, sofás, redes na varanda ou perto de alguma janela são ótimas pedidas. Algumas pesquisas indicam que ter um descanso de 30 min na rotina de trabalho pode aumentar em 40% sua produção.

Mantenha tudo o que você precisa perto de você pois trabalhar em casa é um prato cheio para se conectar ainda mais com rotina doméstica. O ambiente pode proporcionar distrações a todo momento, como TV, telefone, criança, cachorro e assim por diante. Imagina se a cada vez que você precisar de um material dar uma pausa para brincar com o seu cachorro de estimação que te pede atenção? Evite tentações.

Crie Rituais de Trabalho indicando o inicio e o término do expediente. Trabalhar em casa tem a falsa ilusão de flexibilidade, mas as vezes o expediente se torna maior do que dentro de um escritório empresarial.

Não desenvolva o hábito de trabalhar com pijamas ou roupa confortável demais. Apesar de home office não exigir terno e gravata, a forma como você se veste pode impactar diretamente no seu comprometimento com o trabalho. Ficar informal demais pode fazer a pessoa perder o foco e se deixar levar pela liberdade que tal vestimenta causa. Uma roupa e postura mais “ séria” é o mais recomendado.

Planeje sua alimentação. Parece bobeira, mas esse detalhe sútil faz toda a diferença quando o assunto é Home Office. No escritório geralmente existe opções de restaurante na hora do almoço com tempo pré definido, em casa as opções também são inúmeras, a única diferença é o controle de tempo e produção da comida. Ou seja, planejamento otimiza o tempo gasto.

Deixe claro que Home Office não é estar livre. Trabalhar de casa deixa a sensação de tempo livre. Muitos familiares, amigos e conhecidos não entendem o fato de que a pessoa que trabalha em Home Office trabalha. Parece óbvio, mas não é. Por isso é fundamental deixar claro para as partes envolvidas que os horários de trabalho permanecem o mesmo, e que estar dentro de casa ao invés de estar no escritório é diferente de estar disponível para resolver assuntos caseiros. Para casos pontuais pode-se usar o horário de almoço, por exemplo.

 

 

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: