Home » Plantas para jardim: como escolher, tipos de jardim, espécies e dicas para aproveitar o espaço

Plantas para jardim: como escolher, tipos de jardim, espécies e dicas para aproveitar o espaço

por Lello Imóveis

As plantas para jardim são ótimas escolhas para criar áreas externas bonitas e cheias de vida. Além de possuírem diversas vantagens estéticas, elas também são ótimas para deixar o espaço mais aconchegante, fresco e relaxante, valorizando o imóvel e proporcionando excelentes momentos de lazer.

Mas nem sempre a missão de escolhê-las para compor o jardim externo é algo simples e intuitivo. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas e soluções para dúvidas comuns que vão te ajudar a fazer uma escolha assertiva para o seu imóvel. Acompanhe!

Como escolher as plantas para jardim

Antes de escolher uma planta para jardim, você deve se atentar a uma série de questões que vão interferir diretamente na espécie escolhida, no ambiente e até mesmo na sua rotina, pois cada tipo exige um cuidado específico.

Veja se o ambiente tem luz

Em qual local você pretende acomodar a sua planta? Ter em mente a resposta para essa pergunta é fundamental. Escolha um ambiente onde a incidência da luz colabore para que ela cresça forte, bonita e saudável.

As plantas ficarão expostas à chuva, vento e frio?

Você sabia que diversas plantas não podem ficar diretamente expostas a ações externas como chuva, vento e temperaturas baixas? Pois é, essas variações no clima podem contribuir para que elas não sobrevivam no local escolhido.

Vale a pena analisar cuidadosamente esse ponto!

Tipos de jardim

Existem uma infinidade de tipos de jardins e para te ajudar na escolha do ideal, separamos os mais conhecidos e requisitados. 

Jardim vertical

O jardim vertical está entre os mais indicados quando o assunto é casas, apartamentos ou espaços comerciais pequenos. Tudo isso graças ao seu formato versátil que acompanha o espaço disponível para as plantas. 

Ele é fácil de cuidar e pode ser acomodado em diversos locais, como sacadas, muros, paredes e varandas em geral.

Jardim de canto de muro

Você já ouviu falar do jardim de canto de muro? Basicamente, ele fica no encontro entre as duas paredes do muro. É uma opção que ocupa pouco espaço e pode ser montada com diversas plantas para área externa, luzes e as clássicas pedras brancas (dolomita).

Jardim pequeno

O jardim pequeno é uma ótima opção para você que deseja todos os benefícios de cultivar plantas e não possui um espaço amplo disponível. Assim como no vertical, elas também podem ser acomodadas em diversos locais.

Paredes, sacadas, varandas, vasos suspensos, pergolados e prateleiras ou qualquer espaço livre, como o chão.

Jardim tropical

Bonito, criativo e diferenciado, o jardim tropical conquista um espaço em diversas casas. Sua principal característica é a falta de simetria. Nele, a escolha e organização das plantas têm como guia a própria natureza.

Ele pode seguir um planejamento prévio, mas não se limita à imagem de “um jardim milimetricamente arrumado”.

Quais plantas são mais utilizadas?

Seja pela beleza, facilidade nos cuidados ou pelo espaço disponível no ambiente, existem plantas que são comumente utilizadas em casas, apartamentos e espaços comerciais. Quer saber quais são as mais usadas? Confira a nossa lista!

  • Jiboia;
  • Suculentas;
  • Cactos;
  • Orquídea;
  • Peperômia;
  • Antúrio;
  • Moreias;
  • Espada-de-São-Jorge;
  • Samambaias;
  • Zamioculcas;
  • Rosa do deserto.

Quais são as plantas para jardim mais fáceis de cuidar?

Muitas vezes, gostamos de plantas e nem sempre temos tempo ou familiaridade com os cuidados necessários para o cultivo. Mas, isso não precisa ser um empecilho para você ter um jardim ou até mesmo se aventurar nisso, como um hobby.

Para te ajudar, selecionamos algumas dicas de espécies fáceis de cuidar. Acompanhe a seguir!

  • Cacto;
  • Pata-de-elefante;
  • Zamioculca;
  • Pothos;
  • Costela de Adão;
  • Suculenta;
  • Gravatinha;
  • Planta de Jade. 

Plantas para jardim resistentes ao sol

Caso o espaço escolhido para o jardim tenha contato direto com a luz solar, é necessário ficar atento no momento de escolher as plantas. Pois assim, elas não arriscam desidratar, “queimar as folhas” e até morrer.

Veja a nossa lista de espécies resistentes ao sol e faça a melhor escolha para o seu espaço!

Cactos

Conhecidos pela sua capacidade de armazenar água, os cactos são espécies para o jardim que se adaptam bem a ambientes que recebem bastante luz solar. Eles podem ser encontrados em diversos formatos e tamanhos.

Suculentas

Está em busca de plantas para jardim externo com muito sol? Invista nas suculentas! Além de serem lindas, em sua maioria, elas são compactas, têm uma grande variedade de espécies e crescem de uma maneira saudável, principalmente quando recebem luz solar. 

Yucca

A yucca é uma planta bonita, fácil de cuidar e de grande porte. Suas folhas bonitas e pontiagudas conseguem deixar qualquer jardim ainda mais bonito. Com um solo fértil, poda e várias horas de contato direto com o sol, elas conseguem viver por muitos anos.

Árvore-do-viajante

Linda, imponente e com um nome curioso, a árvore-do-viajante está na lista de espécies resistentes ao sol.  Ela é ideal para áreas externas amplas, já que seu porte pode atingir até 8 metros.

Plantas para jardim vertical em vasos

Praticidade, beleza e versatilidade são apenas algumas das muitas vantagens das plantas em vasos. Conheça quais são as melhores opções para o seu jardim vertical!

Peperômia

A peperômia é uma planta ideal para o formato de jardim vertical. Além de serem fáceis de cuidar, suas folhas são lindas e crescem seguindo o efeito cascata/pendente. 

Hera Inglesa

Com uma tonalidade de verde encantadora e um crescimento ideal para dar ainda mais volume ao seu jardim vertical, a hera inglesa também é uma planta, com um efeito pendente. Suas folhagens crescem e ultrapassam os limites do vaso.

Ela é resistente e combina facilmente com outras espécies de plantas, flores e adornos.

Tostão

Com um crescimento horizontal, o tostão, ou dinheiro em penca, é uma planta de forração. Ele pode ser usado em vasos suspensos isolados ou como um complemento para preencher espaços vazios, forrando toda a área sem folhagens, adornos e espécies. 

Renda portuguesa

Você sabia que a renda portuguesa é uma planta da mesma família da samambaia? Ela está presente em diversos jardins verticais de casas, apartamentos e espaços comerciais, chama a atenção por ser volumosa e pode ser encontrada em duas variedades: plumosa e robusta. 

Plantas para jardim pequeno

Imóveis com pouco espaço disponível também podem acomodar belos jardins. Para isso, basta se atentar a escolha das plantas!

Lança-de-São-jorge

A lança-de-São-Jorge é uma planta para jardim de fácil adaptação em ambientes pequenos. Ela possui um porte médio, com um crescimento vertical, um ponto interessante que faz toda a diferença no momento de encaixá-la em um espaço limitado.

Buxinhos

Com um crescimento lento e uma possibilidade de poda diversa, o buxinho é uma ótima alternativa. Caso você queira dar um toque diferenciado e com uma volumetria extra a essa planta, uma ótima dica é optar por alternar vasos altos e baixos.

Assim, você consegue proporcionar um aspecto ainda mais equilibrado e variado ao jardim pequeno.

Como aproveitar seu espaço para fazer um bom jardim?

Existem algumas alternativas práticas que vão te ajudar a montar um jardim bonito, aconchegante e relaxante. Acompanhe!

  • Dê uma atenção extra às paredes: preenchê-las é uma ótima maneira de aproveitar o espaço. Use plantas, vasos suspensos e decks de madeira para compor o espaço.
  • Pense no mobiliário: prateleiras, mesas, cadeiras e até um banco confortável vão deixar o ambiente ainda mais acolhedor. Analise as suas possibilidades e opte por um mobiliário que faça a união entre beleza, conforto e funcionalidade.
  • Os tipos de jardins são variados e podem se adequar a qualquer espaço, seja ele grande ou pequeno. Avalie o ambiente e os tipos que mais te agradam para fazer uma escolha assertiva.
  • Invista no poder dos adornos, cores e estofados para dar ainda mais vida, personalidade e autenticidade ao seu jardim.
  • Combine plantas com flores, cascatas, pedras, gramas, frutíferas, itens decorativos, uma boa iluminação e revestimentos variados. As opções são infinitas. Filtre as que mais te agradam e monte um espaço bonito, equilibrado e agradável.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as plantas para jardim? Se você estiver procurando imóveis com jardim dos seus sonhos, a Lello Imóveis pode te ajudar. Temos diversas opções de casas à venda ou casas para alugar e contamos com um atendimento individualizado tanto no presencial quanto no online. Fale conosco e agende uma visita sempre que quiser!

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: