Home » Quais os gastos que você deve levar em conta, antes de alugar um imóvel?

Quais os gastos que você deve levar em conta, antes de alugar um imóvel?

por Lello Imóveis

Para iniciar sua procura por um imóvel para alugar, é importante que você conheça primeiro todos os custos e despesas previstas e faça um planejamento financeiro, para que você não tenha surpresas no meio do caminho.

Veja abaixo quais os custos que você deve levar em conta antes de tomar sua decisão de alugar um imóvel.

 

IPTU e Condomínio: despesas mensais de responsabilidade do locatário

Essas duas despesas, chamadas de encargos do imóvel, devem ser pagas pelo inquilino.

O condomínio é uma despesa mensal para quem aluga um apartamento ou, então, casa em condomínio horizontal. Já o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) vale para todo tipo de imóvel.

Ambos os valores, na maioria das vezes, são descritos no anúncio do imóvel. Mas é muito importante que você confirme tudo antes de assinar o contrato.

Uma mudança pode pesar muito no bolso, mas se você se planejar, listar todos os custos e as datas de pagamentos, vai ficar mais fácil, evitando que você se complique com o seu orçamento. Importante lembrar que as despesas fixas de aluguel e encargos não podem exceder 30% de sua renda familiar

 

Seguro incêndio: despesa prevista em lei

O repasse do pagamento do seguro incêndio para o inquilino está prevista na Lei do Inquilinato. Ela deverá ser paga sempre em uma única parcela.

Geralmente o valor do seguro fica entre 25% e 30% do valor do aluguel. Ele assegura apenas a estrutura do imóvel. Os bens materiais e tudo mais que esteja dentro do imóvel, em caso de sinistro, não entram na indenização.

Atente-se para o valor e condições do seu seguro contra incêndio, na hora de fechar sua negociação.

Gastos com mudança: transporte e nova decoração

A hora da Mudança é sempre estressante, mas feita com planejamento e seguindo as Dicas de Mudança da Lello, ela pode ser mais tranquila.

Pesquise por uma boa transportadora, levante todos os custos, compare valores. Nessa hora é sempre bom o aconselho de alguém que tenha mudado recentemente e que pode te dar uma boa referência.

Ao se mudar para um novo local para viver uma nova história, provavelmente você vai querer trocar algumas coisas, comprar móveis novos, ter uma nova decoração. Vai querer deixar o imóvel com a sua cara e com o conforto e comodidade que você e sua família precisam, não é mesmo? Então, não se esqueça de fazer as contas e de se planejar para isso também.

Reajustes anuais

Em todos os contratos de locação, residencial ou comercial, são previstos os reajustes anuais. Eles são aplicados conforme a variação de um dos índices econômicos oficiais:

  • IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo);
  • IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado);
  • INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

 

Ao assinar o seu contrato, verifique qual o índice que reajustará o seu valor de aluguel.

Agora que você conhece todas as despesas para alugar um imóvel, está preparado para partir em BUSCA de um novo? Conte conosco sempre! CLIQUE AQUI e faça agora mesmo sua escolha.

 

 

Você também pode gostar

    Para auxiliar as pessoas a encontrarem um local em que possam viver o que há de melhor, construímos jeitos mais humanos e prazerosos de se vivenciar novas experiências junto a um imóvel.

    Política de Privacidade

    Termos de uso

    Política de Cookies

    2023©. Todos os direitos reservados.

    Desenvolvido por: